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Como vender mais: quando o produto que sua empresa comercializa é um serviço, é fundamental planejar cada etapa da estratégia de vendas para enfrentar os desafios únicos desse ramo.
Afinal, não basta ser uma prestadora de serviços excelente; é preciso garantir que seus clientes tenham experiências positivas.
A estratégia, nesses casos, é um pouco diferente daquela aplicada à comercialização de produtos, pois os serviços são mais abstratos e exigem habilidades especiais para “concretizar” a solução oferecida e despertar o interesse do cliente.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com 6 dicas sobre como vender mais. Também, vamos abordar alguns tópicos importantes a serem considerados no planejamento de suas ações.
Bora lá?!
Como vender mais?
Como dissemos anteriormente, a estratégia de vendas de serviços precisa ser diferente da utilizada com produtos, pois os serviços são intangíveis e exigem uma abordagem única.
Essa estratégia envolve o desenvolvimento de planos, ações e a alocação de recursos para criar propostas, negociar contratos e estabelecer parcerias. Ela é especialmente relevante no mercado B2B, de empresa para empresa.
Continue a leitura e descubra mais alguns detalhes!
4 grandes desafios da venda de serviços
Os maiores desafios da venda de serviços incluem:
- Dificuldade em encontrar o perfil de cliente ideal (PCI): para a prestadora de serviços não é tão simples quanto em outros mercados. É essencial desenvolver uma persona que descreva com precisão o público-alvo.
- Limitações da equipe de vendas: quando a equipe não recebe a capacitação necessária, os resultados são prejudicados. O papel do gestor é vital para desenvolver talentos e oferecer treinamentos adequados.
- Dificuldade em explicar o serviço: o momento da apresentação da proposta é decisivo. É importante que o vendedor, mesmo não sendo especialista técnico, consiga transmitir com clareza os benefícios do que está sendo apresentado.
- Falta de planejamento e cuidado nas propostas: tentar fechar negócio a qualquer custo pode resultar em propostas não rentáveis para a prestadora ou inconvenientes para o cliente. É fundamental planejar com cuidado e pensar no longo prazo.
Como vender mais ao desenvolver e apresentar propostas de serviços
- Reúna o máximo de informações possíveis antes de definir as cláusulas do contrato.
- Organize a proposta de forma clara e objetiva, destacando os benefícios para o cliente.
- Descreva de maneira clara e concisa o serviço oferecido, destacando os principais pontos.
- Destaque a reputação e credibilidade da empresa, incluindo certificações e testemunhos de clientes.
- Apresente de forma sucinta a essência da solução oferecida.
- Destaque os diferenciais e recursos do serviço oferecido.
- Descreva os objetivos que o cliente poderá alcançar com a contratação do serviço.
- Apresente um plano de ação detalhado, demonstrando as etapas do serviço.
- Justifique o valor do investimento, destacando os benefícios para o cliente.
6 dicas sobre como vender mais:
Dicas para vendas de serviços incluem:
- Entenda que problemas o seu serviço pode solucionar: enxergue seu serviço como uma solução para o cliente.
- Identifique e ressalte os diferenciais: destaque o que torna seu serviço único em relação à concorrência.
- Crie um perfil detalhado do seu cliente ideal: para direcionar suas estratégias.
- Faça escolhas assertivas: utilize os canais de comunicação mais adequados ao seu público-alvo.
- Adote um discurso com foco no emocional: apresente seu serviço de forma a despertar emoções no cliente.
- Ofereça um período grátis: permita que o cliente experimente seu serviço antes de tomar uma decisão de compra.
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Até a próxima!