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Backlinks são links dispostos estrategicamente em determinados conteúdos de internet, que encaminham, de maneira categórica, o leitor até o seu site ou blog. O objetivo desse recurso é fomentar o conhecimento do internauta e promover tráfego de qualidade para a página.
O Google possui mais de 170 elementos que determinam o rankeamento dos conteúdos exibidos, os que causam maior impacto positivo nesse requisito, são:
– A qualidade do material: capacidade de corresponder exatamente ao que o leitor busca encontrar;
– Número de backlinks angariados.
Uma das estratégias mais utilizadas para obter sucesso na técnica de SEO é o Link Building.
Talvez você não esteja aparecendo no topo dos sites de busca, pela ausência desses links, mesmo produzindo conteúdos excelentes e apresentando velocidade superior de carregamento.
Se deseja saber mais sobre esse tema, continue sua leitura, pois vamos explicar detalhadamente o que são backlinks, como utilizá-los corretamente para ranquear positivamente sua página no Google e a razão pela qual causam tanto impacto quando incorporados à uma estratégia de SEO.
Vem com a gente e coloque sua empresa no topo!
O que é backlink?
Backlink é um link utilizado como ponte para direcionar o leitor de um site para outro. Sites de buscas, como o Google, se baseiam na qualidade e no número de backlinks presentes no conteúdo para garantir um bom posicionamento da sua página. Ou seja, utilizá-los é uma estratégia fundamental em SEO.
Ranquear no topo, acompanhado de palavras-chave com alto volume de buscas e competitividade na página de resultados (SERP) é quase impossível nos dias de hoje.
Os sites de buscas captam os backlinks como se fossem uma referência, pois se outro site mencionou o seu conteúdo, através de um link, é porque também valida a qualidade do material.
Dessa forma, a cada link recebido os sites adquirem autoridade e quanto maior for esse atributo, melhores são as chances de conquistar um notável rankeamento.
Claro que nem todos os links recebidos geram autoridade, no decorrer deste conteúdo vamos auxiliar você identificar um backlink de qualidade, mas antes vamos apresentar o poder de influência dessas menções.
Quais as vantagens de criar uma estratégia de backlinks?
Como citamos anteriormente, os backlinks funcionam como um sinal de credibilidade para os sistemas de buscas. Se um site bem-conceituado aos olhos do Google menciona o seu, a tendência é que proporcione uma maior confiança do buscador em seu conteúdo.
Mas não é apenas na questão de autoridade das páginas que os backlinks influenciam, eles impactam diretamente em:
– Fortalecimento do domínio;
– Obtenção de tráfego de referência em páginas específicas;
– Estruturação de novos relacionamentos;
– Conquista de uma ampla visibilidade;
– Consolidação da marca.
Imagina que legal: conquistar um backlink na página que rankeia em primeiro lugar no Google? Nesse caso, o ganho de autoridade é extraordinário, pois se o buscador mantém aquele site no topo, mesmo com palavras-chave tão concorridas, é porque realmente confia no potencial do material e dos conteúdos indicados ali.
O benefício é visível. Se esse site recebe mais de 15 mil visitas por mês, imagina quantos desses acessos podem clicar e visitar a sua página? Quantas pessoas novas poderão conhecer sua marca? Quantas parcerias podem ser geradas?
Esses são alguns exemplos que mostram notavelmente as vantagens dessa estratégia, relacionar apenas ao ganho de autoridade é limitante.
Saiba diferenciar os tipos de backlinks:
Existem dois principais tipos de backlinks, são eles:
– Follow;
– Nofollow.
Ambos links direcionam o leitor para a página sinalizada. A diferença está no sinal que enviam para os robôs e buscadores.
No momento em que os bots do Google visitam algum site e dão de cara com um código de backlink, eles seguem aquele sinal e visitam todas as demais páginas relacionadas.
Os follow são os links normais, que transmitem autoridade e direcionam os robôs para as páginas citadas.
Já os nofollow atestam aos buscadores que não é necessário seguir aquele link, pois não pretendem passar nenhuma autoridade para eles.
Por esses motivos, é ideal priorizar os com atributo follow durante uma estratégia de Link Building. Porém, os nofollow não devem ser totalmente ignorados, ao decorrer do nosso texto te explicaremos melhor essa parte.
Os primeiros passos de uma boa estratégia de backlinks
Agora que já explicamos algumas das vantagens dos backlinks, vamos mostrar como conquistá-los para fortalecer seu conteúdo.
Para começar uma estratégia de backlinks, o fator mais importante é ter um site de qualidade, que seja digno de receber os links.
Depois disso, você precisa definir seus objetivos para garantir o sucesso, como qualquer boa estratégia.
Passo 1: Definindo seus objetivos
Toda a sua estratégia terá como foco principal o seu objetivo final. Ou seja, definir as metas é fundamental para direcionar suas ações dentro do marketing digital.
Se o seu objetivo for ter um bom posicionamento no buscador, você deve priorizar links com textos idênticos (por exemplo: “mídias sociais”) ou pequenas variações da palavra-chave (“entenda tudo sobre mídias sociais”).
Se for relacionado ao tráfego, você deve substituir as palavras-chave por conteúdos que realmente apresentem vantagens e convença o leitor do acesso. Você pode utilizar algumas expressões, como: “clique aqui e confira algumas dicas” ou “saiba mais como otimizar suas mídias”.
Cada estratégia vai necessitar de diferentes tipos e quantidades de backlinks, variedade de parceiros e textos de linkagem.
Passo 2: Identificando os seus diferenciais
Defina com clareza quais serão seus maiores trunfos na hora de estabelecer uma parceria. Essa é uma ótima estratégia para conquistar backlinks de qualidade. Mas lembre-se: sempre preserve e valorize o seu produto ou serviço, eles são sua moeda de troca.
Você pode oferecer diversas opções para um potencial parceiro retribuir com backlink, entre elas:
– Conteúdo: material de qualidade que o parceiro não vai resistir em apresentar para a persona dele;
– Dados: informações inéditas para o público (exemplo: pesquisas);
– Produto: promoção na sua ferramenta em troca de um link (exemplo: 30 dias grátis, cupons promocionais, descontos na assinatura e etc);
– Autoridade: complemento atrativo para um potencial parceiro;
– Equipe: nomes de peso, dentro do seu grupo de trabalho ou no conteúdo, que trazem visibilidade no mercado do seu segmento.
Seja inovador e atraia o parceiro ideal.
Passo 3: Encontre parceiros que agreguem qualidade para sua marca
A sua estratégia deve ser tão boa quanto a qualidade dos seus parceiros nesta caminhada. Sempre busque por:
– Mercados e temas semelhantes;
– Parcerias jurídicas (empresas) ou físicas (pessoas);
– Público-alvo similares;
– Probabilidade de linkagem.
Vise parcerias que tenham relação direta com o conteúdo, produto ou serviço oferecido, para que gere interesse e acesso do público.
De olho em um bom backlink:
Cada uma das características abaixo identificam um backlink de qualidade, fique atento aos detalhes na hora de determinar um parceiro que lhe ofereça vantagens e benefícios.
– Autoridade: existem algumas ferramentas gratuitas que te auxiliam medir essas métricas das páginas e dos domínios, quanto maior for, melhor será o resultado para o seu negócio;
– Links naturais: ser mencionado por outro site espontaneamente, sem artifícios, pois o mesmo notou a qualidade e o potencial do seu conteúdo;
– Texto âncora: é o trecho, sucinto e relevante, do conteúdo que faz link para a outra página. Deve ser bem específico e atrativo sobre o tema do site para qual será redirecionado o leitor, evite textos genéricos e parecidos, utilize variações da palavra-chave;
– Tipos do link: nofollow ou follow;
– Posição na página: os links citados no início dos textos são considerados mais importantes;
– Textual ou de imagem: formato que a menção se apresenta;
– Mercado: públicos semelhantes;
– Links de domínios: opte por receber backlinks de sites diferentes, em vez de vários links oriundos do mesmo domínio.
A importância de receber links nofollow
Mesmo que o sinal seja para os buscadores não seguirem até o site que está sendo mencionado, os usuários não sabem qual é o tipo de link e acabam acessando, se for do interesse. E essa ação gera:
– Tráfego, da mesma forma, em seu site;
– Relevância para sua página e domínio;
– Compartilhamento em redes sociais;
– Brand Awareness (ampliando o número de pessoas que conhecem seu negócio e possuem uma visão mais positiva sobre o conteúdo da sua página);
– Maior visibilidade e mais links recebidos;
– É relevante para deixar seu perfil de backlinks mais “natural” (sem receber apenas com links follow, revertido das parcerias, trocas e estratégias).
Algumas ferramentas valiosas
Para atingir as metas da sua estratégia de backlinks, você pode utilizar algumas ferramentas com funcionalidades diversas para auxiliar, como:
– SEMrush;
– Ahrefs;
– Moz Link Explorer;
– Monitor Backlinks;
– Majestic;
– Ubersuggest;
– Check my Links;
– Google Search Console;
– Disavow.it.
Colocando em prática a estratégia de Link Building
Tudo o que apresentamos até aqui é fundamental para a execução de uma incrível estratégia de Link Building e consequentemente, melhorar o rankeamento do seu conteúdo.
Agora que você compreendeu como avaliar os links, páginas e domínios para saber exatamente o que priorizar para garantir o sucesso da sua estratégia de aquisição de backlinks, vamos resumir algumas ações para serem colocadas em prática:
1. Link bait:
O primeiro método, o mais natural e indispensável: possuir um site que mereça receber os links. O melhor e mais diferenciado conteúdo do mercado sobre determinados temas, que os internautas não vão deixar de ler e compartilhar
2. Guest blogging:
Esse é o método mais popular: produzir conteúdo destinado para alguns parceiros, esse material será utilizado como troca para divulgação, você envia um e recebe outro.
3. Referência à marca:
É um método bem simples: por meio das menções à marca ou palavra-chave, gerando links naturais. Além disso, a ferramenta que pode ser utilizada é gratuita, o Google Alerts, na qual você cria um alerta toda vez que o nome do seu negócio for mencionado na internet.
4. Links quebrados:
Outro método conhecido é: encontrar links quebrados, que estão espalhados pela internet, ou seja, páginas que já existiram e hoje não possuem mais nenhum conteúdo ou sites com erros e quebras (exemplo: 404).
Ao encontrar um desses, caso o canal seja interno, você pode oferecer um conteúdo de substituição ou uma transição de link, redirecionando para uma página específica do seu site.
5. Conquistar os backlinks dos concorrentes:
O melhor tipo de backlink para conquistar é aquele que o seu concorrente tem e seu site não, pois além de ser de qualidade e de um domínio que ainda não recebia, você elimina uma vantagem competitiva do seu adversário.
Mais links geram melhores rankings
Como vimos no começo deste texto, os backlinks estão entre os dois principais fatores de análise para rankeamento nos sites de busca.
Um conteúdo que esteja apto a atrair backlinks, já é um excelente primeiro passo para o sucesso e eficiência de uma estratégia de aquisição de links e para alcançar as melhores posições nos motores de busca.
Essas estratégias acarretam diversos benefícios, mas não é uma tarefa fácil, porém se você tiver paciência e se dedicar a evolução será rápida. Se você já começar a colocar nossas dicas em prática, os resultados do seu site ou página de blog em breve começarão a alavancar.
Esperamos que esse material esclareça todas as suas dúvidas sobre o universo digital dos backlinks. E se gostou e achou nosso material relevante, fique antenado nos próximos conteúdos e dicas que separamos para você. Até a próxima leitura!