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As estratégias de marketing digital também podem funcionar para uma empresa que lida com o público corporativo? Ou seja, dentro do mercado B2B?
É claro! E é isso que vamos mostrar no conteúdo de hoje, continue a leitura e confira como obter sucesso nesse segmento!
Para recapitular, o que é B2B?
Esse conceito é bem simples. São empresas que fazem negócios diretamente com outras empresas. A sigla se origina da abreviação de Business to Business.
Marketing digital para público B2B:
O marketing digital deve ser utilizado para alcançar o público desejado e prender sua atenção. A melhor estratégia para obter sucesso nesse ramo é através da apresentação de conteúdo realmente diferenciado e relevante, independente do momento de compra que o cliente esteja.
Vale ressaltar que nesse tipo de negócio as vendas são bem mais complexas e possuem o ciclo de compra mais longo. O mercado também é mais restrito.
Nesse mercado a empresa precisa apresentar o problema e a solução. Para isso, a empresa B2B deve apresentar materiais que permitam os consumidores se aprofundarem no assunto desejado. O cliente precisa ter total confiança antes de efetuar a compra.
Confira algumas estratégias que vão ajudar a educar o público para que eles se movimentem mais rapidamente entre os estágios da pirâmide e, consequentemente, acelerem o processo de vendas.
7 estratégias de marketing digital para B2B
Confira 7 estratégias de marketing digital que vão garantir o sucesso da sua marca e te fazer conquistar cada vez mais clientes:
1. Crie um blog
Uma das mais efetivas estratégias de marketing digital B2B é a criação de um blog.
Mas não para fazer propaganda dos produtos ou serviços de sua empresa e sim oferecer conteúdos de valor para os usuários.
Assim, os possíveis clientes frequentarão o blog em busca de diversas dicas, informações e muito mais. Dessa forma, inicia-se a possibilidade de um relacionamento com quem já conhece e admira essa empresa que possui conteúdos tão interessantes.
2. Use técnicas de SEO
SEO significa Search Engine Optimization, isto é: otimização de mecanismos de busca.
Essa estratégia de marketing digital consiste em encontrar as palavras-chaves mais procuradas pelo seu perfil de cliente ideal e usá-las em seu site e conteúdo.
Assim, quando um desses clientes potenciais realizar uma pesquisa nos sites de busca, há grandes possibilidades do seu site ou blog aparecer nos primeiros resultados.
3. Envie e-mails marketing para a sua base de contatos
Outra estratégia muito utilizada para captar clientes através do marketing digital é o envio de e-mails. Eles também devem conter assuntos relevantes sobre o seu segmento de atuação.
Tome nota: não utilize essa comunicação para fazer apenas propaganda dos seus produtos e serviços, mas para se aproximar do seu público-alvo através de conteúdos interessantes.
4. Faça uso das ferramentas de automação de marketing
No marketing B2B, essa estratégia é uma das mais efetivas. Afinal, essas plataformas contam com diversas funcionalidades, por exemplo:
- Templates para o envio dos e-mails;
- Páginas de captura de leads (landing page), onde eles fornecem seu e-mail e outros dados de contato em troca de materiais mais ricos, como e-books e infográficos;
- Disparo segmentado de e-mail marketing baseado no comportamento dos leads;
- Ranqueamento de seus leads, de acordo com seu comportamento, para determinar se já podem ser abordados pela equipe de vendas.
5. Crie um formulário para assinatura de newsletter
Como citamos anteriormente, as landing pages são páginas de captura de leads, utilize-as para captar contatos para sua base de dados de envio de newsletter, por exemplo.
Use poucos campos no formulário, como nome e e-mail apenas. Isso estimula o preenchimento. Dessa maneira, você consegue gerar leads B2B para seu negócio com muita facilidade e sem pagar nada por isso.
Typeform e Google Forms são duas ferramentas digitais com versões gratuitas que podem te auxiliar nessa missão.
6. Insira pop-ups em seu site
Essa estratégia de marketing digital B2B é excelente para a captura de leads que estão visitando o seu site.
Insira um pop-up de saída, ou seja, no momento que o usuário mover o mouse para fora da janela, surja uma janela convidando-o a assinar uma newsletter, baixar um e-book ou até mesmo conhecer uma condição especial de vendas.
Essas ferramentas – algumas delas gratuitas – são fáceis de instalar e trazem um excelente resultado para quem busca aumentar a base de contatos.
7. Tenha um chat em seu site
Essa é uma estratégia de marketing digital B2B que busca estreitar o relacionamento com o cliente, oferecendo atendimento imediato.
Esses chats podem ser ao vivo ou contar com chatbots inteligentes, uma dica é mesclar as duas opções, assim você irá proporcionar atendimento personalizado 24 horas por dia 7 dias por semana.
Gostou do conteúdo sobre as 7 estratégias de marketing digital para B2B?
Ao longo do conteúdo, você conferiu as estratégias mais importantes para o seu negócio voltado ao B2B alcançar o sucesso com o apoio do marketing digital.
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