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Os resultados de uma estratégia de SEO geralmente acontecem de médio a longo prazo. Mas como nem sempre temos esse tempo, separamos alguns truques para ranquear um conteúdo novo mais rápido, ou seja, acelerar a indexação e o rastreamento dos materiais pelo Google.
É preciso paciência, mas quando os resultados aparecem, eles são poderosos e duradouros.
Além disso, velocidade é uma vantagem competitiva no mercado atual, se você parar, o concorrente passa à frente. Então, será que é possível indexar e ranquear um conteúdo novo mais rápido no Google?
Sim, é possível… existem alguns truques que podem te ajudar a agilizar os resultados. Confira no conteúdo completo, como ranquear um conteúdo novo mais rápido para que atinja cada vez mais usuários.
Siga em frente na leitura!
Como indexar e o ranquear um conteúdo no Google?
O algoritmo do Google organiza todo o conteúdo da internet para torná-lo acessível aos usuários. Para isso, o buscador rastreia as páginas da web, entende sobre o que elas falam e as ordena, para que cada usuário encontre os melhores resultados possíveis para as suas pesquisas.
Quando você pesquisa qualquer termo no Google, acontece um amplo processo de busca, os motores percorrem um longo caminho em milissegundos. Confira cada passo, segundo a Rockcontent:
- Rastreamento (crawling): identificação de URLs novas ou atualizadas para serem indexadas (a todo momento);
- Indexação (indexing): identificação dos conteúdos das páginas para organizar o índice de URLs do motor de busca (a todo momento);
- Classificação (ranking): ordenação dos conteúdos indexados para exibir os resultados de acordo com o termo de busca (a cada pesquisa do usuário).
Então, para ranquear um conteúdo novo e deixá-lo bem posicionado nos resultados da busca, você deve facilitar o trabalho do robô do Google.
Confira 12 truques para indexar e ranquear um conteúdo mais rápido
Acompanhe as dicas, pois em cada uma das etapas, existem alguns truques para agilizar o processo para indexar e ranquear um conteúdo novo mais rápido:
1º truque: verifique possíveis problemas de rastreamento
Esse é o primeiro passo, pois senão nenhum dos outros esforços terão resultados. Dentro do Google Search Console, na aba Cobertura (na lateral esquerda da tela), você pode conferir se o robô está conseguindo ler o seu site e, caso contrário, por que isso está acontecendo.
É possível corrigir rapidamente alguns problemas, e se necessário contrate uma ajuda especializada.
2º truque: inspecione a URL
Quando você publica uma nova página ou atualizar a URL, o Google pode demorar alguns dias ou até de 1 a 2 semanas para fazer o rastreamento.
Por isso, o buscador oferece um recurso para que você possa avisá-lo das novidades, através da Ferramenta de Inspeção de URL, disponível no Google Search Console, que também informa o status.
Ao clicar em “Solicitar indexação”, o buscador faz uma rápida verificação para testar erros e, se estiver tudo certo com a página, ela irá para a fila de indexação. Você pode acompanhar todo o status pelo Google Search Console.
Saiba que existe um limite diário de solicitações, portanto priorize as páginas mais importantes, que você realmente precisa que apareçam rapidamente nos resultados da busca dos usuários.
3º truque: envie um sitemap ao Google
Ou seja, um arquivo que contém todas as páginas que você deseja indexar e documentos de um site, mostra a relação entre eles, a frequência de atualização da URL e a existência de versões em diferentes idiomas.
Essa ação garante que todos os conteúdos sejam rastreados. Existem três formas de fazer isso:
- Através da ferramenta de sitemaps do Google Search Console;
- Especificar o caminho dentro do arquivo robots.txt;
- Utilizar a função “ping”.
4º truque: utilize o Google API
Ou seja, uma troca de informações mais rápida. Através do Google API Indexing, você pode notificar diretamente o motor de buscas quando páginas foram adicionadas, alteradas ou removidas. É possível fazer solicitações individuais ou em lote.
Também há um limite de solicitações por minuto e por dia, que você pode conferir a sua cota dentro do Console de APIs do Google.
5º truque: crie links internos dos novos conteúdos em páginas importantes do seu site
Crie links para uma nova URL em páginas importantes de seu site, para que o rastreamento aconteça mais rápido.
Quando você insere links nesses locais, aumentam as chances de o robô passar por elas, além de identificar o conteúdo novo e o considerá-lo relevante, já que foi citado em uma outra página importante.
Uma dica é sempre publicar as atualizações do blog na página inicial ou encontrar oportunidades de linkagem interna em conteúdos antigos.
6º truque: compartilhe os novos conteúdos nas redes sociais
Crie links externos para o seu conteúdo, compartilhe a URL em todas as redes sociais, como: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube e Pinterest. Essa ação aumenta as chances de ser conhecida, acessada e mencionada em outros sites.
Dessa forma, você também começa a gerar tráfego para a página e mostra ao Google que aquele link existe.
Além disso, links que possuem um bom tráfego, alcance e engajamento nas redes sociais costumam também ter um bom posicionamento no ranking dos motores de busca.
7º truque: otimize as informações do site
Ou seja, a forma como organiza os conteúdos de todo o site e define a relação entre eles (criação e hierarquização de seções e a linkagem).
Fazendo isso, você facilita o trabalho do Google, para que ele saiba quais caminhos deve seguir para encontrar novas páginas e consegue rastrear tudo em uma varredura.
Além disso, ele identifica também que seu site tem uma boa navegabilidade, proporcionando a melhor experiência aos usuários e facilitando que eles encontrem o que desejam. Dessa forma, você também ganha pontos para o rankeamento.
8º truque: simplifique os recursos do site
Ou seja, retire os caracteres supérfluos e reduza o tamanho dos códigos HTML, CSS e Javascript, para melhorar a velocidade de carregamento e seja possível o Google rastrear as páginas com mais facilidade, agilidade e frequência.
Existem alguns plugins gratuitos para WordPress, que podem te ajudar nesta missão: como o W3 Total Cache e o Autoptimize.
9º truque: gere tráfego para o seu link através dos resultados da busca
Em vez de divulgar o site da marca, incentive a busca através do Google. Para que ele reconheça o aumento da taxa de cliques (CTR) no seu link e a relevância da sua página.
Além disso, quanto mais pessoas buscam por um termo, mais ele tende a aparecer nas sugestões de pesquisa.
Você também pode fazer isso ao divulgar seus links nas redes sociais.
Porém, antes de adotar essa estratégia, lembre-se de otimizar todo o conteúdo, através das técnicas de SEO, que deseja ranquear.
10º truque: escolha buscas que resultarão em conteúdos atualizados
O Google prioriza conteúdos super atualizados.
Portanto, se você quer indexar e ranquear um conteúdo novo mais rápido, o ideal é escolher consultas que resultarão em respostas atuais.
11º truque: produza conteúdos com frequência
Essa ação é ideal para conquistar o engajamento dos usuários. Assim, eles sabem que sempre vão encontrar conteúdos novos e atualizados no seu site.
Além disso, se você publica regularmente, o robô do Google identifica quando precisa realizar as varreduras, sabendo que sempre vai encontrar conteúdo novo nas suas URLs.
12º truque: indique páginas que o Google não precisa indexar
Para que o Google não perca tempo rastreando conteúdos irrelevantes e deixe de rastrear outras URLs mais importantes para o seu negócio. Utilize o código “noindex” nessas páginas. Essa tag informa ao motor de busca que ele não precisa indexar determinadas URLs, nem as apresentar nos resultados da pesquisa.
E aí, gostou do texto sobre como ranquear um conteúdo novo mais rápido?
Enfim, agora você já sabe como indexar e ranquear um conteúdo novo mais rápido no Google! Vale ressaltar que os truques que indicamos aqui estão dentro das práticas recomendadas pelo buscador.
E se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.
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Esperamos que tenha apreciado a leitura.
Bora colocar em prática as estratégias de hoje e colocar o seu negócio no topo do Google?
Nos encontramos lá!