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O funil de vendas é um recurso que tem grande importância para empresas que desejam desenvolver estratégias digitais efetivas e obter resultados surpreendentes.
Pensando em todas as vantagens desta ferramenta, escrevemos esse conteúdo explicando detalhadamente o que é um funil de vendas, como funciona, quais são as suas etapas e as diferenças do funil de marketing.
Continue com a gente e confira!
Primeiramente, o que é um funil de vendas?
O funil de vendas é o modelo estratégico utilizado para determinar as fases que envolvem uma venda, desde o primeiro contato do cliente com a marca até o momento da tomada de decisão, ou seja, da compra.
O nome tem relação com a forma de um funil: a borda mais larga e um estreitamento progressivo até o final da jornada, onde somente os leads qualificados (consumidores em potencial) permanecem. O que é completamente natural, afinal, nem todo mundo que teve contato com um anúncio irá adquirir o produto ou serviço ofertado.
Pensando nisso, podemos perceber que os níveis do funil estão diretamente ligados às fases que o consumidor percorre em sua jornada de compra.
Taxa de conversão é o nome dado ao percentual de usuários que avançam de um estágio para o outro.
Vale lembrar que funil de vendas é diferente de funil de marketing, confira
Tudo começa pelo marketing, ou seja, o time encarregado por atrair clientes em potencial e qualificá-los com informações sobre o produto ou serviço que está sendo oferecido pela sua marca até o momento em que estejam preparados para receber a oferta.
Somente nesse momento, o contato é repassado para a equipe de vendas, que possui um funil próprio, que começa com prospecção e vai trabalhando o relacionamento com o cliente até o fechamento.
Ambos os funis são divididos entre três e cinco etapas, dependendo das necessidades do seu modelo de negócio.
Saiba como funciona o funil de vendas
Agora que você já conhece as principais características de um funil de vendas, chegou o momento de entrar em detalhes sobre o processo e a trajetória do cliente, confira:
Aprendizado e descoberta
Também são conhecidas como topo de funil, pois representam o primeiro contato do cliente com a marca. É na onde ele inicia a sua jornada até a base.
É nessa hora que o usuário descobre detalhes sobre a empresa e aprende as vantagens dos produtos e serviços oferecidos pela marca.
Nessa fase do funil de vendas, você vai alcançar todo o tipo de clientes, por isso é essencial conhecer bem o seu público-alvo e possuir estratégias bem alinhadas, para oferecer soluções reais para a vida deles.
Interesse e consideração
Após o primeiro contato, alguns usuários avançam para o meio do funil de vendas. Essa fase recebe esse nome porque os individuas que chegam já demonstraram certo interesse pelo produto ou serviço de alguma maneira.
Ou seja, já não é mais uma novidade, além disso, o consumidor começa a enxergar uma necessidade de ter o que você oferece.
É importante estabelecer comportamentos e gatilhos para identificar e monitorar quem se interessou pela sua marca, seja através de um contato pelas redes sociais, um formulário preenchido, um e-mail marketing respondido ou envolvimento em um anúncio do Google.
Decisão e ação
Essas são as fases finais da jornada de compras, ou seja, aquele momento em que a oferta é feita (ação) e o cliente decide se quer realizar a compra ou não (decisão).
Nesse momento, alcançamos o fundo do funil, o usuário já está convencido da relevância do seu produto ou serviço. É hora de fazer os esforços valerem a pena, pois ele não apenas entendeu que tem uma necessidade a resolver, como identificou que você pode fazer isso.
Basta o time comercial apresentar uma oferta irresistível e conduzir a negociação.
Algumas táticas, como os gatilhos mentais despertam no consumidor o senso de urgência ou escassez e incentivam a tomada de decisão.
Otimize o funil de vendas
Confira agora detalhes sobre as etapas do processo para desenvolver e otimizar seu funil de vendas.
- Prospecção, ou seja, procurar e encontrar clientes em potencial para a empresa.
- Qualificação, ou seja, é o momento de analisar os contatos conquistados na primeira etapa e definir se suas características e comportamentos se encaixam ou não no perfil que é foco dos produtos ou serviços da marca.
- Apresentação é o momento que a equipe de vendas entra em ação para iniciar a negociação. A solução é ofertada de maneira direta pela primeira vez aos leads que avançaram.
- Amadurecimento é o momento de dar espaço para o cliente avaliar as informações fornecidas e considerar qual será sua decisão. Se necessário adaptar a proposta para atender às demandas dele e concluir a transação.
- Fechamento é a última etapa do funil de vendas. Antes de fechar o negócio, é necessário saber a forma de pagamento e os requisitos de entrega. Não se esqueça de programar ações de pós-venda para avaliar a satisfação do consumidor com o produto e a experiência de compra.
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Depois de ler todo o conteúdo, você viu que ter um funil de vendas bem desenvolvido e monitorar os resultados é essencial para garantir que o investimento terá um retorno satisfatório.
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