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Aprenda agora mesmo como anunciar no Google Ads, o antigo Google AdWords.
O Google Ads tem se tornado o aliado de muitos negócios, sabe por que? Dentre todas as estratégias e ferramentas de marketing digital disponíveis, podemos dizer que ela é sem dúvida uma das únicas que geram resultados praticamente imediatos. Basta começar anunciar e os cliques, conversões, telefonemas e e-mails começam a aparecer. Diferente de outras mídias, no Google você apaga apenas quando o sua meta for concluída. Se o seu objetivo for gerar o máximo de tráfego no seu site, você será cobrado sempre que houver um clique (custo por clique). Agora, se a sua estratégia for gerar o maior número de exibições para o seu anúncio, o Google cobrará a cada mil exibições (custo por mil, ou CPM).
Para anunciar no maior buscador do mundo basta criar uma conta gratuita no Google Ads e configurar suas campanhas de acordo com seus objetivos de marketing e nos configurar os locais em que você deseja que seu anúncio seja exibido. Logo abaixo vamos falar sobre o posicionamento mais utilizado pelas empresas.
Rede de pesquisa
A rede de pesquisa do Google é a maior e mais concorrida pelos anunciantes. Aqui é possível anunciar seu produto/serviço para pessoas que estão mais próximas do momento de compra. Para atrair o maior número de cliques para o seu anúncio é importante que ele siga todas as recomendações do Google. Não basta apenas criar um texto com uma chamada promocional e esperar que seu anúncio seja exibido a todo momento nas pesquisas. Confira abaixo algumas dicas para obter bons resultados:
Plenajemento de palavras-chave
Essas palavras são consideradas a essência das campanhas na rede de pesquisa, pois, sem elas seria impossível exibir os seus anúncios. Tudo começa a partir de um bom planejamento de palavras. É necessário entender como funciona a cabeça do seu público-alvo, procurar por termos que ele procuraria se houvesse interesse no seu produto/serviço. Para auxiliar nesse processo o Google disponibiliza uma ferramenta gratuita chamada planejador de palavras-chave, ela é integrada ao seu painel de anúncios e oferece dados sobre todos os termos de pesquisa. Por exemplo, se sua empresa presta serviços de consultoria financeira e você quer anunciar na rede de pesquisa, basta você acessar o planejador, filtrar a localização pela qual você deseja obter os dados e procurar exatamente por esse termo “consultoria financeira”, ele te dará informações exatas sobre a média de volume de buscas mensais e o custo médio por clique da palavra-chave em questão.
Título e descrição do anúncio
Capriche na hora de escrever o seu título. Esta é a parte mais chamativa do seu anúncio. Por mais que você tenha uma boa oferta, um bom orçamento na sua campanha ou um bom preço no seu produto, de nada adianta se o seu texto não for suficientemente convincente para gerar um clique. Algumas pesquisas mostram que escrever os anúncios que possuem as iniciais de cada palavra com letras maiúsculas têm uma maior taxa de CTR (taxa de cliques, número de cliques/número de exibições*100). Escreva pelo menos 5 variações de anúncio para entender qual deles está sendo mais exibido pelo Google. Não confie na sua criatividade, ela pode ser traiçoeira.
Posso garantir a você que a descrição do seu anúncio será lida apenas se o título for convincente. As descrições possuem limite de 180 caracteres, portanto, seja objetivo e atrativo. Fale um pouco sobre a dor dessa pessoa e como você pode ajudá-la a resolver esse problema. Se for possível, fale sobre a experiência da sua empresa. Use esse campo para inserir chamadas para ação. Se você deseja que seu potencial cliente solicite uma cotação, deixe isso claro no texto.
Sua chamada precisa conter 3 pontos indispensáveis, são eles: o serviço ou produto que você está anunciando, a dor que o seu potencial cliente possui e se for relevante para sua estratégia, o nome da sua empresa. Confira na imagem um exemplo de anúncio com título e descrição:
As extensões de anúncio também são muito utilizadas para melhorar a percepção do seu potencial cliente em relação ao seu anúncio e aumentar a sua taxa de cliques (CTR). Confira abaixo as extensões mais comuns e mais utilizadas que podem e devem ser inseridas no seu anúncio e o que representa cada uma delas:
Local: permite que a pessoa visualize o seu endereço vinculado a sua conta do Google meu negócio.
Chamada: permite que você insira os números de telefone da empresa para receber cliques de chamada.
Sitelink: exibe links para outras páginas do site.
Frases de destaque: frases curtas destacando os diferenciais do seu produto/serviço.
Análise da campanha
Agora vem a parte mais importante da campanha e o que muitos anunciantes acabam deixando de lado. Analisar os resultados vão te mostrar se é preciso ou não mudar o rumo da campanha. Defina quais as métricas você vai analisar com frequência para entender se as ações estão surtindo os efeitos esperados. As métricas mais analisadas em campanhas de rede de pesquisa são as conversões, que na maioria das vezes são os leads conquistados, a taxa de cliques no anúncio, pois mostra se o seu anúncio está ou não chamando a atenção, o índice de qualidade do seu anúncio que por muitas vezes está diretamente atrelado a experiência do seu consumidor na página de destino, ou seja, no seu site.
É de extrema importância estar sempre ligado para não gastar dinheiro atoa. Quanto mais cliques desnecessários no seu anúncio, mais dinheiro você estará perdendo. Como sempre falamos por aqui, uma das maiores vantagens do marketing digital em comparação ao marketing tradicional é a possibilidade de mudar o rumo das ações no meio do caminho. Aproveite isso e invista com segurança.
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