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Fazer marketing para negócios conhecidos como pizzaria até que é fácil, mas, e se ao invés de pizza a maior agência de marketing digital de Piracicaba precisasse vender um produto ainda pouco conhecido, porém totalmente inovador?
Pois é, esse foi o desafio da parceria entre a Inout Digital, Agência de Marketing Digital em Piracicaba, e uma das unidades da Franquia Sunflower.
Mas afinal, o que é Sunflower?
Uma massa deliciosa em formato de girassol, extremamente recheada que chega dar água na boca só de olhar.
Após consolidar a marca em Ribeirão Preto, a fundadora Silmara Wellendorf decidiu expandir o negócio através da venda de franquias, e foi aí que, ao final de 2023, nos procuraram para implementar uma estratégia de marketing para o restaurante na cidade de Piracicaba.
Desafios e macro objetivos
O principal desafio era em pouquíssimo tempo desenvolvermos uma boa estratégia e como consequência gerar um faturamento inicial de R$30.000,00 para pelo menos pagar os custos fixos do restaurante.
Desafios encontrados para o projeto
Nos deparamos com alguns pontos que de certa forma poderiam atrapalhar os resultados.
Mas para uma agência de marketing digital, a estratégia fala sempre mais alto que qualquer dificuldade que possa aparecer.
Mas afinal, quais eram os desafios?
Dietas e despesas no início do ano
Janeiro: Após as festividades de fim de ano, as pessoas geralmente estão se recuperando financeiramente e também podem estar comprometidas com as famosas dietas do início de ano.
Fevereiro: Mês de transição entre as celebrações de fim de ano e o Carnaval, muitas pessoas podem optar por restringir gastos neste período devido às viagens ou até mesmo gastos com matrículas escolares, IPVA, IPTU e etc…
Fevereiro, o menor mês do ano
Para quem trabalha no comércio, sabe que um dia a menos pode significar um grande impacto no faturamento do negócio.
A inauguração da unidade de Piracicaba foi no dia 09/02, além de ser o menor mês ainda teríamos menos dias para fechar o mês dentro da meta proposta pela franquia.
Marca e produto ainda desconhecidos pelos Piracicabanos.
Levamos em conta que praticamente 100% da população nunca havia ouvido falar do produto, e para que fosse possível gerar um bom resultado no lançamento precisaríamos gerar lembrança de marca.
Baixíssima presença digital.
Antes do lançamento, a presença digital da marca era praticamente zero.
Instagram sem audiência, nunca haviam veiculado 1 anúncio sequer nas mídias sociais, o que tornava o resultado no curto prazo ainda menos provável.
Pilares da estratégia de marketing para o restaurante
Como em toda estratégia de marketing que desenvolvemos aqui na agência, partimos de algumas premissas que embasaram toda a nossa estratégia de lançamento.
Após avaliar o cenário e os desafios que tínhamos pela frente, desenvolvemos um planejamento pautado em duas frentes: fixação de marca com geração de audiência e expectativa com gatilho mental da antecipação.
Essas duas estratégias, quando trabalhadas em conjunto, tendem a gerar um resultado surpreendente.
Algumas pesquisas apontam que é necessário uma pessoa visualizar de 5 a 7 vezes a sua marca para lembrar-se dela.
Foi aí que apostamos nossas forças em 2 canais principais.
Anúncios patrocinados (tráfego pago)
O tráfego pago para restaurantes é uma excelente forma de, com baixo investimento, gerar resultados surpreendentes.
A primeira coisa a ser feita foi trabalhar algumas campanhas gerando expectativa com um tom de “vem aí”, “está chegando coisa nova em Piracicaba” para um público altamente segmentado e interessado em restaurantes, pizzarias, lanche e etc…
Grupo VIP do WhatsApp com ofertas exclusivas de lançamento:
Geração de seguidores qualificados no Instagram
Além de levar as pessoas para um grupo de WhatsApp, também direcionamos parte do investimento em tráfego para o perfil do Instagram, levando pessoas a conhecerem mais sobre os produtos.
Além de fotos dos produtos que eram lançadas nos stories todos os dias, deixamos fixados no perfil alguns posts que deixavam claro a proposta da marca, gerando ainda mais expectativa.
Micro influenciadores da cidade de Piracicaba
Escolhemos a dedo 10 influenciadores digitais da cidade de Piracicaba para participarem conosco de uma pré-inauguração, 1 dia antes da inauguração oficial.
A ideia principal era que todos eles pudessem provar o produto e compartilhar a experiência com a audiência.
Adivinha só? Foi um sucesso!
Confira a pré-inauguração neste vídeo completo: https://www.instagram.com/p/C3kskuKOlNJ/
Além de todos elogiarem o produto, isso gerou um buzz para a marca, resultando num impacto imediato no número de seguidores do perfil do Instagram e na fixação da marca na cidade.
Alguns resultados das campanhas de marketing
-> Somente a campanha que direcionava o tráfego para o grupo VIP do WhatsApp gerou um total de 1.204 cliques a um custo médio de R$0,04 por clique.
-> Ao todo foram mais de 190 participantes no grupo VIP.
-> Mais de 50 mil pessoas impactadas e mais de 120 mil impressões dos anúncios em menos de 1 mês.
-> Foram mais de 5.000 novos seguidores em poucos dias.
É claro que todo esse barulho gerou um impacto direto nas vendas e no faturamento no primeiro mês de funcionamento do restaurante.
Expectativa de faturamento no primeiro mês
É normal que muitos empreendedores pensem que o primeiro mês tem lá suas “dificuldades”, principalmente quando se trata de uma marca nova.
Esse desafio era ainda maior para a Sunflower, numa cidade ainda tradicional.
Por mais que Piracicaba seja considerada uma metrópole, ainda existe aquele fundinho de tradição em que coisas diferentes não possuem tanto espaço…
Mas esse desafio torna-se uma dificuldade apenas para empresas que não se preparam e não possuem uma boa estratégia de marketing digital e que, ao invés de escolherem uma boa agência de marketing digital, optam por tentarem por conta própria e acabam se frustrando.
A expectativa de faturamento para o primeiro mês era de R$30.000,00, e graças a uma estratégia desenhada por especialistas e uma boa agência de marketing digital, o resultado foi bem superior a isso.
Resultado gerado pela agência de marketing digital no primeiro mês de funcionamento
Graças à estratégia de marketing digital desenvolvida pela Inout Digital, a maior agência de marketing digital de Piracicaba, e ao produto inovador da Sunflower, os resultados foram surpreendentes.
Faturamento total no mês de fevereiro: + de R$100.000,00
Estratégia de marketing pós-lançamento
Após o lançamento, o trabalho agora é manter os bons resultados e gerar cada vez mais vendas para a Sunflower Piracicaba.
Dividimos nossas campanhas em 2 canais, foram eles:
Site de pedidos (cardápio digital): para aqueles que preferem comprar de forma automática, para isso escolhemos a plataforma xmenu que oferece toda facilidade que o cliente precisa para comprar o produto.
WhatsApp: para pessoas que preferem falar com um atendente para serem atendidas.
Com 3 dias de campanha ativa, o cardápio digital gerou um resultado de R$2.368,90 em pedidos, gastando apenas R$111,53.
Um retorno sobre o investimento de 21,24 vezes, ou seja, a cada R$1,00 investido, R$21,00 de retorno para o caixa da empresa.
Além deste resultado, podemos ver também o volume de mensagens geradas, um total de 132 mensagens a um custo médio de R$1,36 para cada potencial cliente chamando no Whatsapp do restaurante.
Quanto a agência de marketing digital gastou para gerar este resultado?
Você pode estar pensando que para chegar a resultados como esse foi necessário um investimento alto em marketing, mas eu posso te garantir que não é apenas o dinheiro investido que conta, mas sim a estratégia desenvolvida pela agência de marketing digital e a qualidade do produto.
Agora, falando em números, o investimento total até agora, do dia da inauguração até hoje foi de apenas R$1.145,00, provando que é possível sim ter bons resultados com um investimento reduzido, basta ter a estratégia certa e contar com uma equipe especializada para ajudar o seu negócio a vender mais.
Quer uma agência de marketing digital para o seu restaurante?
Será um prazer conversar com você para entender como podemos levar o seu negócio para outro nível em vendas.
A Sunflower Piracicaba foi apenas um de vários cases de marketing digital da nossa agência.
Todos os meses geramos resultados incríveis para dezenas de empresas que, assim como a sua, precisam aumentar suas vendas.
O seu negócio pode ser o nosso próximo case de sucesso, basta entrar em contato conosco e nós vamos agendar uma avaliação gratuita e te entregaremos um plano de ação prático que vai te ajudar a vender mais o mais rápido possível.
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