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Jornada de compra é o que usamos no marketing digital para definir em qual estágio o potencial cliente está ao longo do processo de compra. É composta por 4 etapas: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.
Com o surgimento do inbound marketing, as empresas mudaram o modo de divulgar e vender os seus produtos e serviços. Tornando o processo menos invasivo e mais voltado para aqueles consumidores que realmente possuem interesse nas soluções da marca: a chamada jornada de compra.
Quando o empreendedor deseja investir no ambiente digital, é importante desenvolver um planejamento abrangente, que leve em consideração as ações de divulgação, atração e vendas.
Para que não desperdice tempo e trabalho, é fundamental conhecer o seu público-alvo: necessidades, desejos e hábitos de consumo. Essas informações vão orientar o seu planejamento e todas as ações de marketing e vendas.
Quer entender um pouco mais sobre tudo isso? Então confira os próximos parágrafos!
Jornada de compra
Se deseja conhecer mais detalhes sobre a jornada de compra e o funil de vendas, acesse nosso conteúdo sobre esse tema, através deste link.
A jornada de compra é dividida em 4 etapas:
- Primeira etapa – aprendizado:
Nesse momento, o cliente ainda não sabe ou não tem certeza se possui uma dor ou problema a ser resolvido. Ou seja, ele ainda não tem certeza da necessidade de adquirir um produto ou de um serviço.
- Segunda etapa – reconhecimento:
Nesse momento, o usuário faz uma pesquisa e tem acesso a informações que o ajudam a reconhecer a existência de um problema ou de uma necessidade.
- Terceira etapa – consideração:
Nesse momento, logo após o consumidor notar que tem um problema, ele segue pesquisando soluções e começa a considerar qual opção se encaixa mais em sua necessidade.
- Quarta etapa – decisão:
Nesse momento, após analisar todas as opções disponíveis no mercado e a compra pode acontecer.
O processo de venda exige paciência e boas estratégias no desenvolvimento de ações para cada uma dessas etapas. Pois são esses conteúdos que guiarão os consumidores em potencial pelos diferentes momentos da venda.
Qual o impacto da jornada de compra?
A jornada de compra impacta de forma positiva as vendas das empresas que trabalham com essa estratégia, pois gera uma quantidade importante de informações sobre os clientes. Direcionando as campanhas e todo o trabalho desenvolvido dentro do ambiente digital. Além de estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor.
Continue a leitura e confira como esse processo pode fomentar vantagens estratégicas para o setor de vendas de um negócio:
Identificar o momento exato da venda
Como dissemos anteriormente, os consumidores estão em variados momentos de compra, tendo relação direta com o seu comportamento de consumo.
Se o usuário que ainda está na fase de aprendizado, recebe a oferta de um produto, será mais difícil de realizar a venda, além de perder um possível cliente e desperdiçar tempo e trabalho.
Por isso, compreender a jornada de compra é essencial para dinamizar e melhorar as vendas da empresa, pois se acontecem no momento de decisão, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.
Estreitar o relacionamento com os consumidores
Para que isso seja possível, você precisa obter o máximo de informações possíveis do público que deseja atingir, ou seja:
- Quem é o seu público-alvo;
- Os seus desejos;
- Os seus comportamentos;
- As suas necessidades;
- Os seus interesses;
- O que ele não encontra no mercado do segmento e o seu produto ou serviço pode oferecer;
- O seu hábito de consumo.
Todas essas informações aproximam a empresa das pessoas e permitem o desenvolvimento de uma série de estratégias e ações que reforçam esse relacionamento.
Conhecer o público que deseja vender, desenvolver a persona, facilita a conquista de novos clientes, além de fidelizar os usuários que já consomem na sua empresa.
Proporcionar vendas consultivas
A personalização do relacionamento com os clientes, também humaniza o lado comercial do seu negócio, gerando algumas vantagens estratégicas para a marca.
Inserir a jornada de compra em seu sistema de marketing e vendas permite criar um modelo consultivo, ou seja, os usuários buscam informações e as empresas oferecem conteúdos relevantes e soluções plausíveis.
Esse modelo favorece a atuação do vendedor, que fornece dados sobre produtos e serviços, tira as dúvidas e consegue trabalhar de maneira direta e objetiva a venda na hora certa, quando o cliente se encontra no momento da tomada de decisão.
Gerar aumento da produtividade
Como dissemos no tópico anterior, se você conhece o seu público e os hábitos de consumo dele, também sabe em qual momento da jornada de compra o usuário se encontra, sabe exatamente qual é a sua demanda e necessidade.
Tudo isso, facilita e agiliza o trabalho do vendedor, pois é possível saber com quem está na hora de negociar ou não, resultado em um número maior de vendas e melhores resultados.
Otimizar a gestão
Seguir essa fórmula de modelo comercial favorece a análise de cada etapa do processo de vendas do seu negócio, identificando possíveis erros e propondo ajustes de maneira ágil e eficiente, sem que haja quedas bruscas no lucro.
Essa agilidade na gestão faz com que a equipe seja mais assertiva e focada. Resultando no aumento das chances de se concretizar um negócio.
E aí, gostou do conteúdo sobre a importância da jornada de compra para a estratégia de marketing digital?
Você utiliza as estratégias de jornada de compra em seu negócio? Qual é a sua experiência com esse modelo de vendas? Deixe sua opinião nos comentários, é muito importante pra gente saber como fomenta os lucros em sua empresa!
E se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.
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Esperamos que tenha gostado da leitura.
Bora colocar em prática as estratégias de jornada de compra para não correr o risco de espantar nenhum cliente por antecipação?
Nos vemos em breve!