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Quer saber como fazer um e-mail marketing, implementar uma estratégia completa e de sucesso que gere leads e vendas, descubra agora mesmo quais são os erros mais comuns e o que deve ser verificado antes de colocar uma campanha em prática.
Como fazer um e-mail marketing? Por onde começar? Como gerar valor através de campanhas de e-mails? E-mails ainda funcionam para vendas? Realmente vale a pena esse esforço?
Essas são as perguntas mais comuns entre os clientes de marketing digital, a maioria possui esse receio por conta de nunca terem dado valor ao canal.
Todas as empresas, independente do ramo de atuação, devem ter um ótimo relacionamento com seus contatos, sejam futuras vendas ou clientes atuais. Hoje em dia, muitas empresas que crescem utilizam das boas práticas das estratégias de como fazer um e-mail marketing de sucesso.
Na Inout Digital temos vários casos de sucesso das estratégias que fazem uso de e-mail marketing, o que nos deixa cada vez mais seguros de que é uma maneira eficaz de escalar um bom negócio.
Por isso, reunimos todo esse conhecimento e montamos um conteúdo exclusivo para que você possa implementar boas práticas de e-mail marketing em seu negócio e obter sucesso e resultados positivos.
Confira o passo a passo e o checklist para verificar antes de colocar uma campanha no ar. Continue a leitura e aproveite.
Estratégias de sucesso para e-mail marketing: passo a passo
Quer saber como fazer um e-mail marketing e obter resultados favoráveis para o seu negócio, confira agora mesmo esses 8 passos importantes:
1. Construa a sua própria lista de contatos, não compra uma pronta
Às vezes é necessário dar um passo para trás, antes de investir no sucesso. Nas estratégias de e-mail marketing é um exemplo disso, pois antes de estabelecer uma estrutura, você deve definir formas de captação e como irão gerar contatos para o seu negócio.
As melhores técnicas de captação de mailing
Essas técnicas são formas de otimizar seu website ou suas ações para a captação de contatos. Existem muitas opções, mas iremos apresentar as mais eficientes:
· Landing Pages: nas estratégias de Inbound Marketing é necessário produzir conteúdo para iniciar uma captação de contatos e desenvolver essa base para que gerem resultados. A distribuição desse material é feita através das Landing Pages, locais onde serão captados os e-mails dos visitantes.
· Pop-ups contextualizados: inserir no seu site pop-ups contextualizados e segmentados para cada tipo de contato, sem atrapalhar a experiência do usuário. Um exemplo é ser ativado apenas na hora que estão prestes a fechar a página.
2. Escolha a sua ferramenta de envio de e-mails (ESP)
Após estruturar o crescimento da sua base de contatos, é a hora certa de escolher uma ferramenta de disparo ou ESP (E-mail Service Provider) para facilitar o processo de envio e gestão dessa estratégia.
3. Defina o seu nome de remetente
As melhores técnicas na hora de escolher um nome de remetente é utilizar um e-mail real (seunome@empresa.com.br), deixe de lado a tendência do contato@empresa.com.br. Nesse caso, aplicar a personalidade influencia nas taxas de aberturas e cliques. Pois, fomenta a empatia nos usuários.
4. Defina a sua estratégia de comunicação
Após a definição das ferramentas e estrutura correta é importante voltarmos os olhos novamente para a estratégia de comunicação.
Responder as perguntas a seguir é essencial para garantir a assertividade da estratégia de e-mail marketing para o seu negócio, confira:
Quem é o seu público-alvo?
Definir qual é o seu público e com quem irá se comunicar. Existem algumas ferramentas que podem otimizar o processo de criação de personas e aprender a como definir o seu público-alvo.
Quais ações pretende realizar com o e-mail marketing?
Definir o objetivo que somente você pode definir sobre o seu negócio. Seu foco será: vender, informar, educar, gerar indicações ou ações que façam o download do seu material?
Ao estabelecer esse planejamento, você prioriza as ações com base exclusiva no seu objetivo e obtém maiores resultados positivos para o seu negócio.
Qual é a linguagem da sua empresa?
Informal ou extremamente formal? Estabeleça um padrão para o seu negócio e mantenha. A linguagem pode estar baseada em sua persona, pois é uma ótima forma de garantir a empatia via e-mail, além de padronizar as expectativas dos usuários.
O que você define como obter sucesso através da sua estratégia de e-mail marketing?
Estabelecido o seu objetivo, quando ele será alcançado? É definir a sua meta e quão perto ela estará. Ter todo esse contexto mapeado é extremamente importante, pois motivará suas futuras ações e planejamento dentro da estratégia de e-mail marketing.
5. Criação de um template
Depois de uma estratégia bem definida, uso das ferramentas corretas e uma boa base (captada de forma orgânica), as chances de que seus e-mails estejam dentro do que se consideram boas práticas são extremamente altas.
Estabeleça uma comunicação visual contínua, para que seus contatos vejam rapidamente sobre qual empresa e qual conteúdo se trata, ao abrir os seus e-mails. Essa ação é tão importante quanto manter a mesma comunicação escrita em toda a estratégia.
Essa padronização colabora com a taxa de cliques e abertura, confira algumas dicas que separamos para vocês:
Utilizar call-to-action e título nos primeiros 300px do e-mail
Essa ação cria atalhos para que os usuários cliquem em seu conteúdo e atinjam o seu objetivo. 60% das pessoas que abrem os e-mails não rolam até o final do mesmo.
Ou seja, é importante que o seu objetivo fique claro logo no início (300px).
Mesclar imagem e texto
A proporção ideal, para que suas taxas de entrega sejam melhores e a leitura facilitada, é de 40% imagens e 60% de texto. Desse modo, seu e-mail fica bem estruturado e “levinho”.
Tomar cuidado com o peso das imagens
Cada imagem deve conter no máximo 100 kbs, e 470 kbs no total do seu layout.
Os provedores não aceitam imagens acima de 100 kbs, se tentar inserir alguma acima desse valor, elas não serão abertas e também irão prejudicar a chegada dos e-mails à caixa de entrada.
É aconselhável ter muito cuidado na hora de escolher o conteúdo do seu e-mail marketing.
Ter somente um objetivo e no máximo 3 calls-to-action diferentes em um e-mail
Ter somente um objetivo por campanha faz com que ele fique mais claro e a tomada de decisão, por parte do usuário, seja facilitada.
Quanto menor o número de tomadas de decisão disponíveis, maior a taxa de cliques. E consequentemente, melhora no desenvolvimento do objetivo estabelecido.
Inserir a opção de descadastro
É muito importante dar essa opção aos usuários, para que haja diminuição das suas taxas de reclamação e de marcações como spam, dessa forma sua entregabilidade melhora.
6. Planejar e iniciar um relacionamento com os contatos captados
Com a casa arrumada, agora é o momento de planejar um calendário, a fim de otimizar o seu relacionamento com o público que busca seus produtos e serviços. Para isso, é necessário atingir um ponto de equilíbrio para o disparo de e-mails, ou seja, não enviar demasiadamente e também não esquecer de mandar.
Se você enviar diversos e-mails, a sua base irá se saturar e suas taxas de abertura irão diminuir. Se enviar poucos, seus contatos irão desengajar e se esquecer do seu conteúdo.
Para otimizar sua frequência é importante definir algumas etapas:
· Periodicidade: enviar constantemente e em horários pré-definidos;
· Frequência: quantos e-mails por semana seu negócio irá enviar;
· Estrutura e calendários de conteúdos: organizar qual é o dia ideal, para qual público será segmentado, otimizar horários e definir um fluxo de produção dos layouts necessários.
Todas essas ações organizadas garantem uma maior assertividade aos e-mails marketing enviados.
7. Segmentar o disparo
Para conseguir se comunicar de forma segmentada e correta com cada lead é essencial que você faça uma análise do seu público e o dividi-los em nichos. Assim, você irá disparar seus e-mails de forma assertiva às pessoas corretas.
Os e-mails marketing segmentados obtém um resultado muito melhor, com menos disparos.
8. Fazer análises e testes de melhorias
Após consolidar toda a sua operação de e-mail marketing é essencial analisar seus resultados e testar melhorias baseadas nos dados coletados.
“Foi segmentado corretamente? Está havendo algum problema com a entrega dos meus e-mails? É necessário melhorar minha estratégia específica? Quanto o meu negócio evoluiu? Estou atendendo a demanda? Minhas propostas fazem sentido?”
Confira abaixo, um passo a passo para te ajudar a estabelecer boas análises e testes de melhorias na estratégia de e-mail marketing. As principais métricas que você deve analisar e por quê:
E-mails entregues
Você conseguirá analisar o volume de disparos durante o mês, para melhorar ou manter a sua frequência e segmentação.
Aberturas
Você conseguirá analisar em números absolutos, o volume de abertura de e-mails que suas campanhas estão obtendo.
Porcentagem de: aberturas x entregues
Você conseguirá ter uma visão de quantos e-mails foram abertos pelo usuário dentre todos os enviados. Isso ajuda a definir quais assuntos, campanhas e segmentações estão tendo melhores resultados.
Cliques
Você conseguirá analisar se o volume de cliques em suas campanhas está aceitável: abaixo ou acima da média.
Porcentagem de: cliques x entregues
Você conseguirá analisar se as suas campanhas geram o engajamento esperado. É uma métrica complexa, que depende de vários fatores, porém é extremamente importante analisá-la.
Porcentagem de: cliques x aberturas
Você conseguirá analisar todo o corpo do seu e-mail e o engajamento dos seus leads após e abertura dos seus e-mails marketing.
Conversões
Você conseguirá analisar, através desta métrica, quantos dos e-mails marketing entregues estão gerando conversão, ou seja, atingindo o seu objetivo real.
Bounce
Essa é uma métrica de defesa, que analisa quantos destinatários da sua lista de base não receberam de fato o seu e-mail. Existem dois tipos:
· Soft: erros temporários, como a caixa de entrada cheia;
· Hard: erros permanentes, por exemplo um endereço que não existe ou está incorreto. Essa métrica permite analisar e eliminar os e-mails inválidos que possui em sua lista de base.
Reclamações de spam
Com essa métrica você verá quantas pessoas estão reclamando dos seus e-mails, para que você veja os erros que está cometendo e melhorar suas estratégias de campanhas.
Testes
Analise cada métrica para obter os melhores resultados: horários; assuntos; layouts; calls-to-Action; textos e segmentações.
Os sete erros mais comuns envolvendo e-mail marketing
Agora que você já sabe todos os passos de como fazer um e-mail marketing, confira alguns erros comuns que podem diminuir o engajamento de suas campanhas e também o que você não deve fazer para colher bons resultados e obter sucesso com sua estratégia.
1. Não definir um remetente: confiar no remetente é um fator decisivo na hora de saber se o usuário irá abrir ou não o seu e-mail. Defina se será em nome da sua empresa, serviço ou colaborador e evite alterações. A consistência e familiaridade com o nome do seu negócio, ajudam a transmitir confiança.
2. Desenvolver o assunto do seu e-mail apenas no último instante: certifique-se que seu conteúdo seja claro e minimizem os esforços para que sua base compreenda a oferta. Ative a curiosidade e faça com que os seus contatos despertem interesse pelo assunto e abra seu e-mail.
3. Usar o termo “não-responda” no endereço de e-mail: evite enviar e-mails como naoresponda@seudominio.com, pois você está fechando o canal de comunicação com sua base de contatos e isso pode frustrá-los. A maneira como eles interagem, ajuda a determinar a força de sua estratégia.
4. Não definir um objetivo: mantenha seu material enxuto, certifique-se de ter um objetivo claro ao enviar o e-mail, trabalhando todo o seu conteúdo em torno da conclusão do mesmo.
5. Abusar do hard sell: conheça o comportamento da sua base e lembre-se de não forçar uma venda, pois isso irá prejudicar o desempenho dos seus e-mails marketing.
6. Usar qualquer imagem: apele pelo visual, disponibilize tempo para a escolha das imagens. Evite usar fotografias com baixa qualidade ou totalmente fora do contexto. As pessoas querem fazer negócios com empresas reais, portanto evite encenações.
7. Não manter um padrão: mantenha a identidade dos seus e-mails quando você se sentir satisfeito com os resultados alcançados. Isso favorece que os usuários reconheçam de imediato os seus e-mails.
Checklist para você verificar antes de colocar uma campanha no ar
Agora que você já sabe como fazer um e-mail marketing, o que pode atrapalhar as suas estratégias, confira o checklist que preparamos para você implementar todas as nossas dicas de hoje em seu negócio:
1 . Estou enviando para a lista de e-mail correta?
2 . Estou enviando a campanha correta?
3. A campanha será exibida corretamente para todo mundo?
4 . Todos os links estão funcionando?
5. A campanha se apresenta bem em modo texto?
6. Qual é a chance de se tornar um spam? (Dica: evite usar todas as letras do título em caixa alta e exagerar na pontuação)
7. O link de cancelamento está visível?
8. O texto foi revisado?
9. Inclui pelo menos um call-to-action?
Agora que você já sabe como fazer um e-mail marketing corretamente, sem correr o risco de cometer os erros mais comuns deste universo. E ainda de quebra possui um checklist fundamental para verificar antes de dar play nas campanhas é só unir todas essas informações e colocar em prática dentro do seu negócio.
Bora colocar o seu negócio no topo com as dicas da Inout Digital? Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato com a gente agora mesmo, temos uma equipe especializada prontinha para te atender!
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