Índice
Está pensando em montar um E-commerce?
Nos últimos anos as lojas virtuais tem crescido muito no Brasil, além de outros fatores isso se deve muito ao crescimento do número de pessoas com acesso à internet. De acordo com a 37º edição da pesquisa Webshoppers feita pela Ebit, o faturamento do setor chegou a R$ 47,7 bi no ano de 2017, um aumento de 7,5% em relação a 2016, quando o setor registrou um faturamento de R$ 44,4 bi. Os números são estimulantes para quem quer inaugurar um E-commerce, não é mesmo?!
Porém, antes de mais nada é necessário refletir em alguns pontos para obter sucesso com seu e-commerce. Conhecer as regras do jogo é muito importante, pois diminuem em grande escala suas chances de fracassar no meio do caminho. Traremos agora 5 pontos importantes para você refletir antes de iniciar sua jornada.
1 – Produtos
Entender o nicho de mercado a ser explorado é o primeiro ponto. Muitas empresas fracassam nesse sentido. Só porque você é apaixonado por moda não significa que você vá ter uma loja virtual de sucesso caso comece a vender acessórios de moda na internet. Recomendo que fique atento a relatórios como o Webshoppers divulgados pela E-bit, eles mostram segmentos de mercado que estão em crescimento.
Pensar no produto é de extrema importância para obter bons resultados em vendas. Apesar da internet te oferecer uma série de vantagens, você com certeza encontrará muitos concorrentes de peso e isso poderá dificultar suas vendas caso você seja apenas mais uma empresa vendendo um produto “X”. Inovação nunca foi uma palavra tão presente quanto nos dias atuais.
O aumento pela oferta de produtos tem crescido absurdamente, é seu dever como empreendedor oferecer a sua audiência algo novo. Se porventura você já tenha uma loja física e esteja pensando em inaugurar uma loja virtual pense em trabalhar com diferenciação de produtos, entregar o mesmo produto porém de forma diferente, isso agregará valor na hora de vender. Entrar no setor de e-commerce oferecendo algo diferente trará muito mais chances de obter bons resultados.
2 – Layout do E-commerce
Definido o produto que você vai vender, agora o passo é investir no design da sua loja, pois ele fará será o responsável por estimular o seu cliente a comprar. Uma loja que não possui banners, cores vibrantes, estrutura bem montada não gera bons resultados.
Você já entrou em uma loja para comprar algo e viu a prateleira vazia, os o tapete sujo, paredes descascando, vendedores desanimados, luzes apagadas? Isso te desmotiva a comprar, não é mesmo? Se o design da sua loja não for extremamente preparado para gerar vendas, o potencial cliente vai entrar e sair assim como um consumidor entra em uma loja física e sai porque se sente desmotivado a comprar.
3 – Pense na logística
Para ganhar dinheiro vendendo na internet você precisa estar preparado para atender o seu público.
Já imaginou você vender 100 produtos no dia mas só ter 50 em estoque para entregar? Seria um baita vexame, concorda? Vender produtos na internet assim como em lojas físicas é necessário ter um estoque preparado para isso.
Procure não confundir estoque de loja física com o da loja virtual, pois são lojas distintas. Controle seu estoque para que não haja dor de cabeça caso você tenha uma saída grande de produtos. Não entregar ou atrasar a entrega do produto ao seu consumidor pode trazer um descrédito para sua loja e ir tudo por água abaixo. Já pensou cometer um erro desses?
Tenha certeza que sua empresa está estruturada a ponto de atender o seu cliente da melhor maneira possível. Organize sua logística e lembre-se que você precisará despachar produtos todos os dias. Isso levará tempo, dedicação e foco. Para vender bastante e fazer seu e-commerce decolar você precisa de uma estrutura mínima que te ajude a controlar todos os processos da venda, desde o pedido do produto até a entrega.
4 – Canal de audiência
Agora que sua loja já está montada, você já definiu seu produto, montou sua loja com um design capaz de induzir a pessoa a compra, estruturou sua logística, chegou o ponto mais importante: definir uma estratégia para levar o público até a sua loja.
Você não vende os produtos através desses canais de audiência, eles são necessários apenas para que seus potenciais clientes passem a conhecê-lo
Agora chegou a hora de criar uma audiência segmentada que receberá as publicidades da sua loja, correto? Sem que as pessoas saibam que você tem essa loja você pode até ter o melhor produto, a melhor logística, mas ninguém irá comprar porque ninguém conhece os seus produtos.
Posso citar várias plataformas onde você pode criar uma audiência que receberá seus conteúdos, por exemplo: Facebook, Instagram Blog, Google, twitter, Linkedin, entre outras…
Procure entender o comportamento de compra do seu público… Onde ele costuma procurar seus produtos? Seu público se encontra em qual plataforma? Estude bem onde seu cliente está presente, pois somente assim você saberá qual é o melhor canal de audiência para o seu produto.