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O CRM marketing, que é a abreviação para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é como o super-herói das vendas. Ele não só registra e organiza todos os pontos de contato entre um cliente e um vendedor, mas também faz toda a diferença na eficiência das abordagens, mantendo o histórico completo do cliente potencial.
Quando uma empresa está na fase inicial, é até possível lidar com clientes usando aquelas boas e velhas planilhas e agendas. No entanto, é quase garantido que você vai perder tempo e oportunidades no meio do caminho.
O maior pepino é que as informações mais cruciais estão espalhadas por aí, dificultando a vida na hora de compartilhar e trabalhar de maneira colaborativa.
Mas ei, não se preocupe! É aí que entra o herói da história: o CRM! No conteúdo de hoje, vamos te dar o guia completo sobre essa maravilha tecnológica que é usada por empresas de todos os tamanhos e bolsos. Pronto para dar aquele boost nas suas vendas?
Primeiramente, o que é CRM marketing?
O CRM marketing, conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um tipo de assistente pessoal para vendedores. Ele registra e organiza todos os detalhes dos contatos entre o cliente e o vendedor, ajudando a criar uma relação mais próxima.
Imagine que, quando um vendedor fala com um cliente em potencial, pode salvar no sistema informações valiosas como nome, endereço, telefone, histórico de visitas ao site e até uma descrição das conversas. Isso significa que todos os dados importantes sobre clientes, leads e oportunidades estão guardados no mesmo lugar, facilitando a vida do time de vendas. Então, fica tudo na palma da mão, pronto para ser usado na hora certa!
Qual a importância do CRM marketing?
Não, não é só uma listinha de contatos, galera! O CRM marketing é tipo o cupido dos negócios, criando laços com os clientes e dando a eles a melhor jornada de compra. É tipo o match perfeito, sabe?
Além de colocar ordem no dia a dia, o CRM ajuda a chegar ao público de forma mais certeira. Na próxima ligação, o vendedor terá todo o histórico de conversas anteriores na mão para auxiliar em qualquer tomada de decisão.
E o melhor? Não é uma estratégia difícil e cara de implementar. Hoje em dia, tem plataformas de CRM com preços acessíveis e fáceis de usar.
Quais os tipos de CRM marketing?
Quando falamos de CRM marketing, temos duas opções: local ou na nuvem. A escolha moderna e prática é a segunda, sem precisar investir em servidores ou ter uma equipe de TI no local para manutenção.
Continue a leitura e confira mais algumas informações!
CRM na nuvem x CRM local
Com o software na nuvem, você acessa seus dados de qualquer navegador ou dispositivo móvel. Trabalhe de forma colaborativa, onde quer que esteja, apenas com um usuário e senha.
A segurança é garantida, pois seus dados ficam em servidores espalhados pelo mundo. Atualizações automáticas e redução de custos são apenas algumas das vantagens adicionais.
Diga adeus às anotações desorganizadas! Com informações de clientes potenciais na palma da mão, sua equipe de vendas se torna mais produtiva e eficiente. Simplifique e acelere seu processo de vendas!
Quais os benefícios de um CRM marketing?
Confira as principais vantagens de adotar uma ferramenta de gestão de relacionamento:
1.Mantenha o processo comercial em ordem e sob controle!
Organize suas vendas, rastreie o funil em tempo real e tenha uma visão nítida de cada etapa da negociação. Dessa forma, é fácil direcionar seus esforços para fechar ainda mais negócios!
2.Todas as informações e dados acessíveis em um só lugar!
No CRM, os dados ficam todos juntos, organizados em um cantinho só. Assim, todo mundo na empresa pode ter acesso e achar o que precisa num piscar de olhos, tudo lá na mesma plataforma. Não é só e-mail e telefone, não! Tem até o histórico completo de interações anteriores e o que já compraram.
E olha só, os líderes têm uma vista panorâmica da empresa toda. É uma vantagem que permite tomar decisões embasadas e inteligentes, levando em conta as diversas áreas.
3.Vendas mais frequentes, inteligentes e rápidas!
Com o CRM, os vendedores têm o controle total das vendas! Imagine integrar email, calendário e automação de marketing, evitando perder tempo pulando entre diferentes ferramentas.
No CRM marketing é possível construir ainda um processo de vendas simplificado, com um guia passo a passo para fechar negócios rapidinho e encurtar o ciclo de vendas.
4.Venda personalizada e como foco no cliente!
Com todas as informações centralizadas: os vendedores vão acertar em cheio nas oportunidades de negócio no momento certo. O CRM marketing não só reúne dados, mas também prevê as vontades dos clientes antes mesmo de eles falarem.
5. Descubra por que está perdendo vendas!
Identificar os pontos fracos do seu produto ou serviço, onde a lábia do time de vendas vacila e como a concorrência está te atropelando, é o caminho para ajustar as velas e voltar com tudo pro jogo.
A boa notícia é que as ferramentas de CRM marketing registram todos os motivos pelos quais o negócio não foi pra frente. E é possível criar um plano de ataque personalizado para cada motivo. Estudar a fundo e botar a mão na massa em cima dessas razões pode ser o turbo que as suas vendas tão precisando.
6.CRM marketing auxilia na fidelização dos clientes!
Com todas as informações armazenadas no sistema, você pode entregar produtos que realmente interessam ao cliente, criar campanhas de marketing direcionadas, acertar em cheio o momento certo para fazer contato e oferecer promoções, sem falar na chance de proporcionar um atendimento super personalizado.
Quando implementar uma ferramenta de CRM marketing?
Agora que você já está por dentro das vantagens e benefícios que o CRM marketing pode proporcionar ao seu negócio, é natural que surjam algumas perguntinhas: “Será que tá na hora de adotar essa ferramenta?” ou “Isso é mesmo para o meu negócio?”.
A verdade é que todas as empresas, não importa o tamanho, setor ou quão complicadas são as vendas, têm potencial para tirar proveito desse recurso.
Mas se a indecisão ainda estiver pairando sobre você, dê uma olhadinha nestes pontos a seguir:
1.Quando você está vendendo pouco
Para conquistar mais clientes é importante conhecer em qual ponto da jornada cada prospect se encontra, o que permite fazer uma abordagem mais certeira.
2.Quando o processo de vendas não está bem alinhado
O trabalho fica mais complicado e os custos aumentam. Além disso, é necessário mais tempo para responder às dúvidas dos clientes.
3.Quando você toma decisões com base em dados pouco precisos
Com relatórios imprecisos, é complicado descobrir em quais pontos a sua empresa está acertando e em quais está falhando para fazer as mudanças necessárias.
Descubra como o CRM marketing pode ser o parceiro perfeito para o sucesso do seu negócio
O CRM marketing adequado às características da empresa é essencial para impulsionar as vendas.
Existem opções que se encaixam perfeitamente em qualquer tamanho de equipe, desde soluções ágeis para times menores até ferramentas mais robustas para organizações de maior porte. Ao considerar um CRM, é crucial ficar de olho em recursos como automação, integração e personalização.
A integração com outras ferramentas, como ERP, controle financeiro e automação de marketing, é essencial para economizar tempo para a equipe de vendas. Certifique-se de que o CRM escolhido oferece a conectividade necessária.
Não esqueça de preparar sua equipe para essa transição. Avalie as necessidades da sua empresa, estruture o processo de vendas e forneça treinamentos adequados. Lembre-se de que o sucesso do CRM está nas mãos da equipe e na dedicação em seguir os processos estabelecidos.
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Até a próxima!