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Reels é um novo recurso do Instagram, que permite gravar, editar e publicar vídeos criativos de 15 a 30 segundos (formato curto), como o TikTok. Os conteúdos compartilhados são adicionados ao seu feed e, possivelmente, a aba Explorar/busca do aplicativo.
Esse novo recurso é semelhante ao Instagram Stories, porém com algumas diferenças relevantes. Por exemplo, o Reels possui um amplo leque de ferramentas de edição de vídeo, áudios, efeitos, controle de velocidade e cortes. O que permite alinhar e combinar vários pequenos clipes, para criar transições contínuas, criativas e interessantes.
Se o perfil do criador do conteúdo for público, os vídeos do Reels podem ser compartilhados na aba Explorar/busca do Instagram. Essa ação contribui para que as pessoas que ainda não te seguem, possam encontrar o seu conteúdo e se identificar.
Além disso, você pode adicionar áudios originais ao Reels, que os outros usuários do aplicativo podem utilizá-los em seus próprios vídeos, mencionando e divulgando o autor, no caso: você.
Os usuários rotineiros do Instagram ou TikTok vão desfrutar e, provavelmente, se adaptar a esse novo recurso com mais facilidade. Porém, se deseja criar conteúdo de alta qualidade é importante ter um conhecimento sólido do que é ou não permitido. Neste conteúdo, vamos apresentar as características exclusivas do Reels e as suas ferramentas de criação e edição de vídeos.
Também vamos divulgar algumas dicas de Instagram Reels para perfis empresariais. Mas antes, a título de conhecimento, uma visão bem rápida e geral dessa nova ferramenta.
Instagram Reels: o que é?
Os usuários do Instagram podem, através do novo recurso: o Reels, criar e editar conteúdos criativos em vídeos curtos de até 30 segundos, além de incluir áudios e efeitos, o material pode ser compartilhado com toda a comunidade do aplicativo e outras redes sociais.
Ou seja, é possível transmitir para os nossos próprios seguidores e eles, consequentemente, podem compartilhar com a sua rede de amigos também.
Como criar um Reels: passo a passo detalhado
Criar um Instagram Reels é realmente bem fácil.
Primeiramente, você deve abrir o aplicativo Instagram em seu dispositivo móvel, tocar na sua imagem de perfil, no canto inferior direito e depois clicar no ícone “+”, no canto superior direito da tela e, finalmente, em “Vídeo do Reels” para abrir a câmera e criar.
Ao abrir, você terá seis ícones no lado esquerdo da tela:
Duração: toque para mudar a duração do seu vídeo, 15 ou 30 segundos;
Áudio: toque para selecionar a música que gostaria de reproduzir junto com o clipe;
Velocidade: toque para alterar a velocidade do seu vídeo, adicionando efeitos de câmera lenta ou avanço rápido;
Efeitos: toque para escolher um filtro salvo na sua biblioteca de efeitos dos Instagram Stories;
Retoque: toque para remover todas as imperfeições do vídeo;
Temporizador (e contagem regressiva): toque para escolher a duração do seu vídeo para que possa gravar com as mãos livres. Assim que pressionar o botão de gravação, você verá a contagem regressiva com o tempo que selecionou.
Você também pode ativar ou desativar o flash, alternar entre as câmeras (frontal e traseira) ou ir para as configurações do Instagram Stories.
Para gravar um novo vídeo, toque no botão branco com o símbolo do Reels no centro da tela. Você verá uma barra de progresso nas cores do ícone do Instagram rolando na parte superior da tela, para mostrar o seu limite de tempo. Toque no botão novamente para pausar e reiniciar a gravação.
Depois de gravar um clipe, o ícone “Alinhar” aparece para que você possa ver o trecho anterior e mover sua câmera para o local exato onde finalizou e compor o início do próximo vídeo.
Todos os clipes gravados com menos de 15 segundos aparecerão à esquerda, para que você possa excluir ou cortar. Tocar no botão da câmera novamente permite adicionar um novo trecho a sua série.
Os Reels podem possuir quantos clipes você desejar, contanto que somem no máximo até 30 segundos.
Depois de gravar todos os clipes necessários, toque na seta, localizada à esquerda do botão da câmera, para editar, cortar ou excluir o seu vídeo completo.
Ao finalizar, clique em “Concluir”, em seguida na seta, localizada à direita do botão da câmera e “Compartilhar em”.
Agora é só escrever a legenda, salvar e/ou publicar!
Como usar os vídeos da galeria no Reels?
Se você já tem vídeos salvos na galeria do seu celular que deseja transformá-los em Reels é possível. Veja como:
Abra o aplicativo Instagram, toque na sua imagem de perfil, no canto inferior direito e depois clique no ícone “+”, no canto superior direito da tela e, finalmente, em “Vídeo do Reels”.
Em seguida, toque no ícone localizado no canto inferior esquerdo da tela para acessar todo o rolo da câmera, aí é só escolher o vídeo que deseja usar e clicar.
Você poderá cortar o trecho que deseja inserir e depois apertar em “Adicionar”. Caso queira incluir outro vídeo é só seguir o mesmo procedimento. Depois de finalizar, toque na seta, localizada à direita do botão da câmera. Será possível adicionar textos, efeitos, gifs ou emojis.
Depois é só acessar “Compartilhar em”, escrever a legenda, salvar e/ou publicar!
*Observação: é possível mesclar vídeos da sua galeria com vídeos feitos na hora com a plataforma do Reels.
Ferramentas de edição disponíveis no Reels do Instagram
O Instagram Reels oferece algumas ferramentas de edição para auxiliar na criação de vídeos atrativos e superinteressantes, confira:
Áudio
Semelhante aos Stories, você pode utilizar a biblioteca de áudio do Instagram para encontrar as músicas e sons que você deseja usar em seus Reels.
Se desejar apenas um trecho específico do áudio, você pode selecionar e usá-lo em um único ou vários clipes.
Além disso, você sempre terá a opção de criar seu próprio áudio ao gravar os seus Reels. Esse som será atribuído a você e, se sua conta no Instagram for pública, outros usuários poderão criar vídeos usando seu áudio original. Divulgando assim o seu perfil e todo seu conteúdo.
*Observação: o “Áudio” ainda é novidade, então nem todas as contas do aplicativo possuem acesso a essa opção. E não tem como requisitar, apenas esperar ou tentar utilizar a conta em outro dispositivo. Pois a liberação da função depende exclusivamente do aplicativo e da sua própria rede.
Velocidade
Essa opção permite que você acelere ou desacelere os seus clipes de vídeo e de áudio, o que pode ajudar a se manter no ritmo da música ou gravar cenas em câmera lenta.
Efeitos
Assim como o Instagram Stories, você pode incluir diferentes filtros e efeitos aos vídeos do Reels, para torná-los visualmente atraentes.
Temporizador
Definir o cronômetro facilita a gravação dos clipes de até meio minuto, sem ter que manter pressionado o botão da câmera, ou seja, mãos livres. Basta definir o tempo que deseja filmar, tocar em iniciar e você verá a contagem regressiva na tela, alguns segundos para se posicionar.
Se não definir uma duração e interromper a gravação antes do limite de 30 segundos, você poderá adicionar outros clipes e alinhá-los com os anteriores, para criar uma transição perfeita.
Alinhar
O ícone “Alinhar” ajuda a criar a transição perfeita entre clipes diferentes, gravados separadamente. Você pode alinhar objetos, posições e muito mais. Dá um pouquinho de trabalho, mas é só ir mexendo que irá pegar prática. Os resultados são extremamente interessantes e criativos.
Nesse momento podemos citar como exemplo, aqueles vídeos que os criadores trocam várias vezes de roupa no meio dos Reels.
Agora que já sabemos o básico, vamos para a parte mais interessante deste conteúdo:
Como usar o Reels para favorecer o seu negócio?
O Instagram Reels é uma ótima ferramenta para aumentar o alcance dentro da plataforma, atrair novos seguidores e divulgar o seu negócio. Apesar de ser um recurso bastante novo, diversas empresas já começaram a usar e obtiveram resultados positivos.
Os vídeos criados no Reels geram:
– Curtidas;
– Compartilhamento nos Stories dos outros usuários;
– Compartilhamento via Stories entre usuários;
– Compartilhamento através do link;
– Compartilhamento com outras redes sociais;
– Podem ser salvos na galeria de favoritos;
– Além da interação entre os mais diversos usuários nos comentários.
Como os Reels estão disponíveis para qualquer pessoa ver na aba “Explorar”, se a conta for pública, até mesmo usuários que não seguem seu perfil verão o seu conteúdo, diferentemente dos Stories, que só são visíveis para os seguidores ou aqueles que acessam seu feed diariamente.
Continue a leitura, para ver algumas maneiras de atingir o sucesso usando o Reels de forma criativa e atrativa para o seu público-alvo.
Criação de conteúdo da marca para o público-alvo definido
Independentemente da plataforma que seu conteúdo está inserido, ele tem que conversar e atrair o seu público-alvo. Cada rede social tem uma personalidade, onde alguns formatos de conteúdo funcionam melhor que outros, no Reels não é diferente.
Embora muitos pensem que o Stories e o Reels sejam muito parecidos, o novo recurso oferece ferramentas de edição mais sofisticadas que podem ser usadas a favor do seu negócio, criando vídeos divertidos e enérgico, que podem ser compartilhados amplamente na aba “Explorar”, não limitando apenas aos seus seguidores.
O Reels permite que as marcas criem conteúdo de forma mais pessoal e acessível, para construir e nutrir um relacionamento com o público-alvo dentro da plataforma.
Compartilhe conteúdos educacionais, como dicas e tutoriais
Conteúdos educacionais e explicativos, como dicas e tutoriais, é uma ótima maneira de agregar valor aos conteúdos criados pelo seu perfil no Instagram, mesmo com vídeos curtos, como é o caso do Reels, isso é possível.
Faça parceria com influenciadores
Os influenciadores, sejam eles micro ou nano, recebem essa nomeação, pois são considerados influentes dentro de uma ou mais redes sociais. Ou seja, os seguidores são fãs, que os amam e por isso ouvem e confiam em suas opiniões .
Hoje em dia, diversas marcas usam, regularmente, influenciadores para promover seus produtos e divulgar seus serviços.
Crie desafios
Crie desafio, pois além de serem divertidos, geram exposição e divulgação. Fomentar estratégias para capitalizar a popularidade desses desafios e utilizar o novo recurso, Reels, para envolver e atrair os seguidores.
Reaproveite o conteúdo do seu TikTok
Se você já possui conteúdo no TikTok, redirecione seus melhores vídeos para o Instagram Reels, não é necessário criar clipes diferentes para cada plataforma.
As duas plataformas utilizam as mesmas dimensões de vídeo e, provavelmente, você irá encontrar o mesmo áudio em ambas.
Mostre seus produtos ou serviços
Essa é a utilidade mais óbvia para contas comerciais. Os vídeos curtos servem como “teaser”, para você deixar seu público animado, desperte a sua curiosidade e eles acessem seu perfil e, consequentemente, o conteúdo.
Use o Reels para alavancar o público para o seu perfil
O Instagram lançou o Reels nos Estados Unidos e outros 50 países, em agosto de 2020. E a cada dia que passa, esse novo recurso ganha mais força e apreciadores.
Além disso, dada a maturidade da plataforma e seu extenso leque de usuários, é provável que influenciadores e marcas, que já tem muitos seguidores, adotem esse formato de publicação gradativamente. Pois, é uma excelente oportunidade para estender o alcance para além dos seguidores e construir uma comunidade, antes que o recurso fique saturado.
Conforme aumenta o número de usuários do Reels, é provável que o Instagram adicione mais recursos e melhores funcionalidades, para que aqueles que estão utilizando o serviço possam colher bons resultados.
E aí, galera, bora usar o Reels?!