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Com certeza, você já ouviu falar sobre a importância de escolher uma boa agência de marketing digital para os negócios no mundo de hoje, principalmente durante e após a pandemia.
Afinal, existe algo mais frustrante que conhecer as vantagens do marketing digital, mas não saber como utilizá-lo em prol da sua marca?
Às vezes por falta de tempo, de equipe ou não saber por onde começar. Até mesmo acredita que ainda não chegou a hora de investir em marketing digital, pois o investimento será muito alto… calma, essas são algumas das dúvidas que a maioria das empresas têm.
Mas, e aí? Será que o seu negócio precisa de uma agência de marketing digital? Como escolher uma boa agência de marketing digital?
Antes de decidir ou ficar louco(a) com todos esses questionamentos, confira o nosso conteúdo de hoje sobre o conceito, mais aprofundado, de uma agência de marketing digital!
O que é uma agência de marketing digital?
O primeiro ponto que você precisa compreender: o que realmente é uma agência de marketing digital?
Em resumo: elas executam os projetos das marcas que desejam colocar em prática a metodologia e estratégias do marketing digital.
Vale ressaltar que nem todas as agências trabalham da mesma forma e oferecem os mesmos serviços. Algumas participam de todo o projeto, desde o desenvolvimento da estratégia até a execução. Outras possuem um perfil mais vertical, ou seja, se aprofundam em determinada parte do processo, como: mídia paga, conteúdo, redes sociais e entre outros exemplos.
Depois de conhecer um pouco mais sobre o conceito de uma agência de marketing digital, é importante fazer os seguintes questionamentos, baseados em seu negócio:
Marketing digital: internalizar ou terceirizar o serviço?
A internalização da metodologia e estratégias de marketing digital é considerável se for escalável. Do contrário, o que adianta criar um planejamento espetacular de conteúdo, se não será seguido à risca? Caso haja a probabilidade de isso acontecer, é melhor optar pela terceirização de alguma ação, ou seja, a contratação de uma boa agência de marketing digital.
Afinal, gerir uma área que não está dentro do seu leque de especialidade, pode se transformar em um grande problema, além de ser um ramo complexo demais para ser aprendido em pouco tempo e colocado em prática para gerar bons resultados a curto prazo.
A única vantagem de internalizar o serviço é que ter especialistas integrados na sua equipe de marketing e vendas pode acelerar a execução das estratégias digitais. Mais controle, porém menos especialização.
Corro algum risco ao internalizar essa tarefa?
Qual é a parte central do seu negócio? Ou seja, as atividades que são essenciais? Quanto tempo você perde lidando com esses assuntos?
A contratação de um agência de marketing digital pode auxiliar para que uma empresa não perca o foco.
Por exemplo, se a sua equipe de marketing e vendas já necessita de muitos cursos e constantes atualizações para acompanhar as evoluções do mercado e fechar bons negócios, incluir na rotina uma série de novas tarefas pode acabar prejudicando.
A contratação de uma agência de marketing digital irá facilitar ou dificultar?
O dever da agência de marketing digital é ser uma facilitadora para o seu negócio, contribuindo com o crescimento e visibilidade dos seus produtos e serviços.
Se a decisão de implementar um outsourcing já foi tomada, confira algumas questões que vão te ajudar na escolha de uma boa agência de marketing para levar o seu negócio ao topo através das melhores estratégias digitais.
Como escolher uma boa agência de marketing digital?
Confira abaixo as 9 questões que todo empresário deveria responder antes de escolher e contratar uma agência de marketing digital.
A escolha correta irá trazer resultados surpreendentes e proporcionar o crescimento que você espera para o seu negócio.
Para garantir que não cometa erros, responda os questionamentos a seguir antes de optar por um ou outra agência de marketing digital:
1. O meu negócio necessita de uma consultoria ou agência de marketing digital?
Primeiramente vamos explicar a diferença essencial entre essas duas possibilidades:
As agências analisam e executam X os consultores analisam e orientam.
Ou seja, o consultor avalia todo o contexto, identifica os problemas e propõe soluções. Já a agência de marketing digital cuida de tudo, desde a identificação até a resolução.
2. A sede da agência está próxima?
É possível desenvolver todo o trabalho (desenvolvimento de personas, criação de conteúdo e envio de materiais para aprovação) sem reuniões presenciais (durante e após a pandemia)?
Compreender como acontece o gerenciamento de comunicação da agência de marketing digital é crucial.
3. Quais são os serviços oferecidos pela agência?
Algumas agências já nasceram no ambiente online. Outras se adaptaram, partiram do serviço tradicional ao universo digital recentemente. Umas prestam serviços para grandes empresas, outras para pequenos e médios negócios. Podem trabalhar em várias frentes e possuir um conhecimento geral, ou serem focadas em um nicho de especialização, como: vendas ou métricas.
Entender a capacidade de uma agência de marketing digital, a partir dos serviços prestados, é analisar até onde vocês poderão avançar juntos.
4. Quais os cases de sucesso desta agência?
Cases de sucesso demonstram o conhecimento e potencial que a sua possível escolha de agência de marketing digital tem acerca do mercado que você atua. Este é o melhor argumento de venda deste setor.
Além disso, esse conhecimento pode trazer agilidade na relação entre a empresa e a agência e velocidade aos resultados.
5. Qual o nicho de especialização da agência?
Na hora de contratar uma agência de marketing digital avalie o trabalho desenvolvido para os clientes do mesmo segmento.
6. Qual o ticket médio?
Sempre tenha em mente o quanto deseja gastar na contratação dos serviços de marketing digital. E saiba que investir neste segmento é estar à frente dos concorrentes, ou no mínimo, se igualar aos poucos.
Desse modo, quando procuramos por uma agência de marketing digital precisamos entender quais serviços eu quero para a minha empresa e quanto vou precisar investir para obtê-los?
7. Qual o prazo do contrato?
Sempre devemos optar pela agência de marketing digital que possui um objetivo traçado. Normalmente, elas trabalham com um tempo mínimo de contrato para que as ações comecem a trazer resultados. Aliás, não é aconselhável contratações com menos de 6 meses.
Além disso, a agência deve estar preparada para eventos temporais (que possuem data limite) e para gerar oportunidades de vendas e capitalizar o negócio, pensando sempre a longo prazo, estratégias conhecidas como Inbound Marketing.
8. Qual o porte da agência?
Quantidade não significa, exatamente, qualidade. As agências de marketing digital menores podem garantir exclusividade e por outro lado, as maiores têm uma capacidade produtiva maior.
9. A agência possui parcerias e certificações de marketing?
Certificações nas mais variadas áreas do marketing geram credibilidade para as agências, por exemplo:
– Google Partner: selo de certificação de agências parceiras do Google.
Através de treinamentos e recursos, essas agências de marketing digital possuem profissionais capacitados nas mais diversas áreas e podem entender mais sobre a presença online dos seus clientes.
Além de apoio do time de consultores, ofertas promocionais, networking profissional e ficam por dentro de pesquisas e tendências da indústria. Ou seja, são especialistas em gestão de campanhas e estratégias digitais.
– Parceiro Resultados Digitais: possuem um programa diferenciado para usar o RD Station com os próprios clientes.
Confira o Marketplace da RD
Você sabia que clicando neste link você encontrará todas as agências e consultorias certificadas em um só lugar?
É isso mesmo, essa plataforma dá suporte às empresas que desejam implementar estratégias de marketing. São diferentes agências e consultorias, cada uma com um perfil, uma especialidade e um tamanho, disponíveis em todo o nosso país.
Não perca tempo, descubra agora mesmo qual a melhor agência de marketing digital para a sua empresa!
E tenha certeza que se ela está presente nesta lista, possui certificação de Marketing Digital da Resultados Digitais, portanto é especialista em Inbound.
Se você conferiu o link, com certeza já deve ter visto a Inout Digital por aí, afinal, ela é a única parceira Gold da RD Station na cidade de Piracicaba!
Gostou do conteúdo?
Depois de ler todo o conteúdo de hoje e conferir nossas dicas valiosas, você com certeza já sabe o que deseja para a sua marca e como escolher uma boa agência de marketing digital para o seu negócio.
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Esperamos que tenha gostado da leitura e até o próximo post!