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Como fazer um plano de marketing digital completo

25 de agosto de 2021

Índice

  • O que é um plano de marketing digital?
  • Importância de um plano de marketing digital
  • Como fazer um plano de marketing digital completo
    • Primeiro de tudo: pesquisa
    • Planos de ação
  • Quais são as estratégias de marketing digital?
  • Como elaborar o plano de marketing digital do seu negócio
    • Estrutura
  • E aí, gostou do conteúdo sobre como fazer um plano de marketing digital?
Como fazer um plano de marketing digital completo

Um plano de marketing digital bem elaborado e completo pode trazer o sucesso para um negócio. Você deseja aprender a fazer esse planejamento de estratégias para a sua empresa?

Afinal, nos dias de hoje uma empresa que não está presente no ambiente digital não cresce, isto é fato. A internet é onde novos potenciais clientes encontram o seu negócio e utilizam para se comunicar com a marca. Por isso, um plano bem elaborado é mais do que essencial.

O marketing mudou rapidamente nos últimos anos, panfletos, outdoors e propagandas na televisão já são meios ultrapassados de comunicação. Para estar realmente próximo do público-alvo, é preciso estar na internet.

A maioria das pessoas possui acesso à internet 24h por dia, bem na palma de suas mãos. Ou seja, estamos sempre conectados. Por isso, reforçamos que divulgar uma empresa na internet, é fundamental para o crescimento da mesma.

Neste conteúdo, você vai conhecer tudo o que precisa para elaborar um plano de marketing digital completo para o seu negócio.

Não deixe de vender, continue a leitura e confira as melhores dicas para garantir o sucesso do negócio!

O que é um plano de marketing digital?

Antes de criar um plano de marketing digital, você precisa entender completamente o que é.

O plano de marketing digital é um documento que possui informações chaves para sua empresa. O foco desse documento são as ações, então ele deve ser direto e objetivo. Elaborá-lo corretamente vai te trazer muitos benefícios.

Neste documento você vai:

  • Definir a persona;
  • Conhecer melhor o seu público-alvo e entender como alcançá-lo;
  • Registrar metas e objetivos realistas para determinados períodos de tempo;
  • Detalhar as estratégias que serão aplicadas para alcançar essas metas;
  • Analisar os concorrentes;
  • Identificar as desvantagens e vantagens competitivas em relação aos concorrentes;
  • Criar um panorama claro que permita enxergar onde a empresa está no mercado em relação a competição;
  • Definir as ferramentas que serão utilizadas;
  • Justificar investimentos;
  • Visualizar com mais clareza o funil de vendas;
  • Obter um mapeamento completo das ações, facilitando relatórios e avaliações de desempenho e definição de futuras estratégias;
  • Concentrar a informação em apenas um lugar, o que ajuda na organização e comunicação da equipe.

Importância de um plano de marketing digital

O universo online é amplo e variável são muitas opções disponíveis e está em constante dinamismo, portanto se planejar e ter um bom plano de marketing digital é fundamental para garantir o sucesso e o investimento certo, para que não perca dinheiro, vendas ou credibilidade.

O planejamento também possibilita melhores argumentos para a negociação de investimentos e apresentação de projetos, pois quando você tem um plano de marketing digital completo em mãos, é capaz de projetar resultados e apresentar argumentos a favor das ações.

Como fazer um plano de marketing digital completo

Agora que você já sabe detalhes do que é plano de marketing digital e qual a sua importância para garantir o sucesso da sua empresa, confira a seguir as etapas que precisam definir para prosseguir.

O planejamento de marketing digital pode ser feito para divulgar uma marca, um produto, um serviço ou para fidelizar os clientes, por exemplo. Ele é como uma bússola, que orienta as ações estratégicas para que a empresa atinja os resultados desejados.

Qualquer plano de marketing digital eficiente deve começar pela pesquisa e ser concluído pela análise de resultados.

Chegou a hora da prática, vamos lá?

Primeiro de tudo: pesquisa

Essa deve ser a primeira etapa do plano de marketing digital, porque não basta apenas supor o objetivo que sua empresa precisa cumprir, mas também observar as oportunidades externas e internas.

É essencial entender o cenário em que atua e se atentar aos objetivos dos concorrentes do segmento. Além de analisar como as empresas estão conquistando o seu espaço na internet.

Lembre-se também de estudar quem é o seu público para poder direcionar sua comunicação da forma mais consistente possível. Suas ações de marketing devem se adequar à linguagem dessas pessoas, entender e atender as suas dores e necessidades.

A pesquisa para elaboração de um plano de marketing digital envolve uma série de definições e análises:

  • Definição das metas;
  • Definição da persona;
  • Análise da jornada do cliente;
  • Análise SWOT;
  • Análise competitiva do mercado.

Planos de ação

Vamos aos detalhes sobre uma série de definições que vão qualificar o seu planejamento de marketing digital:

  • Definição de metas;
  • Definição dos KPIs (indicadores chaves);
  • Definição dos profissionais envolvidos;
  • Definição das principais estratégias;
  • Definição do cronograma de execução.

Quais são as estratégias de marketing digital?

Chegou a hora de conhecer as estratégias de marketing digital para definir quais devem estar presentes em seu plano para garantir o sucesso do seu negócio:

  • Estratégias de branding: Esse ponto é importantíssimo para empresas de qualquer segmento. Pois se refere a identidade da sua marca, ou seja, como o consumidor enxerga o seu negócio.É essencial diferenciar sua marca para se destacar da concorrência.
  • Estratégias de tráfego orgânico: possibilitam a melhor captação de leads, maiores taxas de conversão e transmitem mais autoridade para a marca, pois o cliente que chega de forma orgânica é aquele que encontrou naturalmente na sua empresa uma solução para sua dor ou problema.
  • Estratégias de produção de conteúdo: para conquistar tráfego orgânico, é preciso ter um bom site e disponibilizar conteúdos de qualidade, pois, normalmente, o consumidor está atrás de instruções, soluções, tutoriais, informações e notícias, quando esbarra em algum produto que o interessa.
  • Estratégias de redes sociais: é onde a maioria dos consumidores estão presentes. As postagens precisam estar sempre alinhadas com os últimos acontecimentos e tendências da internet e do mundo. É preciso oferecer conteúdo variado e relevante, como: dicas, tutoriais, vídeos e imagens. Entender qual o público mais gosta de ver e mantê-lo, desde que sejam relevantes à marca e ao segmento de atuação.
  • Estratégias de e-mail marketing: primeiramente, pergunte ao consumidor se ele deseja receber e-mails da empresa. Se a resposta for positiva, evite o envio diário, a frequência muito alta pode irritar o usuário. Procure se limitar a newsletters semanais, quinzenais ou em datas comemorativas, mas não esqueça de informar sobre grandes promoções e marcos da empresa. Além disso, disponibilize um link visível para o cancelamento da inscrição em todos os e-mails.
  • Estratégias de tráfego pago: essas estratégias são importantíssimas para o marketing digital, pois muitos novos clientes podem chegar a sua empresa através dos anúncios. O planejamento dessas campanhas deve ser feito com muito cuidado. Considere: seu público-alvo, as hashtags, as palavras-chaves, páginas curtidas e buscas recentes em e-commerce. O retorno sobre o investimento (ROI) te ajudará a determinar resultados e saber onde continuar investindo.
  • Estratégias de infoprodutos: podem ser vendidos, mas também podem ser conteúdos gratuitos, como: e-books (livros digitais), guias, ferramentas, modelos prontos de planilhas e formulários, vídeo aula e muito mais. 
  • Estratégias de growth hacking: um conjunto de estratégias de marketing digital voltadas para resultados rápidos, que consiste em encontrar brechas ou truques (hacks) para impulsionar o crescimento de maneira criativa. Por isso, nesse ponto do seu plano de marketing digital, aproveitar o momento é fundamental.

Como elaborar o plano de marketing digital do seu negócio

Para isso, basta seguir todas as dicas deste conteúdo e registrar todas as informações em um documento. O plano de marketing digital, geralmente, tem formato de um relatório.

Comece hoje mesmo a incluir essas informações em um documento e personalize com a cara do seu negócio.

Estrutura

O plano de marketing digital deve ser dividido em algumas etapas diferentes, para auxiliar na organização, execução e apresentação. Confira:

Pesquisa

  • Quais são os objetivos?
  • Qual é o cenário do mercado?
  • Quem é o público-alvo?
  • Quem são as personas?
  • Quais são as métricas que serão utilizadas?
  • Quem é a concorrência?
  • Em que dados foram baseadas as decisões apresentadas?
  • Quais são as metas e resultados esperados?

Estratégias de ação e planejamento

  • Como é composta sua equipe?
  • Quais serão os canais utilizados?
  • Qual será a estratégia de conteúdo?
  • Como as estratégias conversam com o branding?
  • Qual será o formato usado para o conteúdo?
  • Quais serão as medidas de SEO adotadas?
  • Qual será a estratégia de investimento em anúncios e parcerias?
  • Quanto a campanha gastará no total e mensalmente?
  • Como os resultados dessas ações serão monitorados?
  • Quais os cronogramas associados a essas ações?

Execução

  • Relatórios em tempo real de acompanhamento das ações;
  • Projeções de metas e gastos;
  • Campanhas em execução no momento;
  • Projetos de melhorias e aprimoramento.

Se precisar incluir mais alguma informação, insira em uma dessas três etapas principais.

E aí, gostou do conteúdo sobre como fazer um plano de marketing digital?

Com esse documento, você já tem em mãos tudo o que precisa sobre a elaboração, montagem e execução de um plano de ações de marketing digital de sucesso. 

Além de facilitar a elaboração de relatórios, o acompanhamento dos resultados e a boa comunicação entre os diferentes setores da empresa.

Se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.

Acompanhe também a Inout em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) para ficar sempre antenado nas novidades do marketing digital.

Aproveite para deixar sua opinião sobre o assunto e contar o que você acha mais importante no plano de marketing digital para garantir o sucesso do seu negócio.

Esperamos que este conteúdo seja muito útil para a sua marca.

Comece agora mesmo a se planejar e aguarde os melhores resultados…

Até breve!

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