Índice
Antes de investir ou não em estratégias de marketing digital com foco em tráfego pago x tráfego orgânico, você deve levar em conta diversos aspectos, por exemplo: objetivo, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis no momento da tomada de decisão.
O desejo de toda marca é aumentar o número de vendas e de cliente, porém o primeiro passo para que isso seja alcançado é tornar a empresa conhecida através de bem sucedidas estratégias de marketing digital.
Uma empresa que está presente no ambiente digital necessita de um site ou blog para poder angariar clientes em potencial.
Porém não adianta nada se essa apresentação não estiver acompanhada de estratégias bem moldadas, afinal, hoje em dia na internet, existem milhares de opções de sites e blogs que oferecem conteúdos, informações, produtos e serviços semelhantes ao que você quer dar destaque.
Além de diversos negócios do mesmo segmento competindo com o seu.
Para que seus produtos e serviços se tornem relevantes neste ambiente, algumas ações são necessárias. Por isso, no conteúdo de hoje, iremos apresentar algumas estratégias para aumentar o número de visitas na página do seu negócio.
Confira os tipos de tráfego, as vantagens e desvantagens de cada um para que você possa avaliar qual estratégia é a mais adequada para a realidade e os desejos atuais da sua empresa.
Tráfego orgânico
A característica que mais chama atenção neste formato de tráfego é não possuir nenhum custo direto. As visitas chegam até o seu site ou blog através dos mecanismos de buscas, como o Google.
Em outras palavras: se o termo digitado no site de busca for uma palavra-chave usada pela sua empresa para melhorar o ranqueamento dos seus conteúdos, a sua marca irá aparecer entre na lista de resultados exibidos.
Porém, não adianta estar entre os últimos resultados da pesquisa, pois em média 70% das pessoas acabam clicando nos resultados orgânicos exibidos apenas na primeira página.
Para melhorar o ranqueamento, você pode produzir conteúdos otimizados que ajudam o público a encontrar a sua empresa com mais facilidade através dos motores de busca, essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo.
Para potencializar ainda mais a facilidade dos internautas encontrarem a sua empresa nos motores de busca, é importante produzir conteúdos com técnicas de SEO. Ou seja, definir as palavras-chave que estão comumente ligadas a área de atuação do seu negócio e adequadas ao interesse da sua persona.
O Google Keyword Planner é uma ótima ferramenta para auxiliar no processo de descoberta dessas palavras.
Essas estratégias podem trazer resultados a médio e longo prazo, pois produzir conteúdo de qualidade demanda tempo e é necessário que essa ação seja feita com determinada frequência para que o site ou blog gere cada vez mais credibilidade, permitindo que o visitante leia sobre diversos temas e avance pelo funil de vendas.
Além disso, obter uma boa posição orgânica nos buscadores não é uma tarefa rápida e deve ser constante, para conseguir se manter na posição alcançada.
Como dissemos no começo do texto, esse tipo de tráfego não envolve um custo direto porque você não paga diretamente pelos cliques, mas para desenvolver o blog ou o site da sua empresa e contratação de profissionais capacitados para produzir os conteúdos otimizados e ranqueá-los.
Tráfego pago
Como o próprio nome já diz, você paga para que os visitantes cheguem, virtualmente, até a sua empresa.
Através de anúncios com as palavras-chaves e somente quando o internauta clica nele, você paga.
Para manter a taxa de tráfego pago constante é necessário manter os anúncios sempre ativos, afinal sem eles o número de visitantes irá diminuir. E para crescer cada vez mais é importante que sejam adequados às mídias e personas que serão divulgados.
O investimento pode impulsionar os conteúdos produzidos, ampliando o alcance, divulgando o seu site, ofertando uma promoção e entre outras opções.
Para criar os anúncios de tráfego pago você pode utilizar:
1. Google AdWords
Os anúncios criados aparecem nos resultados de busca e em sites de parceiros do Google. E você só paga quando algum usuário clica no anúncio. Além disso, a plataforma permite que você faça testes A/B para chamadas, textos e CTAs, que irão te ajudar a descobrir qual tipo apresentará um desempenho melhor.
Através de competição, os anúncios do AdWords disputam a aparição. O escolhido é dado pelo valor do lance, pela relevância e qualidade do site de acordo com as métricas do próprio Google.
A classificação é baseada no Ad Rank, que determina quais serão exibidos com base na qualidade do anúncio versus o lance no leilão de palavras-chave.
Além de todas essas características, essa mídia permite a segmentação do seu anúncio, ou seja, definir para qual tipo de dispositivo (computadores, tablets ou dispositivos móveis), para os locais desejados (possibilitando a criação de diferentes mensagens de acordo com a localização) que ele será exibido e entre outras opções.
2. Facebook Ads
Nesta plataforma você pode desenvolver anúncios com texto, fotos e vídeos que direcionam para o seu site ou fanpage.
Essa estratégia possibilita uma alta segmentação, permitindo a escolha de diversos fatores, como: sexo, localização (cidade, estado, país), idade, status de relacionamento, profissão e até mesmo interesses pessoais, além de permitir a exportação uma lista de contatos para colocá-la no anúncio. Dessa forma, você tem grandes chances de atingir o público certo.
O pagamento pode ser feito pelo número de cliques ou de visualizações.
Além disso, existem dois tipos diferentes de anúncios no Facebook, confira:
– História patrocinada: anúncio exibido para amigos de pessoas que já curtiram a sua página, mostrando as interações que os usuários estão tendo com o seu conteúdo. Pode ser denominado de “boca a boca virtual”;
– Post promovido: quando você não cria um determinado anúncio e impulsiona uma postagem real, fazendo com que ela chegue ao topo do feed dos seus seguidores, fomentando a sua visibilidade entre os usuários que já curtem a página.
Tráfego orgânico x tráfego pago
Como dissemos anteriormente, a decisão de investir ou não em uma estratégia de marketing digital com foco em tráfego orgânico x tráfego pago deve levar em consideração diversos aspectos, por exemplo o objetivo, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis naquele momento.
A seguir, identificamos as vantagens e desvantagens de cada um. Porém uma coisa é certa, o tráfego orgânico x tráfego pago se complementam, ou seja, os melhores resultados serão alcançados se houver investimento em ambos.
É importante levar em consideração que se o investimento no tráfego pago for encerrado, toda a estratégia corre o risco de ser desfeita, enquanto isso no orgânico, um conteúdo continua gerando resultados mesmo depois de ser publicado.
Segundo a Rockcontent, para gerar 30 leads através de anúncios nas plataformas Google Adwords ou Facebook Ads, é necessário investir R$1.000,00. Nesse caso, resultaria em um custo por lead de lead de R$33,33. Nesses tipos de mídias, o pagamento é referente ao número de cliques, ou seja, você desembolsa esse valor por usuário que clicar e se converter em lead.
Para alcançar esse mesmo resultado no mês seguinte, o capital necessário é igual. Caso queira duplicar o número de leads, também será preciso dobrar o investimento feito.
O investimento necessário para produzir e publicar materiais de Marketing de Conteúdo envolve um custo por lead inicial maior, chegando a R$100,00 cada.
Porém, esse custo diminui ao longo do tempo, pelo fato dos conteúdos já publicados continuarem gerando visitas e leads, impactando um número cada vez maior.
Se deseja obter uma base sólida de leads com crescimento contínuo e um custo cada vez mais reduzido, não tenha dúvidas sobre adotar essa estratégia para a sua empresa.
O orçamento disponível e os objetivos da sua empresa no ambiente digital são os fatores determinantes no investimento em cada tipo de tráfego.
Em resumo…
Tráfego orgânico x tráfego pago:
Marketing de conteúdo x links patrocinados;
Mais de 70% das buscas resultam em cliques nos resultados orgânicos ranqueados na primeira página dos mecanismos de busca x menos de 5% das buscas resultam em cliques nos resultados orgânicos ranqueados na primeira página dos mecanismos de busca;
A longo prazo: custo por lead menor (nos primeiros cinco meses o custo cai aproximadamente 80%) x custo por lead maior;
Resultados construídos a longo prazo x resultados imediatos;
Gera backlinks e ganhos nas técnicas de SEO: sim x não;
Você conquista seu espaço nas primeiras posições do rank dos sites de busca x você aluga seu espaço nas primeiras posições do rank dos sites de busca;
Ao finalizar o investimento: possibilidade de continuar gerando leads com os conteúdos já publicados x fim da campanha é sinônimo de fim na geração dos leads;
Clique sem conversão: sem custos x custo por clique, independente do resultado.
Conclusão
O tráfego orgânico x tráfego pago se complementam e não existe um que é melhor que o outro.
De acordo com a realidade do seu negócio, você pode definir, com propriedade, em qual tipo de tráfego será melhor alocar parte dos seus investimentos.
Gostou do conteúdo?
A Inout Digital espera ter sanado todas as suas dúvidas sobre tráfego orgânico x tráfego pago. Após a leitura deste conteúdo, elaborar uma estratégia para a sua empresa se tornará uma tarefa bem mais fácil e certeira. Procuramos demonstrar os custos, retornos e especificidades de cada um.
Acompanhe todas as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) para ficar por dentro de tudo o que acontece na agência com as melhores estratégias de tráfego orgânico x tráfego pago para o seu negócio.
Esperamos que tenha gostado da leitura e até o próximo post!