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Cada vez mais tem se tornado indispensável criar uma presença digital para a sua marca. Com o crescente aumento de usuários na web, empresas que não estão presentes em todos os canais podem perder clientes todos os dias. Vou te dar um exemplo prático, veja só: suponhamos que você preste o serviço de assistência técnica para notebooks e smartphones. Certo dia uma pessoa resolve ir até o Google procurar exatamente pelo seu serviço e não encontra a sua empresa… supondo que essa pessoa seja um consumidor que goste de buscar várias referências ele acaba indo até o facebook para procurar mais empresas que prestem o mesmo serviço, mesmo assim ele não te encontra… Infelizmente você perderia uma possível venda pelo fato de não possuir uma boa presença digital. Mas afinal de contas, o que é exatamente uma presença digital e o que devo fazer para conquistá-la?
O que significa “presença digital”?
De forma simples e clara, presença digital é a maneira com que sua empresa se comporta dentro da internet, como ela se apresenta e como ela se relaciona com seus potenciais clientes. Por incrível que pareça, construir uma boa imagem na internet não é tão difícil quanto parece. Basta seguir alguns pontos fundamentais para que você comece a ganhar relevância, conquistar a atenção da sua audiência e colher ótimos resultados com o marketing digital. Abaixo vou te apresentar 5 coisas que você precisa e pode começar hoje mesmo no seu negócio para aumentar sua visibilidade na Web. Vamos lá?
1 – Construa um bom website:
Estou cansado de ouvir empreendedores dizendo que a “era do site” já chegou ao seu final… Só tenho uma coisa a dizer para pessoas que pensam assim: você pode estar perdendo cliente TODOS OS DIAS. O Google (maior buscador do mundo) adora sites bem estruturados e ricos em informação. Se você desenvolver um site que atenda aos requisitos do Google você tem grandes chances de conquistar as primeiras colocações nos resultados quando alguém procurar pelo seu serviço. Se eu citasse apenas essa vantagem já estaria de bom tamanho, mas além de ganhar relevância nos buscadores você ainda gera muita credibilidade para o seu potencial cliente. Uma empresa que possui um site passa mais confiança, mais relevância, mais credibilidade de mercado.
2 – Construa perfis nas redes sociais:
Já ouviu aquele famosa frase, “esteja onde o seu cliente está”? Você precisa entender quais mídias, quais canais digitais a sua persona (personagem fictício que representa o perfil de cliente ideal para o seu negócio) se encontra e construir a sua imagem dentro desses canais. Suponhamos que o seu público gasta muito tempo navegando no Pinterest ou no Facebook, consumindo conteúdo todos os dias nessas plataformas. Qual é o seu papel? Construir um perfil nessas redes e gerar conteúdos para essa audiência. Quanto mais você impactar essas pessoas, maior a probabilidade de torná-las clientes do seu negócio.
3 – Cadastre a sua empresa no Google meu negócio:
Além de ser gratuito, o Google meu negócio é um ótimo aliado para quem quer aparecer nas buscas orgânicas. Para fazer o seu cadastro é muito simples, basta acessar ao site, criar a sua conta e configurar as informações referentes à sua empresa. Adicione o máximo de informações que você puder, horário comercial, sobre a empresa, avaliações de clientes, telefone para contato, website e muitas outras.
4 – Crie um blog e gere conteúdo:
Blog e conteúdo relevante são duas palavras que precisam andar lado a lado. Quando você redige um artigo de blog é necessário lembrar que as palavras não devem ser escritas meramente para preencher espaço. Um bom conteúdo de blog deve resolver problemas e tirar dúvidas que a sua persona tenha. Vamos voltar ao exemplo da assistência técnica de smartphone: quais problemas as pessoas enfrentam com seu smartphone? Como deixar o celular mais rápido? Como evitar que a bateria vicie? O que fazer caso o celular caia na água? Enfim, são inúmeras possibilidades de conteúdo… Não fique com medo de entregar uma solução para o seu potencial cliente, pois quanto mais você ajuda, mais espaço você ganha na mente dele, isso significa que no momento da compra há grandes chances dele comprar de você.
5 – Seja constante e tenha regularidade:
Não adianta nada você criar suas páginas nas redes sociais, criar um blog e não ter regularidade na geração dos conteúdos. Não há problema algum caso você não tenha de criar todos os dias, desde que você se organize e mantenha uma constância, ou seja, de x em x dias você parar, pensar e dedicar um tempo para alimentar a sua audiência. Para criar um relacionamento com o seu público você precisa estar presente sempre e não apenas uma vez. É impossível ele lembrar da sua empresa se você não estiver constantemente e regularmente “aparecendo”.
Conclusão:
Agora que você já sabe como fazer para garantir a sua presença digital e aumentar a sua visibilidade na internet que tal aplicar esses conceitos? Se você já está aplicando, meus parabéns. Está aplicando e ainda não conquistou os resultados esperados? Não se preocupe, sempre é possível melhorar. Quer aprender mais sobre marketing digital? Cadastre-se no formulário para receber nossos conteúdos exclusivos.