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Investir em marketing digital não é mais uma alternativa. Com a população cada vez mais conectada à internet, estar presente neste espaço é a melhor forma de divulgar serviços e produtos e, claro, de aumentar os lucros.
Apesar de sua importância, o marketing digital é uma metodologia relativamente nova. Isso faz com que muitas empresas, iniciantes ou experientes, cometam erros que podem gerar resultados contrários ao esperado.
Conhecer os erros é o primeiro passo para evitá-los. Se você pretende investir em marketing digital, conheça a seguir 7 erros que você não pode cometer na hora de dar este importante passo para a sua empresa.
1. Não se planejar
Não elaborar um planejamento de marketing digital e uma boa pesquisa de mercado pode custar caro. Sem isso, é impossível visualizar as estratégias de forma ampla, conhecer fraquezas e traçar objetivos claros e tangíveis.
Não definir uma persona – projeção do cliente típico e suas principais características comportamentais e de consumo – é outro erro grave. Ignorar estes dados é o mesmo que não querer atingir as pessoas certas.
2. Ignorar palavras-chave e imagens
Palavras e imagens são o coração da estratégia de marketing digital. As primeiras determinam o que a persona está buscando, e ignorar as mais relevantes e a quantidade de tráfego pode custar boas posições na primeira página do Google.
Já as imagens devem ser usadas para transmitir as mensagens de forma clara e direta, e não apenas como meras ilustrações. Você pode produzir as próprias fotos ou usar bancos de dados.
3. Não produzir conteúdo
O conteúdo é o verdadeiro combustível do marketing digital. Muitas empresas ignoram que conteúdos relevantes e coerentes atraem novos clientes e geram leads e que, sem eles, perdem-se grandes oportunidades de negócio.
Produzir seus próprios conteúdos é a melhor forma de esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços e manter um bom relacionamento com os clientes. Também é assim que você se tornará uma referência no assunto.
4. Comprar listas de e-mails
O e-mail é bastante eficaz na estratégia de marketing digital, desde que se tenha uma boa lista de contatos. Uma lista de e-mails comprada traz pessoas que não fazem parte do seu público-alvo e, consequentemente, não se interessam pela sua empresa. Além disso, essas listas geralmente são de péssima qualidade, com endereços falsos e desativados.
Ter uma boa base de contatos requer tempo e dedicação, justamente o oposto de comprar uma lista pronta.
5. Não investir em redes sociais, site e blog
Redes sociais, sites e blogs são ferramentas ideais para alavancar o negócio. Por isso, não investir nestas plataformas é o mesmo que jogar toda a estratégia de marketing digital pelo ralo.
O site é o canal oficial da empresa. Além de conter informações atualizadas sobre produtos e serviços, deve ser adaptado para todas as plataformas (de computadores a smartphones) e possuir um bom layout.
As mídias sociais e o blog, por sua vez, são espaços mais descontraídos, mas igualmente importantes na captação de clientes. São ferramentas gratuitas e variadas, o que significa que você só precisa descobrir quais delas o seu público mais usa e investir na criação de bons conteúdos.
6. Não medir os resultados
Se uma empresa não mede os resultados de sua estratégia de marketing digital quase diariamente, dificilmente saberá se ela está dando certo ou poderá identificar o que pode ser melhorado.
Também é importante não focar nas métricas erradas: avaliar o que atrai os visitantes (e-mail, links, redes sociais, palavras-chave etc.) vale mais do que se impressionar com visualizações em uma publicação ou seguidores nas redes sociais.
7. Esperar resultados rápidos
Por último, tenha em mente que leva tempo até que uma marca alcance relevância e autoridade no meio digital. O importante é mensurar os resultados com frequência, observar o que precisa ser melhorado e, claro, ter paciência para alcançar seus objetivos.
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