Muito fã e pouco alcance? Por que?
Entenda porque nem sempre você alcança um número muito grande em suas publicações.
Você já deve ter percebido que na maioria das vezes você não alcança muitas pessoas em suas publicações orgânicas no Facebook, correto? O que muitas pessoas não entendem é o porque disso acontecer. Para explicar vamos utilizar um exemplo simples para que você entenda de uma forma fácil, mas que tire de uma vez por todas essa sua dúvida.
Você é administrador(a) de uma página com muitos fãs, mas todas as vezes que você faz um post, mesmo sabendo o horário ideal para fazer as publicações em sua página você alcança um número insatisfatório de pessoas. Isso é ruim, mas saiba que o Facebook da preferência para pessoas que se relacionam mais com a sua página/perfil, ou seja, você nunca correrá o risco de mostrar os conteúdos para pessoas erradas.
O Brasil é hoje o segundo país com maior número de usuários no Facebook, sendo assim, a quantidade de informações que são veiculadas nesta mídia é enorme, algo inimaginável. Tudo o que seus amigos no Facebook postam, vai acumulando no Feed de notícias que podemos comparar com uma avenida congestionada pois tem muitos carros (notícias) para atravessarem aquela linha do tempo. O fato de você ter 2, 3, 4 mil amigos não quer dizer que você necessariamente verá tudo o que eles colocam, sabe por que? São muitas informações em pouco intervalo de tempo para o Facebook te apresentar. Sendo assim ele trabalha com um algoritmo de relevância, onde as pessoas/marcas com as quais você mais se relaciona terão necessariamente preferência em seu Feed de notícias.
Sua Fanpage funciona da mesma forma. Devido ao alto número de usuários e tantas informações que são apresentadas durante o dia para sua audiência, o mesmo algoritmo irá entregar as suas informações para um número limitado de pessoas. Estima-se que esse número chegue no máximo em 10% sobre sua base de fãs. Basta você pensar em como aquele público irá se relacionar com aquilo que apresento para ela. Saiba mostrar os melhores conteúdos e aqueles que realmente são importantes e que irão acrescentar ou gerar interesse no público que foi alcançado.