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Como alimentar o funil de vendas dentro do marketing digital

Por Inout Digital / 7 de maio de 2021 7 de junho de 2021

Índice

  • Alimentar o funil de vendas através de anúncios no Google
  • Alimentar o funil de vendas através de publicidade em redes sociais
  • Alimentar o funil de vendas através das técnicas de SEO
  • Alimentar o funil de vendas através de e-mail marketing
  • Alimentar o funil de vendas através do marketing de conteúdo
  • E aí, gostou do conteúdo com 5 dias para alimentar o seu funil de vendas?

Depois de ler nosso conteúdo anterior, você já estruturou todo o seu funil de vendas, mas ainda não tem certeza de como levar o seu lead ao do topo ao fundo? Então confira no conteúdo de hoje cinco maneiras de atraí-los até a finalização da venda. 

Para aumentar o seu número de conversões, além de entender as necessidades do lead em cada etapa do funil de vendas, é importante utilizar as ferramentas corretas para alimentá-los.

É preciso fornecer as informações adequadas para a resolução dos problemas dos leads em cada uma das etapas, para que ele avance e se torne um verdadeiro fã e consumidor dos seus produtos e serviços. 

Com o inegável avanço da tecnologia, o marketing digital se tornou um grande aliado nesse processo de compra e venda, facilitando o relacionamento com o potencial cliente, pois agora você é capaz de se aproximar, oferecer as melhores soluções, produtos adequados às reais necessidades do lead e mantê-lo sempre próximo e antenado em todas as novidades do seu negócio. 

Pensando em todas essas vantagens e possibilidades, separamos 5 maneiras (pagas e orgânicas) de como alimentar o seu lead dentro do funil de vendas que você construiu após utilizar as estratégias de marketing mais atualizadas e eficazes no universo digital. Confira agora mesmo… é só continuar a leitura!

Alimentar o funil de vendas através de anúncios no Google

Essa ação requer um determinado investimento nas plataformas de anúncio. 

Hoje em dia, os consumidores não são desinformados como no passado, e não dependem mais exclusivamente de comerciais de tevê, anúncios em rádios ou panfletos jogados na garagem de suas residências para tomar uma decisão de compra.

Eles estão sempre atentos, fazem comparações em relação a qualidade e preços antes de definir qualquer negócio. E pode ter certeza, que mais de 50% das pessoas que realizam compras online, consultam as avaliações e ficam atentas às classificações antes de finalizar o pedido.

Por esses motivos, o seu negócio deve sempre estar presente nas pesquisas online. Essa ação é essencial para que as estratégias de vendas sejam um sucesso no ambiente digital. 

Através do Google ADS é possível criar campanhas, definir palavras-chaves e criar grupos de anúncios de maneira quase automática, otimizando o seu tempo e também o investimento financeiro. 

Você pode recorrer também aos anúncios do YouTube, nos formatos de In-Stream (vídeos) e TrueView (links), permitindo que seu potencial cliente tenha contato com o seu negócio enquanto assiste vídeos de assuntos relacionados.

Alimentar o funil de vendas através de publicidade em redes sociais

Essa ação requer um determinado investimento nas plataformas de anúncio. 

Além de ser visto e notado, as redes sociais são canais essenciais para manter o bom relacionamento com leads qualificados e clientes.

Para alimentar seu funil de vendas através de publicidade em redes sociais, você pode divulgar seus posts criados para cada etapa e investir em patrocínios (tráfego pago).

Ao patrocinar você alcança pessoas específicas a partir das ferramentas de segmentação fornecidas pelas plataformas.

As publicidades em redes sociais, além de gerar tráfego para os seus variados conteúdos em diversas plataformas, também fornecem métricas e um panorama de ROI (retorno sobre investimento) que auxiliam na definição de novas e futuras estratégias.

As opções de segmentação disponíveis também permitem que você foque cada campanha para uma persona distinta, em cada etapa do funil, e possa conduzir esse lead até a finalização da compra.

Alimentar o funil de vendas através das técnicas de SEO

Essa ação não requer investimento nas plataformas (orgânico), se necessário mão-de-obra especializada. 

Recorrer a visibilidade orgânica é uma outra maneira de fazer a sua marca se mostrar confiável, relevante e presente para os potenciais clientes que estão percorrendo o seu funil de vendas.

O objetivo dessas técnicas é fidelizar os clientes e não apenas garantir compras por impulso. Para que os leads se tornem verdadeiros fãs do seu negócio, repassem as informações, conteúdos, avaliem positivamente a sua empresa, gerando novos potenciais clientes.

Mesmo que o processo dentro do funil de vendas seja complexo, a estratégia de Search Engine Optimzation (SEO) permite que, através de palavras-chaves, seu negócio seja facilmente encontrado durante as buscas orgânicas.

Alimentar o funil de vendas através de e-mail marketing

Essa ação não requer investimento nas plataformas (orgânico), se necessário mão-de-obra especializada e ferramentas de automação. 

Utilizar o e-mail marketing para alimentar o funil de vendas é também uma ação muito relevante. Pois no momento que você consegue compreender a mentalidade do potencial consumidor em cada etapa, fica mais fácil produzir e enviar e-mails para conduzi-lo.

Essa estratégia pode ser utilizada para atrair, converter, gerar novas oportunidades e também fidelizar os clientes satisfeitos. O mais importante é estabelecer uma rotina de conteúdos relevantes, e direcionados para cada etapa.

Os leads também podem ser direcionados funis com conteúdos específicos de acordo com suas ações: abertura ou clique em determinados botões de call-to-action (CTA).

Alimentar o funil de vendas através do marketing de conteúdo

Seja para nutrir suas redes sociais, formar a lista de e-mails, criar landing pages com conteúdos interessantes, essa estratégia de Inbound Marketing é essencial para o funil de vendas.

Através dos conteúdos, você consegue educar e também sanar as dúvidas, anseios e problemas do seu potencial cliente. Apresentando sua marca como uma solução e encaminhando este lead pelo funil, até o momento da tomada de decisão.

Para que isso seja possível, você deve trabalhar com diferentes conteúdos para cada etapa do funil, por exemplo: posts em blogs, vídeos explicativos, e-books, webinars, infográficos e entre outras possibilidades.

É importante definir o tipo de conteúdo de acordo com a situação que deseja resolver, sempre atento às características essenciais da persona para quem você está direcionando o material naquele momento.

Você deve valorizar o marketing de conteúdo. E ao longo deste conteúdo você já deve ter percebido que ele é o principal aliado de todas as estratégias acima.

Esse recurso aliado às outras maneiras de alimentar o funil de vendas, que citamos anteriormente neste texto, vão otimizar cada vez mais os seus recursos, atingir leads ainda mais qualificados e garantir o sucesso das suas estratégias de marketing digital.

E aí, gostou do conteúdo com 5 dias para alimentar o seu funil de vendas?

Agora que você já sabe diferentes maneiras (pagas e orgânicas) para alimentar e nutrir da melhor forma os leads dentro do seu funil de vendas, é hora de pôr em prática as ações que combinam com o seu negócio e atingir os melhores resultados!

Depois de conhecer detalhes de cada uma dessas dicas, que tal seguir nossas redes sociais e compartilhar sua experiência com a gente?

Acompanhe a Inout Digital no Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações do universo do Inbound Marketing. 

Esperamos que tenha gostado da leitura e até o próximo post!

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