Índice
Estar na internet não é sinônimo de sucesso e novos clientes. Os resultados no marketing digital vem apenas com muito trabalho, dedicação e teste. As estratégias de marketing funcionam exatamente como no mundo da ciência, e só vão alcançar os melhores resultados aqueles que estiverem dispostos a testar todas as possibilidades.
Mas antes de falar sobre as possíveis estratégias para você aplicar no seu negócio e como escolher a melhor dentre elas, vamos relembrar a definição dessa ciência incrível que pode gerar novos clientes e muito mais dinheiro no seu negócio.
O que é o marketing digital?
Todas as ações realizadas dentro da internet a fim de trazer novos clientes devem ser consideradas ações de marketing digital. Utilizar os canais modernos de comunicação como por exemplo, redes sociais, buscadores como o Google, Youtube e muitas outras plataformas, tem se tornado comum entre donos de pequenos e grandes negócios que buscam se conectar com seu público-alvo de forma mais assertiva.
O problema é que a grande maioria das pessoas não sabem como escolher as melhores ações de marketing digital que devem aplicar. Pensando nisso separamos algumas dicas que vão te ajudar a definir de uma vez por todas qual é a melhor estratégia para seu negócio. Continue a leitura deste artigo e acabe com as suas dúvidas de uma vez por todas.
Dica fundamental para você escolher a melhor estratégia de marketing para o seu negócio.
A primeira coisa que você deve pensar é sobre o seu modelo de negócio. Seu produto/serviço é um desejo ou apenas uma necessidade? É impossível pensar que você venda desejo e necessidade ao mesmo tempo, quer um exemplo? Acompanhe no parágrafo abaixo.
Vou citar dois tipos de produtos tangíveis e dois serviços intangíveis totalmente diferentes para você refletir se são produtos e serviços vendidos por necessidade ou por desejo, vamos lá? Pizza, bateria de carro, consulta médica e clareamento dental. Claramente temos exemplos de produtos e serviços que possuem argumentos de venda totalmente distintos, ou seja, ninguém acorda num dia de semana qualquer e pensa, “hoje vou comprar uma bateria de carro” ao menos que haja uma necessidade real. Por mais que você tente convencê-lo(a) a comprar o seu produto ou serviço, se não houver necessidade o seu consumidor não irá comprar. Portanto esse é o ponto mais importante ao definir a sua estratégia de marketing digital.
As estratégias de marketing digital são divididas em duas categorias que podem te ajudar a esclarecer melhor todo esse conceito. Ações focadas em prospectar ativamente nas plataformas digitais em busca de convencer os clientes através de argumentos extremamente racionais e promocionais, destacando os benefícios, qualidades e ideias do produto ou serviço, chamada de outbound marketing e ações focadas em gerar conteúdos relevantes para uma determinada audiência a fim de ser encontrado no momento que o consumidor for em busca dessa solução.
Eaí, já pensou em qual característica você se encontra? Confira abaixo as estratégias para cada um dos casos.
Estratégia de marketing digital para produtos vendidos por necessidade.
Anuncie com palavras-chave no Google Ads
Comprar palavras-chave do Google Ads na Rede de Pesquisa é uma das principais estratégias utilizadas por empreendedores que vendem seus produtos somente em momentos de necessidade do consumidor. Os anúncios na Rede de Pesquisa proporcionam um contato com o seu público-alvo no momento em que ele está considerando a compra de um produto devido ao reconhecimento de uma necessidade.
Você pode anunciar o seu site nos primeiros resultados de busca do Google realizando a compra de determinadas palavras consideradas relevantes para o seu negócio. Por exemplo, se você é um médico e quer anunciar a sua clínica, você deve escolher as palavras-chave que deseja anunciar.
A principal vantagem dessa estratégia é que você paga ao Google apenas se receber cliques no seu anúncio, ou seja, apenas se o consumidor se interessar de fato pelo seu negócio.
Estratégia de marketing digital para produtos vendidos por desejo.
Desperte o desejo do seu público com o Facebook Ads
O Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Instagram e terceiro em usuários no Facebook. Anunciar no Facebook e Instagram é essencial para negócios que vendem produtos e serviços que geram desejo no público-alvo.
Por exemplo, o profissional de marketing responsável pela divulgação de uma pizzaria deve exibir seus produtos nessas plataformas a fim de despertar a atenção da audiência e assim conseguir mais clientes.
A principal vantagem dessa estratégia é que você pode investir a partir de 1 dólar por dia. Além de ser uma mídia extremamente barata em comparação a outras estratégias de marketing digital, você ainda pode gerenciar todos os resultados conquistados pela campanha. Algumas métricas capazes de analisar são as seguintes: alcance, envolvimento com o conteúdo, mensagens enviadas para o whatsapp, compras efetuadas no website e muitas outras.
Conclusão
Agora que você entendeu um pouco mais sobre as diferentes estratégias de marketing digital para você começar a aplicar no seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e levar o seu negócio para outro patamar. Se ainda estiver com dúvidas sobre esse assunto, entre em contato conosco agora mesmo através do formulário de contato ou pelo nosso