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Denominamos de marketing indireto toda ação voltada que expõe a marca, a fim de fomentar a venda de produtos ou serviços, em canais que não são destinados a objetivos comerciais.
Uma coisa podemos afirmar: o marketing indireto coloca sua marca em posições privilegiadas, o que pode gerar interesse imediato e mais engajamento.
Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura do conteúdo de hoje!
Vamos lá?!
Objetivo principal do marketing indireto
O marketing indireto é essencial para consolidar a autoridade da marca.
Essa estratégia é indicada para todo tipo de negócio, mas funciona ainda melhor para empresas já conhecidas.
Vantagens do marketing indireto
O marketing indireto tem poder de penetração (fica na cabeça das pessoas) muito maior se for bem aproveitado.
O sucesso de uma marca é medido pelo que acontece nos momentos em que ela não está sendo divulgada.
Essa estratégia é a melhor maneira de se conquistar corações e mentes porque, em geral, ele está associado a conteúdos de valor sentimental e simbólico.
Conheça três bons motivos para apostar no marketing indireto
Além de todas as vantagens que já citamos acima, citamos os três principais motivos para te convencer a apostar no marketing indireto. Confira:
É uma ótima forma de branding
Aumenta o valor da marca, associando-a a ideias, conceitos e modos de ser, pensar e agir.
Valores mais acessíveis
A melhor maneira de fazer esse tipo de marketing é a conhecida propaganda boca a boca. Mas, para obter sucesso com essa estratégia é preciso uma boa reputação, atendimento impecável e, claro, produtos e serviços de qualidade.
O retorno vem em forma de maneira espontânea, através dos próprios clientes fiéis.
“Quem não é visto não é lembrado”
Marcas são construídas ao longo de anos, é um processo contínuo.
O marketing indireto é fundamental nesse sentido, porque ele gera visibilidade onde não se espera, mas de modo natural.
Uma marca associada a valores proporciona credibilidade.
Atenção: saiba onde o marketing indireto está presente
O tempo todo somos influenciados por ações de marketing indireto.
Conheça as principais:
- Filmes,
- Séries,
- Novelas,
- Vídeos na internet,
- Parceria com influenciadores digitais
- Camisas de clubes,
- Ações promocionais em estádios,
- Backdrops em eventos,
- Jogos.
Descubra como utilizar o marketing indireto na sua empresa
Destacamos três passos fundamentais para te auxiliar a aplicar e obter sucesso através de uma estratégia de marketing indireto na sua empresa.
Acompanhe as etapas que consideramos essenciais:
Entenda o público-alvo:
Não é possível esperar retorno de uma ação de marketing indireto sem antes conhecer bem o público-alvo da sua marca.
Defina as características em comum dos seus possíveis clientes de acordo com as seguintes segmentações:
- Geográfica: país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, densidade, clima;
- Demográfica: idade, gênero, tamanho da família, status civil, renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade, raça, nacionalidade;
- Psicográfica: estilo de vida, personalidade, valores, interesses, preocupações;
- Comportamental: status de usuário, intensidade do uso, status de lealdade, estágio de propensão, sensibilidade ao marketing, motivação.
Saiba onde está sua audiência:
Conhecer o público-alvo é o primeiro passo para saber onde a sua audiência geralmente está presente, desse modo você irá exibir sua marca para pessoas que efetivamente vão se interessar por ela.
Escolha a mídia adequada:
Escolha a opção mais indicada para dialogar com o seu público-alvo, conheça a fundo o meio onde ele está mais presente.
Gostou do conteúdo sobre os detalhes do marketing indireto?
Depois de ler todo o conteúdo, você conheceu os principais detalhes do marketing indireto e a sua capacidade de “colar” na memória das pessoas por bastante tempo.
Lembre-se: quanto mais espontâneo, melhor. Toda ação de marketing, o bom senso e uma boa estratégia são fundamentais para causar constrangimento.
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Esperamos que tenha gostado da leitura.
Ah, não vá embora sem deixar sua opinião sobre o tema nos comentários, dividindo suas expectativas, dúvidas e experiências com a gente.Afinal, acredita que o marketing indireto funcionaria para a sua empresa?