Índice
Através de um check-list você consegue acompanhar todos os pontos indispensáveis para garantir o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Além de perceber quais são os pontos que faltam investimentos ou quais ações necessitam de uma adaptação.
Também é possível saber se a sua empresa está bem alinhada seguindo as tendências das melhores práticas de marketing digital disponíveis naquele momento.
Pensando nisso, e também para auxiliar os empreendedores de diversos segmentos que possuem dúvidas sobre os investimentos em seu negócio, nós, da Inout Digital, preparamos um completo e verdadeiro check-list do marketing digital!
Para uma prática ainda mais facilitada. Além disso, os melhores instrumentos em mãos são sinônimos da garantia do sucesso das estratégias e ações.
Confira e já prepare um bloquinho para anotar os 10 passos deste conteúdo!
1º passo para a sua estratégia de marketing: crie um site para o seu negócio
Planejar a construção e desenvolvimento de um site para o seu negócio é o pontapé inicial e ideal, antes mesmo de colocar qualquer outra estratégia de marketing em ação.
Pois é através dele que os consumidores irão encontrar detalhes sobre sua marca, produtos e serviços oferecidos.
2º passo para a sua estratégia de marketing: crie um blog
O blog é uma peça fundamental na estratégia de marketing, pois é o responsável pela atração e captação de novos clientes para o seu negócio.
É neste ambiente que você consegue explorar detalhadamente as oportunidades e os diferenciais da sua marca.
Além de gerar autoridade para o seu negócio, como a referência definitiva do seu ramo.
3º passo para a sua estratégia de marketing: crie páginas nas redes sociais
As redes sociais estão em evidência nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, os usuários estão conectados, praticamente, 24 horas por dia. Ou seja, é essencial para sua estratégia de marketing estar presente nessas plataformas.
Porém, antes de sair criando páginas e perfis em todas as redes sociais, faça um planejamento assertivo e um estudo detalhado da sua persona, para saber qual é a plataforma mais utilizada por ela.
4º passo para a sua estratégia de marketing: desenvolva landing pages (LP)
Conhecidas também como páginas de captura, são fundamentais na estratégia de marketing com o objetivo de atrair novos consumidores e reter o público-alvo.
Para que isso seja possível, podem ser oferecidos diversos materiais a eles, por exemplo:
- PDFs informativos;
- Guias;
- Checklists;
- Infográficos;
- E-books;
- Videoaulas gratuitas e etc.
Mas lembre-se de sempre analisar quais são as mídias mais consumidas pelo seu público-alvo e saber em qual momento eles se encontram no funil de vendas e jornada do cliente, para gerar o conteúdo mais relevante e assertivo possível.
5º passo para a sua estratégia de marketing: invista em anúncios
Além das buscas orgânicas, os anúncios no Google e nas plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, LinkedIn e etc) irão gerar tráfego pago e auxiliar a estratégia de marketing voltada para a atração de clientes.
A vantagem é que os investimentos no digital são, relativamente, mais baixos se comparados a outras mídias tradicionais.
6º passo para a sua estratégia de marketing: tenha periodicidade na produção de conteúdos
É importante manter sites, blogs, redes sociais sempre atualizadas com conteúdos relevantes e de qualidade para manter um padrão de relacionamento com os usuários, a base de leitores informada e trafegando pelas páginas.
7º passo para a sua estratégia de marketing: utilize as técnicas de SEO em seus conteúdos
Utilizar as técnicas de SEO nos conteúdos de blog, site ou loja virtual, garante chances ainda maiores do seu negócio estar nos primeiros resultados orgânicos dos motores de busca.
8º passo para a sua estratégia de marketing: faça automação de marketing
Uma ampla estratégia de marketing digital, na qual o empreendedor visa cercar o seu público-alvo de atenções em todas as etapas da sua jornada de compras, para manter o interesse sempre alto, para que a conversão realmente aconteça.
9º passo para a sua estratégia de marketing: promova a integração entre as equipes de marketing e vendas
A venda para leads é possível quando há a integração entre as áreas de marketing e vendas da sua empresa.
Leads, no marketing digital, significa: contato qualificado a se tornar um cliente.
10º passo para a sua estratégia de marketing: envie newsletter periodicamente
Newsletter é essencial para manter contato com o cliente mesmo no pós-venda (mesmo que isso tenha acontecido há algum tempo).
Essa estratégia de marketing, além de personalizar as ofertas, datas comemorativas e marcos da empresa, também podem manter o interesse do cliente nos seus produtos ou serviços.
E aí, gostou do conteúdo com os 10 passos que não podem faltar na sua estratégia de marketing?
Agora você já conferiu os 10 passos essenciais que compõem uma estratégia de marketing digital de sucesso.
Se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.
Acompanhe também a Inout em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) para ficar sempre antenado nas novidades do marketing digital.
Aproveite para deixar sua opinião sobre o assunto e contar qual item você acha mais importante e nunca faltou no seu negócio?
Esperamos que este conteúdo seja muito útil para a sua marca. Salve ele agora mesmo e já compartilhe com os amigos que também precisam fortalecer a sua presença no ambiente digital.
Cheque agora mesmo o que é ou não feito na sua empresa e garanta uma maior visibilidade para a sua marca…
Até breve!