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A estratégia de e-mail marketing nada mais é que o processo de enviar mensagens com fins comerciais para a caixa de entrada de um grupo de contatos obtidos pela sua empresa na internet, através de formulários em seu site.
Essas ações podem ser utilizadas como métodos de fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com aqueles que já são clientes e com aqueles que ainda podem ser.
Esse canal de comunicação direta com o usuário é uma ferramenta inigualável que pode trazer resultados muito efetivos para o seu negócio.
Além disso, é possível segmentar as suas listas de destinatários seguindo diversos fatores, por exemplo: taxa de abertura dos e-mails, respostas, downloads de um material rico da sua marca e entre outros.
Como construir uma lista de destinatários da sua estratégia de e-mail marketing
O primeiro passo para garantir o sucesso de uma estratégia de e-mail marketing é construir a sua lista de destinatários, ou seja, conquistar os contatos das pessoas que receberão e se interessarão realmente pelo seu conteúdo, produtos e serviços.
Não tem nenhuma ideia de como fazer isso? Vamos te mostrar algumas dicas, confira a seguir:
Primeiro passo para construir uma lista de e-mail marketing:
Pesquise as opções, escolha e defina um bom software para gerir as suas listas.
Segundo passo para construir uma lista de e-mail marketing:
Desenvolva uma promoção incrível, isso mesmo, crie uma oferta especial e envie informações aos seus potenciais clientes como uma newsletter, desconto ou conteúdo rico sobre a sua marca.
Terceiro passo para construir uma lista de e-mail marketing:
Esse passo é muito importante para conquistar os contatos dos potenciais clientes, que já obtiveram certo interesse em seus produtos e serviços. Para isto é necessário inserir formulários de inscrição dentro do seu site ou blog.
Quarto passo para construir uma lista de e-mail marketing:
Após desenvolver a persona, definir o tom de voz para a sua marca: crie mensagens cativantes de acordo com o que descobriu que seu público gostaria de receber. Por exemplo, soluções, inovações, informações relevantes e respostas para suas dores, dúvidas e problemas.
Tipos de e-mails marketing que você pode desenvolver
E-mail é um dos canais de comunicação mais antigo dentro da internet, que proporciona manter contato com clientes e potenciais clientes, além de possibilitar estreitar o relacionamento.
Esse meio é uma forma bilateral de comunicação, ou seja, os usuários que receberem seus e-mails podem respondê-los.
Por isso, existem diversos tipos de mensagens que você pode enviar para cada usuário, dependendo da etapa em que ele se encontra dentro da jornada de compras, pois cada e-mail marketing pode ter uma intenção diferente em relação aos seus leads.
E-mail marketing informacional
Esse tipo de e-mail marketing tem como objetivo transmitir e divulgar uma informação considerada importante e de relevância para a sua lista de contatos.
Por exemplo, se possui alguma notícia em primeira mão, ou precisa divulgar algum evento ou ação específica, e-mails informacionais são ideais para essas estratégias.
Geralmente, esse tipo de e-mail marketing é mais curto, para enviar o máximo de informações o mais rápido possível.
Se necessário, até mesmo, no próprio título da mensagem.
E-mail marketing de nutrição
O e-mail marketing de nutrição é aquele que influencia o leitor a tomar uma ação específica dentro do blog ou site da sua empresa.
Em determinadas situações, a jornada de compra do seu cliente pode demorar mais do que gostaria. Por isso, essa estratégia de nutrição de leads pode acelerar este processo e tornar sua base de contatos mais preparada para o momento da tomada de decisão (ou seja, na hora de finalizar a compra e gerar conversão).
Mensagens deste tipo também devem ser objetivas e levar o usuário diretamente da caixa de entrada para o seu domínio, oferecendo conteúdos que o instiga a prosseguir no funil de vendas.
E-mail marketing educacional
Essa estratégia de e-mail marketing deve ser a mais usada pela sua empresa. Ou seja, deve ser a maior parte dos conteúdos que envia, pois este material é justamente aquele focado em solucionar os problemas e as dúvidas dos usuários.
E no fundo, essa é a principal razão pela qual eles assinam o seu conteúdo.
Uma ótima forma de utilizar essa técnica é enviar posts relevantes, materiais relacionados aos seus produtos e serviços que foram previamente selecionados pela sua equipe, conteúdo exclusivo e o que mais a sua audiência busca encontrar em sua marca.
E-mail marketing transacional
Essa estratégia de e-mail marketing, que sugere uma transação ou oferta, é muito importante, mas deve ser usada com sabedoria para que os usuários não percebam nenhum exagero.
Uma solução é manter a base de contatos sempre organizada, somente com a presença de usuários que realmente são considerados personas.
Além disso, devem ser focados na conversão, o que define o tom de voz da mensagem, um call to action bem definido e um link direto.
Newsletter
Newsletters são um tipo recorrente de mailing. Ao assiná-lo, o usuário espera que suas mensagens cheguem com uma determinada frequência.
Você pode usar essa estratégia de e-mail marketing para ofertar conteúdos, divulgar materiais, escrever mensagens e dialogar com a sua base.
E aí, gostou do conteúdo sobre como obter sucesso através das estratégias de e-mail marketing?
Neste conteúdo, você conferiu algumas dicas para dar os primeiros passos para obter sucesso através das estratégias de e-mail marketing.
Planeje as campanhas de olho na persona, execute os envios conforme as boas práticas, para não irritar ou cansar o usuário, a ponto de cancelar a assinatura. Além disso, avalie os resultados e otimize sempre os e-mails.
Se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.
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Esperamos que tenha gostado da leitura.
Já está na hora de começar a sua estratégia de email marketing… aproveite e bora lá!
Nos vemos em breve!