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Cada vez mais as empresas estão explorando todas as possibilidades que o marketing digital tem a oferecer.
Essas ações são muito importantes, pois permitem que os pequenos negócios também tenham visibilidade e oportunidades.
No entanto, por ser um campo muito recente, há muitos mitos sobre Marketing digital. Pensando nisso, continue a leitura e fique por dentro de tudo o que acontece nesse universo!
Bora lá?
11 mitos e verdades sobre o marketing digital
Listamos aqui alguns dos principais mitos verdades que rondam as possibilidades do marketing digital:
1. Marketing digital é barato
Essa é uma verdade parcial, confira o porquê:
Esse ponto é o mais polêmico quando a pauta é marketing digital. Vale ressaltar que a comunicação no universo online exige tempo, conhecimento e profissionais que realmente entendam do assunto. Ou seja, para que haja bons resultados é necessário um investimento, uma estratégia bem definida e muito esforço.
Mas ainda pode ser considerado mais barato se comparado às mídias tradicionais, como anúncios em revistas e comerciais de TV.
2. É necessário estar presente em todas as redes sociais
Mito, com certeza!
A verdade é simples: a marca deve estar presente nas mesmas plataformas em que o público dela está.
E lembre-se: mantenha a rede social sempre atualizada.
3. Ter um site responsivo é necessário
Verdade!
A regra do Google é clara: sites que não se adaptarem a diferentes dispositivos (tamanhos de tela), como tablets e smartphones, terão a sua nota rebaixada nos mecanismos de busca.
4. E-mail marketing é uma estratégia eficiente de comunicação
Parcialmente verdade!
Há muita discussão em torno dessa comunicação: caixas de entrada lotadas, spams recebidos com materiais que não são do interesse delas x vantagens que as marcas oferecem aos “assinantes”.
Há também estudos que apontam que 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por e-mail do que via redes sociais. Além de ser uma comunicação mais em conta, que nutri leads que já realizou uma compra com aquela empresa.
5. Quanto mais seguidores melhor
Mito!
Isso não significa que todas estas pessoas estejam vendo o material e, muito menos, consumindo os produtos e serviços da marca.
Afinal, os algoritmos das redes sociais mudam para que as pessoas recebam apenas material importante para elas. Definidos pelas interações, por isso, mais importante do que ter muitos seguidores, é fazer com que eles se envolvam através de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Envolvimento é a palavra de ordem.
6. A estratégia de Inbound Marketing (marketing de atração) envolve apenas a criação de e-books
Mito!
Nessa estratégia, o público vai atrás da marca porque ela traz informações relevantes para o consumidor, através da produção de conteúdo. Os e-books são apenas uma das possibilidades de atrair esses usuários.
O material pode aparecer em posts de blogs, em redes sociais, manuais, tutoriais, webinars.
7. Ter uma página blog é importante para o site
Verdade!
Eles são uma forma simples e dinâmica de organizar, oferecer e atualizar conteúdo de qualidade para o público.
Isso gera também mais a atenção do Google, que retribuirá o esforço com uma mãozinha no ranqueamento do seu site.
O blog também é estratégico para o SEO, o que também ajuda a aparecer entre os primeiros resultados.
8. Usar as redes sociais para oferecer em demasia o produto
Mito!
As marcas devem ser uma fonte de informações relevantes, para que o público seja mais receptivo às ofertas.
As redes sociais também são importantíssimas para construir relacionamento com os clientes.
9. E-commerce só vale a pena para as grandes empresas
Mito!
O marketing digital tornou o e-commerce mais acessível para novos empreendimentos também.
A concorrência com as grandes redes é complicada, por isso, é essencial investir em diferenciais, como frete grátis e descontos especiais para primeira ou segunda compra.
Certamente alcançará um público bem mais amplo do que o de um comércio local.
10. É mais fácil mensurar resultados do marketing digital
Verdade!
É impossível afirmar com certeza quantas pessoas viram um outdoor ou determinado comercial de TV.
Já os relatórios de tráfego do site ou envolvimento em redes sociais são precisos e detalhados. Mostram de onde vieram os acessos, qual o perfil do público e como ele se comporta em relação ao site ou página em questão.
Com o acesso a essas informações é muito mais fácil direcionar o conteúdo para que o usuário se interesse ainda mais pelo produto ou serviço.
11. Qualquer empresa pode obter resultados com marketing digital
Verdade!
Com muito trabalho e estratégia é sim possível que empresas de todos os tamanhos obtenham resultado com ferramentas digitais.
Não importa o segmento ou o tamanho da marca, com um marketing digital bem definido e estruturado as possibilidades de divulgar, criar um relacionamento com o público-alvo e obter resultados positivos são ampliadas.
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Ao longo do conteúdo, você conferiu tudo o que precisa saber e quais são os principais mitos e verdades sobre o marketing digital.
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