Índice
Um dos maiores objetivos de toda empresa é fidelizar a base de consumidores, para que eles sempre recorram a sua marca quando necessitam de um determinado produto ou serviço.
Porém atingir esse objetivo não é um processo simples, é necessário investir no relacionamento e conexão com a base de consumidores, sobretudo através do marketing de fidelização.
Se você ainda não sabe como fidelizar a base de consumidores da sua empresa, entenda agora como funciona o marketing de fidelização e conheça algumas ações que podem proporcionar uma boa experiência para o seu público.
Por que investir em marketing para fidelizar a base de consumidores?
Conquistar novos clientes é essencial, mas fidelizar a base de consumidores atual é ainda mais poderoso.
Afinal, os clientes que já consomem da sua marca são os maiores responsáveis pelos ganhos financeiros da empresa.
Confira mais algumas vantagens de estreitar o relacionamento com aqueles que já conhecem o seu negócio:
Redução de custos
Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Além disso, as chances de concluir a venda são ainda maiores.
Ao vender para um cliente que conhece e confia em sua empresa, a aquisição de um novo consumidor deixa de ser um custo e passa a ser lucrativo, principalmente nos quesitos tempo e esforço.
Aumento dos lucros
Fidelizar a base de consumidores significa retê-los pautado na experiência, ou seja, negociações que não são baseadas em preços, mas, no valor que a marca agrega na vida do cliente.
Quando um cliente tem uma boa experiência com uma empresa, é mais vantajoso investir em novas soluções dessa mesma organização.
Além de facilitar a venda, essa base de consumidores fidelizada indicaria a empresa para outras pessoas.
Mas afinal, o que é marketing de fidelização?
O marketing de fidelização ou loyalty marketing é o mesmo que manter um relacionamento com cliente focado em transformar eventuais consumidores em recorrentes.
Com o principal objetivo de fortalecer o relacionamento, fazendo com que eles continuem consumindo, aumentando, consequentemente, a receita da empresa.
Essa fidelização acontece somente após uma série de ações e práticas que fortalecem e estreitam o relacionamento entre o cliente e a empresa.
3 ações práticas para fidelizar a base de consumidores:
Agora que você já sabe um pouco mais sobre marketing de fidelização e conheceu as vantagens e os motivos para fidelizar a base de consumidores, confira abaixo 3 ações práticas que você deve implementar em sua empresa para ajudar e fazer toda a diferença:
Invista em uma comunicação personalizada com a sua base de consumidores
A personalização pode parecer uma atitude simples, mas é um grande diferencial quando falamos em fidelizar a base de consumidores.
O cliente sente que ele é importante, único e especial para o seu negócio.
Lembre-se de gerar valor ao consumidor e estabelecer uma conexão com ele.
Invista em um setor de customer marketing para o seu negócio
Estabelecer um relacionamento com a sua base de consumidores é o passo essencial para fidelizá-los.
O customer marketing cuida exatamente dessa parte, ou seja, proporcionar a melhor experiência para os clientes atuais, para eles continuarem investindo em sua marca.
Mantenha sua base atualizada com assuntos relevantes: informações sobre novos produtos, ferramentas, promoções, etc.
Estreitando o relacionamento entre cliente e empresa, você potencializa as chances de transformá-los em verdadeiros fãs e retê-los por muito mais tempo.
Desenvolva um programa de fidelidade
Ofereça benefícios para que o cliente volte a comprar da sua marca, utilize o programa de vantagens como uma ação para estreitar o relacionamento e potencializar as vendas.
Gostou do conteúdo sobre como fidelizar a base de consumidores?
Depois de ler esse conteúdo, você já deve ter notado a importância de fidelizar a base de consumidores, afinal essa estratégia apresenta diversos benefícios para potencializar as vendas da sua marca.
Agora que você entendeu o potencial do marketing para fidelizar clientes, chegou a hora de fortalecer o relacionamento entre a sua empresa e seus consumidores.
Se restou alguma dúvida, agende uma visita com o nosso pessoal acompanhada de um cafezinho.
Para estar sempre antenado nas novidades sobre o digital, além de assuntos relevantes sobre marketing, convidamos você a acompanhar as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) e blog.
Esperamos que tenha gostado da leitura.Pronto(a) para colocar nossas estratégias em prática e fidelizar a base de consumidores?