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As métricas do marketing digital nada mais são do que dados mensuráveis.
Uma das vantagens do universo online é a capacidade de medir rápida e facilmente os resultados de ações e estratégias. Pois bem, esse acompanhamento é feito através das métricas.
Quer conhecer os principais nomes e conceitos e aprender de uma vez por todas a fazer esse acompanhamento? Continue a leitura do nosso conteúdo!
Bora lá?!
Principais métricas do marketing digital
O universo online é cheio de siglas, e algumas delas são bastante comuns, por isso, vamos te apresentar as principais métricas do marketing digital agora mesmo:
Taxa de conversão (CVR ou CR)
A sigla CVR, que vem ds inglês Conversion Rate.
A taxa de conversão é uma porcentagem que representa a divisão do número de pessoas que tomaram a ação proposta pelo número de visitantes de um site multiplicado por 100.
Essa métrica é mais frequentemente associada às vendas como uma conversão.
Para ter acesso a essa informação, basta utilizar uma ferramenta de análise. A mais famosa é o Google Analytics, que além de tudo: é gratuita!
ROI (Retorno sobre o Investimento ou Return on Investment, do inglês)
Como o próprio nome já diz, é o retorno sobre o investimento de determinada ação. Para calculá-lo, basta utilizar a seguinte fórmula:
ROI = (Receita gerada pela ação – Custos do investimento)
Custos do investimento
O resultado obtido será o número de vezes que cada real investido está trazendo de retorno.
Desse modo, se for positivo, você está tendo retorno. Caso seja negativo, a estratégia aplicada está trazendo prejuízos.
CPL (Custo por lead)
Essa métrica do marketing digital representa o valor gasto para conquistar cada lead (cliente) da sua empresa.
Para chegar ao CPL, você deve dividir o valor investido em suas ações de marketing pelo número de leads conquistados.
O resultado desse cálculo é obtido após a implantação das estratégias, afinal, só é possível ter conhecimento do número de leads atingido após realizá-la.
O CPL é uma métrica interessante para ficar de olho, para saber o quanto você gastou para conquistar cada lead a partir de determinada ação e o quanto essas pessoas geraram de lucro.
CAC (Custo de aquisição de clientes)
Essa métrica segue uma lógica muito parecida com a anterior. A diferença é que nesse caso você deve considerar apenas o custo para conquistar cada cliente convertido, ou seja, que realizou uma compra.
O cálculo do CAC, portanto, se dá pelo valor investido em suas ações de marketing dividido pelo número de clientes conquistados.
LTV (Lifetime value ou valor vitalício)
Essa métrica representa quanto dinheiro, em média, cada cliente vai render à sua empresa, considerando todas as compras dele.
Sabemos que fazer esse cálculo individualmente é inviável. Então, ele é feito a partir da média do número de compras no e-commerce e o ticket médio (conheceremos esse conceito ainda neste tópico) dessas aquisições.
Conhecer o LTV do seu negócio é fundamental para saber quanto você pode investir para trazer cada cliente sem causar prejuízo, uma vez que você sabe quanto as pessoas rendem para sua empresa, em média.
MRR (Receita mensal recorrente ou Monthly Recurring Revenue)
É a receita mensal recorrente. Essa métrica é usada por empresas que trabalham com o modelo de assinaturas e serve para prever seu ganho mensal, além de fazer seu planejamento financeiro e estratégico de maneira saudável.
Para calcular o MRR, você pode multiplicar o valor das assinaturas pelo total de clientes.
Vale ressaltar que quando as mensalidades tiverem valores diferentes, você deve calcular a média do preço das assinaturas antes de multiplicar pelo total de clientes.
Ticket médio
É o resultado da divisão entre o valor total obtido a partir das vendas pelo número de pedidos. Em outras palavras, podemos dizer que é o valor médio gasto pelos clientes em uma loja.
Essa métrica é importante para que as estratégias para aumentar esse valor sejam aplicadas. Além disso, ele também serve para calcular o LTV, como vimos anteriormente.
- CTR (Click Through Rate, ou taxa de cliques, em português)
Esse valor se dá pela razão entre o número de cliques e de visualizações de determinado link. Mostra a eficiência daquela estratégia e/ou a necessidade de melhorias.
Para descobrir os valores necessários para calcular seu CTR, além do Google Analytics, você pode acessar o Google Search Console no caso de estratégias orgânicas, uma importante ferramenta de SEO.
Gostou do conteúdo sobre as principais métricas do marketing digital?
Ao longo do conteúdo, você conferiu a importância de acompanhar as principais métricas do marketing digital.
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