Índice
Com um marketing de afiliados bem feito, ninguém sai perdendo. Pode parecer ousado demais essa frase, mas é a mais pura verdade.
O objetivo principal pode ser feito pelo próprio empreendedor ou empresa responsável pelo produto ou serviço.
Contar com o auxílio de um influencer do seu nicho, que tem uma audiência qualificada e que sabe divulgar bem a sua marca pode fazer toda a diferença nas vendas! E ele ainda ganha uma comissão para fazer isso.
Ou seja, é aquela máxima: se combinar direitinho, todo mundo ganha.
Primeiramente, o que é marketing de afiliados
O marketing de afiliados tem como objetivo ampliar os canais de comunicação de uma marca com o consumidor. Ou seja, a ideia é alcançar um público muito maior através de uma parceria com pessoas que estejam dispostas a divulgar o seu produto ou serviço em troca de uma comissão.
Essa estratégia de marketing possui 4 agentes principais:
- Anunciante/produtor: é o responsável pelo produto ou serviço que será disponibilizado para venda e anunciado pelos afiliados;
- Afiliado: a pessoa que indica/divulga um produto ou serviço parceiro;
- Programa de afiliados: uma rede ou plataforma que faz a ponte e facilita comunicação, pagamentos e garantias entre os dois citados anteriormente. É onde o marketing essencialmente acontece;
- Cliente: quem recebe esse conteúdo e se beneficia do produto ou serviço oferecido. Além disso, é a parte central disso tudo que faz o marketing de afiliados funcionar e girar.
Tipos de divulgação e modelos de comissão do marketing de afiliados
Confira os modelos de comissão existentes no marketing de afiliados, ou seja, como um parceiro é recompensado de acordo com o objetivo previamente combinado entre ele e o produtor. Confira as opções:
- Custo por clique (CPC): remunerado por clique, ou seja, toda vez que alguém clicar no banner, pop-up, ou qualquer publicidade que estiver em exibição.
- Custo por ação (CPA): recebe se os usuários clicarem na publicidade e realizarem a ação desejada na página de destino.
- Custo por mil impressões (CPM): valor fixo pago ao afiliado quando o banner publicitário alcança mil visualizações, sem depender da taxa de cliques.
- Custo por formulário (CPF): o afiliado recebe toda vez que o visitante oriundo do seu anúncio preenche um determinado formulário, seja simples ou complexo.
- Custo por lead válida (CPL): é realmente despertar o interesse do público a respeito do produto ou serviço, porque, além de preencher um formulário e fornecer seus dados, a pessoa precisa clicar em um segundo link através do seu email, que comprova que ela realmente tem interesse no que a marca tem a oferecer.
- Custo por venda (CPV): paga somente quando o afiliado realmente gera vendas para a empresa. Para conseguir mensurar a quantidade de vendas feitas através da parceria, são gerados links diferenciados para cada um dos afiliados.
Principais canais utilizados no marketing de afiliados
Existem algumas práticas comuns para garantir que seu público esteja envolvido e seja receptivo à compra de produtos ou serviços promovidos.
Confira alguns canais que podem alavancar as vendas:
- Site
- Blog
- Redes sociais
- Influenciadores
- Listas de emails
O ideal é investir nos canais que concentram a maior quantidade de potenciais clientes do seu nicho.
Vantagens do marketing de afiliados
As vantagens do marketing de afiliados são bem claras, já que o produtor tende a vender mais após o fechamento dessa parceria.
- Baixo custo para começar;
- Não precisa criar um produto ou serviço;
- Não precisa estocar;
- Não precisa enviar produtos;
- Basta ter acesso à internet e poderá trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar.
Passo a passo para começar no marketing de afiliados
Confira como implementar essa estratégia na sua empresa, seja como produtor ou como afiliado.
Se você é produtor:
- Escolha um produto ou serviço;
- Valide a sua ideia;
- Desenvolva o produto ou serviço;
- Encontre bons afiliados do seu nicho para promover seu produto ou serviço.
Se você é afiliado:
- Escolha um programa de afiliados;
- Escolha os produtos ou serviços corretos para divulgar;
- Eduque sua audiência;
- Invista em anúncios.
Gostou do conteúdo sobre os detalhes do marketing de afiliados?
Depois de ler todo o conteúdo, você conheceu tudo o que precisa saber sobre marketing de afiliados.
Se precisar do auxílio de profissionais capacitados em Marketing Digital,conte com a Inout. Agende uma visita e saiba mais sobre os nossos serviços!
Para estar sempre antenado nas novidades sobre o digital, além de assuntos relevantes sobre marketing, convidamos você a acompanhar as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) e blog.
Esperamos que tenha gostado da leitura.
Ah, não vá embora sem deixar sua opinião sobre o tema nos comentários, dividindo suas expectativas, dúvidas e experiências com a gente.