Existem diversas vantagens no marketing digital em relação às mídias offline, uma delas é o fato das possibilidades se renovarem a cada manhã. Isso é bom para que a empresa esteja sempre atualizada e no “timing” das ações estratégicas no meio online.
Algumas estratégias acabam ficando para trás dando espaço para outras formas de se trabalhar. Você que é micro-pequeno empresário necessita estar á frente para alavancar o seu negócio utilizando o digital em sua capacidade máxima. Vamos direto às 4 tendências do marketing digital que irão impactar os consumidores dentro da internet.
Conteúdo em vídeo
Não é novidade para ninguém que os conteúdos animados tem crescido absurdamente e juntamente com ele todo o seu consumo. Em uma pesquisa realizada pela Cisco mostra que em 2020, 82% do tráfego online será através de vídeos, em outra pesquisa mostra a crescente da modalidade “Ao Vivo” e aponta para 13% do tráfego de vídeo da internet até 202. Essa modalidade crescerá 15 vezes entre 2016 e 2021. Esses dados nos mostram a importância e impacto que isso pode ter em seu negócio.
Chatbots
O chatbot é uma maneira do consumidor interagir diretamente com a marca tirando suas dúvidas imediatas com um robô que estará pronto a atendê-lo. Todos sabemos a dificuldade de um atendimento imediato, às vezes por falta de tempo ou até mesmo pelo horário que esse consumidor resolve tirar sua dúvida. O importante é que você de uma forma ou outra esteja pronto a atendê-lo, por isso o chatbot é uma ferramenta e tanto. Sua principal funcionalidade é realizar um atendimento imediato tirando as principais dúvidas que o seu consumidor costuma ter sobre determinado produto ou serviço. Você pode programá-lo para que ele interaja de forma social com o seu cliente, dando a impressão de um real atendimento.
Anúncios patrocinados
Como você já deve ter notado, o alcance dos conteúdos orgânicos cai dia após dia, isso tanto para Facebook quanto para Instagram. Existem alguns motivos para isso, entre eles está a necessidade da plataforma de gerar receita e por isso ela vai diminuir cada vez mais o alcance dos conteúdos orgânicos. Isso te obriga a separar uma verba mensal de anúncios patrocinados para o ano de 2018 caso você ainda deseje ser visto e queira desenvolver uma relação com a sua audiência. Outro fator é o aumento na inteligência do algoritmo, se antes ele entregava o conteúdo para pessoas que se relacionavam com sua marca, agora ele faz isso de uma forma mais inteligente, mostrando realmente apenas para pessoas que se mostram muito interessadas pela sua marca.
Buscas
O uso de dispositivos de voz para encontrar algo na internet tem crescido muito e vai crescer ainda muito mais. Aposto que você já viu alguém conversando com a Siri ou dizendo “Ok, google.”, não é mesmo?! Manter seu negócio bem posicionado no Google continuará fazendo toda diferença na disputa pela mente do consumidor. Só pra você ter uma ideia, o Google é tão importante que que em 2013 o site ficou fora do ar por 5 minutos e o tráfego global da internet caiu 40%.
E aí, deu pra sentir um pouco a necessidade de se adaptar aos padrões do Marketing Digital para esse ano? Não adianta continuar com estratégias que ficarão para trás. Use o digital da maneira que se deve usar e saia na frente da sua concorrência.