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Como gerar tráfego para o seu negócio

7 de setembro de 2022

Índice

  • Definir a persona é essencial para gerar tráfego para o seu site
  • Tipos de tráfego
  • Fique atento ao marketing dos concorrentes
  • Como gerar tráfego orgânico
  • Como gerar tráfego pago de maneira inteligente
  • Como gerar tráfego direto
  • Como gerar tráfego social
  • Como gerar tráfego de referência
  • Outras dicas para gerar tráfego em abundância para seu site
  • Gostou do conteúdo sobre como gerar tráfego para o seu negócio?

Gerar tráfego e fazer seu negócio online crescer pode parecer complicado, mas é essencial investir em algumas estratégias, principalmente, após a pandemia, quando realizar compras via plataformas digitais virou tendência.

Isso incentivou ainda mais as empresas a se aventurarem no universo online ou aperfeiçoarem a visibilidade dos sites para conquistar uma maior parcela de mercado e atrair mais clientes. Porém, isso também significa que a concorrência aumentou.

Gerar tráfego é fundamental para se destacar dos concorrentes. Continue a leitura e confira algumas táticas que ajudam os negócios a converter visitas em clientes fiéis.

Definir a persona é essencial para gerar tráfego para o seu site

Os visitantes precisam ser qualificados e se encaixarem no perfil de cliente ideal do negócio, por isso, os negócios precisam definir corretamente a persona antes de investir em estratégias para gerar tráfego. 

Com essa etapa concluída é mais fácil vencer a concorrência.

Tipos de tráfego

Há diferentes tipos de tráfego, confira um breve resumo sobre cada um deles:

  • Tráfego orgânico: são os acessos que ocorrem a partir dos resultados orgânicos em motores de busca. Ou seja, de maneira gratuita;
  • Tráfego pago: são as vistas que o site recebe a partir de anúncios. Ou seja, você paga por acessos;
  • Tráfego direto: usuários que chegam até seu site após digitarem o endereço (URL) nos navegadores;
  • Tráfego social: todas as visitas recebidas a partir das redes sociais;
  • Tráfego de referência: são os acessos vindos de outros sites que citaram seu conteúdo, também conhecido como backlink. 

Fique atento ao marketing dos concorrentes

Sendo um participante do setor, você deve ter uma noção de quem são seus principais concorrentes. Defina até cinco dos mais próximos e inicie a análise das estratégias de geração de tráfego.

Ao analisar os rivais em relação ao seu site em termos de fontes de tráfego, você pode identificar os pontos fracos e fortes da sua estratégia de marketing e ajustá-la de acordo. 

Como gerar tráfego orgânico

Para superar os concorrentes quando o assunto é tráfego de pesquisa, ou tráfego orgânico, é preciso investir nas estratégias de otimização de mecanismos de buscas, ou seja, SEO (Search Engine Optimization).

Esse conjunto de técnicas irá ajudar seu conteúdo a alcançar um ótimo posicionamento nos buscadores.

Como gerar tráfego pago de maneira inteligente

Quando se trata de tráfego pago, os valores disponíveis de orçamento são essenciais para determinar quais estratégias você pode escolher. 

Identificamos duas táticas que podem [evitar erros de gerenciamento e ainda assim segmentar públicos relevantes para gerar tráfego:

  • Faça remarketing com o público dos concorrentes em plataformas relevantes;
  • Localize a Rede de Display do Google com a correspondência de público mais alta.

Como gerar tráfego direto

Para gerar tráfego direto é fundamental investir muito em consciência de marca (brand awareness) e lealdade do cliente. Algumas táticas que favoreçam as ações mencionadas anteriormente são:

  • Simplifique URLs, que seja curta, simples e fácil de lembrar.
  • Invista na visibilidade da marca: os usuários acessarão seu site diretamente de um navegador se já a conhecerem.
  • Incentive o retorno dos acessos através da melhor experiência de usuário  e da entrega de conteúdo de qualidade.

Como gerar tráfego social

O número de seguidores não mostra quantas pessoas de fato acessam o site e são posteriormente convertidas em compradores. Por isso, confira algumas dicas para alavancar o tráfego a partir das suas redes sociais.

  • Anuncie concursos especiais da marca nas redes sociais e limite os envios ao seu site;
  • Crie teasers do seu melhor conteúdo e forneça links para a história completa em seu site; 
  • Use chamadas para ação (CTAs) atraentes, com links que direcionam as pessoas para o site.

Como gerar tráfego de referência

Construa parcerias de sucesso, que serão benéficas a longo prazo e proporcionarão backlinks de qualidade, mais visitas e alta autoridade para o seu site. Com tantas táticas disponíveis, identificamos algumas que realmente funcionam na hora de gerar tráfego de referência:

  • Crie backlinks: entre em contato com alguns sites de referência do mesmo ramo e sugira um conteúdo seu de maior qualidade sobre aquele assunto;
  • Participe de fóruns/discussões de grupos externos;
  • Crie conteúdos únicos.

Outras dicas para gerar tráfego em abundância para seu site

  1. Confira se os concorrentes estão “roubando” seu tráfego;
  2. Faça auditoria do conteúdo já existente para conferir se há potencial de impulsionamento;
  3. Crie “conteúdo central” longo e abrangente que aborde um assunto específico de identificação com seu público, transforme-o em vários formatos mais curtos e distribua todos esses recursos em plataformas relevantes e redes sociais;
  4. Seja rápido e ágil nos atendimentos;
  5. Ajuste todos os problemas fundamentais do site, por exemplo, a velocidade de carregamento da página;
  6. Inspire-se em uma marca líder do setor.

Gostou do conteúdo sobre como gerar tráfego para o seu negócio?

Ao longo do conteúdo, você conferiu as estratégias mais importantes para gerar tráfego de qualidade para o seu site e impulsionar a sua marca

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