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Um plano de marketing digital bem elaborado e completo pode trazer o sucesso para um negócio. Você deseja aprender a fazer esse planejamento de estratégias para a sua empresa?
Afinal, nos dias de hoje uma empresa que não está presente no ambiente digital não cresce, isto é fato. A internet é onde novos potenciais clientes encontram o seu negócio e utilizam para se comunicar com a marca. Por isso, um plano bem elaborado é mais do que essencial.
O marketing mudou rapidamente nos últimos anos, panfletos, outdoors e propagandas na televisão já são meios ultrapassados de comunicação. Para estar realmente próximo do público-alvo, é preciso estar na internet.
A maioria das pessoas possui acesso à internet 24h por dia, bem na palma de suas mãos. Ou seja, estamos sempre conectados. Por isso, reforçamos que divulgar uma empresa na internet, é fundamental para o crescimento da mesma.
Neste conteúdo, você vai conhecer tudo o que precisa para elaborar um plano de marketing digital completo para o seu negócio.
Não deixe de vender, continue a leitura e confira as melhores dicas para garantir o sucesso do negócio!
O que é um plano de marketing digital?
Antes de criar um plano de marketing digital, você precisa entender completamente o que é.
O plano de marketing digital é um documento que possui informações chaves para sua empresa. O foco desse documento são as ações, então ele deve ser direto e objetivo. Elaborá-lo corretamente vai te trazer muitos benefícios.
Neste documento você vai:
- Definir a persona;
- Conhecer melhor o seu público-alvo e entender como alcançá-lo;
- Registrar metas e objetivos realistas para determinados períodos de tempo;
- Detalhar as estratégias que serão aplicadas para alcançar essas metas;
- Analisar os concorrentes;
- Identificar as desvantagens e vantagens competitivas em relação aos concorrentes;
- Criar um panorama claro que permita enxergar onde a empresa está no mercado em relação a competição;
- Definir as ferramentas que serão utilizadas;
- Justificar investimentos;
- Visualizar com mais clareza o funil de vendas;
- Obter um mapeamento completo das ações, facilitando relatórios e avaliações de desempenho e definição de futuras estratégias;
- Concentrar a informação em apenas um lugar, o que ajuda na organização e comunicação da equipe.
Importância de um plano de marketing digital
O universo online é amplo e variável são muitas opções disponíveis e está em constante dinamismo, portanto se planejar e ter um bom plano de marketing digital é fundamental para garantir o sucesso e o investimento certo, para que não perca dinheiro, vendas ou credibilidade.
O planejamento também possibilita melhores argumentos para a negociação de investimentos e apresentação de projetos, pois quando você tem um plano de marketing digital completo em mãos, é capaz de projetar resultados e apresentar argumentos a favor das ações.
Como fazer um plano de marketing digital completo
Agora que você já sabe detalhes do que é plano de marketing digital e qual a sua importância para garantir o sucesso da sua empresa, confira a seguir as etapas que precisam definir para prosseguir.
O planejamento de marketing digital pode ser feito para divulgar uma marca, um produto, um serviço ou para fidelizar os clientes, por exemplo. Ele é como uma bússola, que orienta as ações estratégicas para que a empresa atinja os resultados desejados.
Qualquer plano de marketing digital eficiente deve começar pela pesquisa e ser concluído pela análise de resultados.
Chegou a hora da prática, vamos lá?
Primeiro de tudo: pesquisa
Essa deve ser a primeira etapa do plano de marketing digital, porque não basta apenas supor o objetivo que sua empresa precisa cumprir, mas também observar as oportunidades externas e internas.
É essencial entender o cenário em que atua e se atentar aos objetivos dos concorrentes do segmento. Além de analisar como as empresas estão conquistando o seu espaço na internet.
Lembre-se também de estudar quem é o seu público para poder direcionar sua comunicação da forma mais consistente possível. Suas ações de marketing devem se adequar à linguagem dessas pessoas, entender e atender as suas dores e necessidades.
A pesquisa para elaboração de um plano de marketing digital envolve uma série de definições e análises:
- Definição das metas;
- Definição da persona;
- Análise da jornada do cliente;
- Análise SWOT;
- Análise competitiva do mercado.
Planos de ação
Vamos aos detalhes sobre uma série de definições que vão qualificar o seu planejamento de marketing digital:
- Definição de metas;
- Definição dos KPIs (indicadores chaves);
- Definição dos profissionais envolvidos;
- Definição das principais estratégias;
- Definição do cronograma de execução.
Quais são as estratégias de marketing digital?
Chegou a hora de conhecer as estratégias de marketing digital para definir quais devem estar presentes em seu plano para garantir o sucesso do seu negócio:
- Estratégias de branding: Esse ponto é importantíssimo para empresas de qualquer segmento. Pois se refere a identidade da sua marca, ou seja, como o consumidor enxerga o seu negócio.É essencial diferenciar sua marca para se destacar da concorrência.
- Estratégias de tráfego orgânico: possibilitam a melhor captação de leads, maiores taxas de conversão e transmitem mais autoridade para a marca, pois o cliente que chega de forma orgânica é aquele que encontrou naturalmente na sua empresa uma solução para sua dor ou problema.
- Estratégias de produção de conteúdo: para conquistar tráfego orgânico, é preciso ter um bom site e disponibilizar conteúdos de qualidade, pois, normalmente, o consumidor está atrás de instruções, soluções, tutoriais, informações e notícias, quando esbarra em algum produto que o interessa.
- Estratégias de redes sociais: é onde a maioria dos consumidores estão presentes. As postagens precisam estar sempre alinhadas com os últimos acontecimentos e tendências da internet e do mundo. É preciso oferecer conteúdo variado e relevante, como: dicas, tutoriais, vídeos e imagens. Entender qual o público mais gosta de ver e mantê-lo, desde que sejam relevantes à marca e ao segmento de atuação.
- Estratégias de e-mail marketing: primeiramente, pergunte ao consumidor se ele deseja receber e-mails da empresa. Se a resposta for positiva, evite o envio diário, a frequência muito alta pode irritar o usuário. Procure se limitar a newsletters semanais, quinzenais ou em datas comemorativas, mas não esqueça de informar sobre grandes promoções e marcos da empresa. Além disso, disponibilize um link visível para o cancelamento da inscrição em todos os e-mails.
- Estratégias de tráfego pago: essas estratégias são importantíssimas para o marketing digital, pois muitos novos clientes podem chegar a sua empresa através dos anúncios. O planejamento dessas campanhas deve ser feito com muito cuidado. Considere: seu público-alvo, as hashtags, as palavras-chaves, páginas curtidas e buscas recentes em e-commerce. O retorno sobre o investimento (ROI) te ajudará a determinar resultados e saber onde continuar investindo.
- Estratégias de infoprodutos: podem ser vendidos, mas também podem ser conteúdos gratuitos, como: e-books (livros digitais), guias, ferramentas, modelos prontos de planilhas e formulários, vídeo aula e muito mais.
- Estratégias de growth hacking: um conjunto de estratégias de marketing digital voltadas para resultados rápidos, que consiste em encontrar brechas ou truques (hacks) para impulsionar o crescimento de maneira criativa. Por isso, nesse ponto do seu plano de marketing digital, aproveitar o momento é fundamental.
Como elaborar o plano de marketing digital do seu negócio
Para isso, basta seguir todas as dicas deste conteúdo e registrar todas as informações em um documento. O plano de marketing digital, geralmente, tem formato de um relatório.
Comece hoje mesmo a incluir essas informações em um documento e personalize com a cara do seu negócio.
Estrutura
O plano de marketing digital deve ser dividido em algumas etapas diferentes, para auxiliar na organização, execução e apresentação. Confira:
Pesquisa
- Quais são os objetivos?
- Qual é o cenário do mercado?
- Quem é o público-alvo?
- Quem são as personas?
- Quais são as métricas que serão utilizadas?
- Quem é a concorrência?
- Em que dados foram baseadas as decisões apresentadas?
- Quais são as metas e resultados esperados?
Estratégias de ação e planejamento
- Como é composta sua equipe?
- Quais serão os canais utilizados?
- Qual será a estratégia de conteúdo?
- Como as estratégias conversam com o branding?
- Qual será o formato usado para o conteúdo?
- Quais serão as medidas de SEO adotadas?
- Qual será a estratégia de investimento em anúncios e parcerias?
- Quanto a campanha gastará no total e mensalmente?
- Como os resultados dessas ações serão monitorados?
- Quais os cronogramas associados a essas ações?
Execução
- Relatórios em tempo real de acompanhamento das ações;
- Projeções de metas e gastos;
- Campanhas em execução no momento;
- Projetos de melhorias e aprimoramento.
Se precisar incluir mais alguma informação, insira em uma dessas três etapas principais.
E aí, gostou do conteúdo sobre como fazer um plano de marketing digital?
Com esse documento, você já tem em mãos tudo o que precisa sobre a elaboração, montagem e execução de um plano de ações de marketing digital de sucesso.
Além de facilitar a elaboração de relatórios, o acompanhamento dos resultados e a boa comunicação entre os diferentes setores da empresa.
Se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.
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Aproveite para deixar sua opinião sobre o assunto e contar o que você acha mais importante no plano de marketing digital para garantir o sucesso do seu negócio.
Esperamos que este conteúdo seja muito útil para a sua marca.
Comece agora mesmo a se planejar e aguarde os melhores resultados…
Até breve!