Índice
Todo empreendedor do mercado digital tem o desejo de potencializar suas vendas na internet. Para isso, é fundamental optar por práticas eficientes, pois é um ambiente extremamente competitivo.
Após traçar uma estratégia, lidar com todas as questões de logísticas que envolvem essa tarefa, disponibilizar o produto na internet e aguardar que o público faça sua parte: compre excepcionalmente.
Seria um sonho se as coisas fossem fáceis assim, não é mesmo? Porém, sabemos que a concorrência é grande e diversos outros empreendedores nutrem as mesmas expectativas que você.
Se destacar no marketing digital não é uma tarefa fácil como todos pensam, mas é completamente possível, sempre lembrando que estamos nos referindo a um cenário extremamente competitivo e mutável.
Uma marca que está sempre atenta às tendências que surgem no mercado e trabalha efetivamente para fortificar a sua presença online tem excelentes chances de potencializar as vendas na internet.
Pensando em tudo isso, preparamos um conteúdo com 7 dicas essenciais para aumentar as vendas no seu e-commerce agora mesmo. Confira!
Tenha sua persona muito bem definida
Idealize a persona como o cliente perfeito para o produto ou serviço oferecido.
A criação e definição de uma persona facilita que as campanhas e ações da marca sejam direcionadas para o público correto, que é mais propenso a realizar a compra do que está oferecendo.
Dessa maneira, você diminui os gastos com anúncios irrelevantes para o seu negócio e tem uma base mais definida para estabelecer as estratégias de marketing que trarão os melhores e maiores resultados.
Você achou a definição parecida com o conceito de público-alvo? Realmente existe uma semelhança, mas a persona é uma abordagem mais específica.
Além dos dados demográficos, como profissão, idade, sexo, cidade e entre outros, o perfil de uma persona (comprador) envolve algumas particularidades de sua personalidade, problemas que tem que enfrentar, hobbies e demais características apropriadas.
A criação da persona envolve uma base de estudos e também um pouco de intuição. Por isso, o levantamento dos dados sobre os seus potenciais clientes e consumidores é fundamental.
E sempre se lembre de manter a persona do seu negócio atualizada. Para isso, fique sempre atento às mudanças de comportamento do seu público e também as oscilações de tendências do mercado.
Busque o topo no ranking do Google
Você provavelmente se lembra da primeira etapa, que citamos anteriormente, da jornada de compra do consumidor, ela está relacionada ao momento em que a pessoa descobre a existência do problema e busca uma solução para isto.
E onde essa solução será buscada? Em um país que mais de 65% da população tem acesso a internet, não é difícil responder esse questionamento: nos sites de buscas.
Desse modo, você com certeza irá querer ter o seu negócio entre os primeiros resultados quando o consumidor buscar essas soluções no Google, por exemplo.
Afinal, aproximadamente 75% dos usuários não acessam páginas e conteúdos que não estão presentes na primeira página de busca.
Saber exatamente o que ganha o topo do ranking do Google é uma questão que mantém os profissionais de marketing digital entretidos nos últimos anos. Ainda não existe uma resposta definitiva e talvez nunca haverá, mas existem algumas técnicas eficientes para alcançar esse objetivo.
SEO
SEO (Search Engine Optimization – otimização de sites para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar as páginas de web, visando o topo do ranking no Google e autoridade para a marca.
A utilização dessa técnica só é possível graças ao algoritmo do Google que rastreia e classifica todas as páginas disponíveis levando em consideração a sua relevância para quem fez a busca.
Para usar o SEO a favor do seu negócio é importante adotar algumas práticas não só dentro, mas também fora do seu website. Por exemplo, usar palavras-chave apropriadas à sua persona é fundamental para que o seu conteúdo esteja no topo dos resultados apresentados pelos mecanismos de busca.
Além disso, a qualidade e tamanho do material apresentado em seu website também exercem influência direta na sua classificação dentro do Google.
Marketing de conteúdo
Essa é uma abordagem já consolidada e famosa dentro do mercado. Pesquisas revelam que mais de 70% das empresas que investem no digital trabalham com marketing de conteúdo.
Essa ação tem como princípio a criação de um conteúdo de qualidade e relevância para a sua persona.
Pois é através desse material que o seu público-alvo será atraído diretamente para a sua página, ganhando a oportunidade de apresentar o seu produto ou serviço como a solução que ele busca.
CTA
Call to action significa chamada para ação, ou seja, incentiva o usuário a executar alguma ação, por exemplo: baixar algum material, entrar em contato com a empresa, acessar seu site e entre outros. É de extrema relevância para o marketing de conteúdo.
Desse modo, utilizar CTAs que convertam é essencial para aumentar as vendas no seu e-commerce. Principalmente, se elas levarem diretamente para a página de conversão.
Elas aparecem em formato de texto ou botão, porém ambos têm apelo para uma ação imediata do usuário. A escolha certa do CTA a ser utilizado depende da sua estratégia e características do seu público.
Pratique remarketing
Essa é uma estratégia de marketing digital que busca atingir pessoas que já possuem um certo interesse pelo seu produto ou serviço.
Na prática é similar com as ferramentas de gerenciamento Ads, pois geralmente aparece através da inserção de anúncios em pontos estratégicos da web para chegar até a sua persona.
Através dela você pode criar anúncios segmentados para pessoas mais qualificadas e incentivá-las a finalizar a compra do seu produto.
Essa estratégia também busca atingir esse público através de e-mails. Segmentados em: usuários que já compraram, aqueles que apenas visitaram o site ou que abandonaram um carrinho cheio antes do checkout.
Esses e-mails podem ser promoções, lançamento de novos produtos ou lembretes de compras não finalizadas.
O grande diferencial dessa estratégia é que todos os anúncios e e-mails serão exibidos apenas para quem já visitou o site e demonstrou qualquer interesse em adquirir os produtos ou serviços. Desse modo, a probabilidade de conversão é muito maior.
Priorize a experiência do usuário
O conceito da experiência do consumidor é tão importante virtualmente, quanto em uma loja física. Isso porque qualquer coisa que desagrade o usuário, ele pode fechar rapidamente a janela e buscar por outra opção online.
Por esse motivo, garanta ao seu usuário a melhor experiência possível que ele possa ter. Ou seja, informações organizadas e produtos bem especificados, para proporcionar uma navegação rápida e eficiente.
Garanta a facilidade do seu site
Hoje em dia, quase 50% das compras em e-commerce são realizadas em um smartphone. Um site responsivo garante a facilidade de se adaptar aos diferentes formatos de tela e dispositivos.
Dada a importância que os aparelhos móveis possuem na vida da população atual, criar páginas que não facilitam a realização das compras é uma das formas mais eficientes de afastar os clientes.
Facilite o checkout
A otimização do processo de checkout é essencial para potencializar as vendas do seu e-commerce. Uma página bem organizada facilita a realização da compra e, consequentemente, a finalização da compra.
Disponibilize várias formas de pagamento para ser ainda mais atrativo. Se quiser saber mais sobre esse tema e diminuir o risco de abandono de carrinhos, acesse o nosso conteúdo sobre as etapas para montar um e-commerce do zero, através desse link.
Transmita confiança na hora do checkout
Um dos principais motivos que levam a elevadas taxas de abandono de carrinhos com itens já selecionados é a falta de confiança na hora de incluir os dados do checkout.
Evitar essas ocorrências pode ser um trabalho fácil, confira algumas ações para você obter sucesso ao criar o site do seu e-commerce:
– Certifique-se de que estejam visíveis as informações relevantes da sua empresa;
– Incluir um chat, para dar mais credibilidade e resolver dúvidas de última hora;
– Manter o certificado SSL atualizado;
– Incluir selos de segurança no campo de visão dos usuários;
– Deixar claro os termos da política de privacidade da sua empresa;
– Definir o que é o código de segurança do cartão;
– Explicar todas as taxas e tarifas para as possibilidades de compras internacionais;
– Reserve um espaço para incluir comentários e depoimentos de compradores satisfeitos, relatos de pessoas que já passaram pela mesma experiência.
Invista nas redes sociais
Não é mais novidade a capacidade que as redes sociais possuem de potencializar as vendas digitais. Pesquisas comprovam que hoje em dia, a maioria da população as utilizam como canal para buscar conteúdos e informações.
Concluímos então que, muito provavelmente, sua persona também está presente nas redes sociais. Desse modo, incluir esses canais na estratégia de marketing é sinônimo de sucesso.
Mas para obter o resultado desejado é necessário conhecer a fundo as características da sua persona. Qual rede social ela usa frequentemente e quais os tipos de conteúdo que geram maior engajamento?
Além disso, é sempre bom estar atento à atuação dos concorrentes em todas as redes sociais, pois é uma ótima oportunidade de enriquecer a sua própria estratégia.
A presença de empresas em redes sociais vem ganhando cada vez mais força e possibilidade. Algumas funcionalidades do Instagram e Facebook já permitem a segmentação do público e lançamento de anúncios direcionados. Facilitando a tomada de decisões para potencializar suas vendas no e-commerce ao analisar e monitorar o andamento de cada campanha.
Invista em e-mail marketing
Investir em e-mail não é defasado quando o assunto é aumentar as suas vendas na internet. Muito pelo contrário, eles parecem como uma das estratégias mais eficientes para gerar engajamento, educação e relacionamento com os clientes.
Afinal, os mecanismos de busca e a consulta de e-mails caminham lado a lado como as principais atividades dos usuários do online. E também é uma estratégia que deve ser definida com base nos diferenciais da sua persona.
Saber quais os dias e horários que ela costuma checar os e-mails e qual conteúdo mais chama sua atenção, são pontos essenciais para a potencialização do seu negócio. Mas lembre-se, as mensagens não devem se limitar apenas a ofertas, e também trazer conteúdos educativos e relacionados aos seus produtos e serviços.
Para ser uma estratégia eficiente e de sucesso, algumas práticas devem ser adotadas. O processo de teste A/B, por exemplo, busca entender as preferências e formatos mais bem aceitos pelos seus destinatários ou contatos.
Potencializar as vendas do seu e-commerce não é uma tarefa fácil, mas é completamente possível obter sucesso se as técnicas corretas forem utilizadas. Sempre lembrando que o digital é um mercado extremamente competitivo, então cada detalhezinho é importante.
Entender a sua persona, investir em engajamento e promover a melhor experiência de compra possível para o internauta, esse conjunto de ações é o caminho natural para observar um crescimento significativo na conversão de vendas.
E aí, pronto para colocar todas as nossas dicas em prática no seu e-commerce e potencializar as suas vendas no mercado digital?