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Marketing empresarial: tudo o que você precisa saber

Por Inout Digital / 5 de janeiro de 2022 27 de maio de 2022

Índice

  • Primeiramente, o que é marketing empresarial?
  • Marketing empresarial: qual a importância?
  • Os principais objetivos do marketing empresarial
    • Aumentar as vendas
    • Fidelizar cada vez mais clientes
    • Branding: fortalecer a marca no mercado
    • Estabelecer bons relacionamentos com clientes e potenciais clientes
    • Proporcionar engajamento da equipe (marketing interno ou endomarketing)
  • Marketing Empresarial B2B x B2C
    • Mas afinal, o que é B2B e B2C?
    • Diferenças entre as estratégias de marketing empresarial B2B e B2C
    • Jornada de compra B2B e B2C
  • Gostou do conteúdo sobre marketing empresarial?
Marketing empresarial: tudo o que você precisa saber

O marketing empresarial é essencial para posicionar as empresas em seus respectivos nichos de mercado nos dias de hoje.

Afinal, de nada adianta ter um ótimo produto se o público não busca e, consequentemente, não compra.

Ou seja, é extremamente importante ter uma estratégia de vendas e de marketing empresarial para mostrar a todos os clientes a sua marca e a consolidar no mercado.

Esse processo envolve a imagem do seu negócio perante os consumidores, a qualidade e variedade dos seus produtos e serviços, entre outros fatores. E para que tudo isso dê certo, você precisa de um ótimo marketing empresarial.

Quer saber mais como captar pessoas que estejam realmente interessadas no seu produto ou serviço? Continue a leitura do nosso conteúdo de hoje!

Bora lá?

Primeiramente, o que é marketing empresarial?

Marketing empresarial nada mais é do que um conjunto de estratégias de curto e médio prazo, que tem como objetivo direcionar os produtos e serviços da sua empresa, do momento em que são desenvolvidos até o seu destino final.

A fim de aumentar a visibilidade da marca, expandir a base de clientes e , consequentemente, o lucro. Além de estudar e analisar as reais necessidades da empresa, metas a serem atingidas, a relação da audiência com os produtos e serviços ofertados, e tudo mais que envolve esse processo.

Vale lembrar que não existe uma receita pronta para o marketing empresarial, toda análise é feita e pensada exclusivamente de acordo com o perfil de cada empresa, originando uma estratégia única e personalizada, que envolve ações online e offline.

Toda a equipe da empresa em questão precisa trabalhar em conjunto para atingir as metas pré-definidas.

Já deu pra perceber a importância destas estratégias, né? São  indispensáveis para a consolidação da marca de uma empresa em seu nicho de mercado.

Marketing empresarial: qual a importância?

Como dissemos anteriormente, o marketing empresarial é imprescindível para o sucesso de qualquer marca. 

Ao seguir todos os passos, a empresa será muito mais vista, os produtos mais consumidos pelos clientes e desejados pelos leads. Também ajuda a compreender a concorrência, fidelizar a base de fãs, ampliar as vendas e o lucro. 

Além disso, a empresa estará sempre antenada nas atuais tendências do mercado.

Os principais objetivos do marketing empresarial

Os objetivos do marketing empresarial são definidos de acordo com o que a marca pretende alcançar e no plano de marketing, alinhado às estratégias que envolvem toda a organização.

Confira alguns exemplos que separamos a seguir: 

Aumentar as vendas

Vender mais é um dos principais objetivos de toda empresa que visa lucro. Para atingir esse objetivo é preciso uma boa estratégia de marketing, que seja capaz de impulsionar as vendas e atrair novos clientes. O produto/serviço deve ser competitivo no mercado, ser distribuído em ambientes propícios e promovido adequadamente ao público-alvo.

Além disso, os 4 Ps do marketing: preço, praça, público e promoção, são essenciais. 

Fidelizar cada vez mais clientes

Como já falamos em conteúdos anteriores, é mais fácil e barato vender para quem já conhece e tem bom relacionamento com a marca do que conquistar novos clientes

Esse talvez seja um dos objetivos mais almejados pela maioria das empresas, que é possível através das estratégias de fidelização de clientes, marketing de conteúdo e de relacionamento.

Branding: fortalecer a marca no mercado

Para se destacar no mercado, é fundamental possuir um conjunto de estratégias que visam alcançar a consolidação da marca e criar identificação com o público e, consequentemente, o desejo do consumidor por aquele produto ou serviço.

Esse trabalho deve ser permanente.

Estabelecer bons relacionamentos com clientes e potenciais clientes

Interagir com seu público nas redes sociais, através das estratégias de marketing de relacionamento e de conteúdo, é uma das maneiras de criar laços que resultam em bons frutos.

Proporcionar engajamento da equipe (marketing interno ou endomarketing)

Para aumentar a produtividade da empresa é essencial o engajamento dos colaboradores, para que trabalhem em sintonia e vistam a camisa.

Uma equipe alinhada aos objetivos, metas e valores da organização produzem mais e melhor.

Marketing Empresarial B2B x B2C

Como já vimos, o marketing empresarial é o conjunto colocado em prática por uma determinada empresa, a fim de conquistar novos clientes.

Pode ser aplicado em um mercado B2B ou B2C, porém, com ações diferenciadas e específicas.

Mas afinal, o que é B2B e B2C?

A sigla B2B significa Bussiness to Bussiness. Ou seja, é baseado em empresas que comercializam seus produtos ou serviços para outras empresas, como é o caso de importadores, distribuidores ou revendedores, por exemplo.

Podendo ser para consumo, transformação ou revenda.

Já a sigla B2C significa Business to Consumer. Ou seja, costuma ser apenas de consumo de um produto ou de um serviço que comercializa diretamente para o seu público final.

Diferenças entre as estratégias de marketing empresarial B2B e B2C

No mercado B2B, o público a ser atingido é muito mais bem informado, pois trata-se de profissionais, que conhecem muito bem tudo o que ele precisa e quais são as necessidades de sua empresa.

Quando o seu cliente já sabe o que quer e entende sobre o assunto, fica muito mais fácil de criar conteúdos específicos.

Jornada de compra B2B e B2C

A jornada de compra do mercado B2B é muito mais longa.

O marketing empresarial B2B é focado em sanar todas as dúvidas do seu público, a fim de gerar confiança.

Um comprador B2B costuma pesquisar bastante antes de entrar em contato com um vendedor. E para conseguir transformar o seu lead em cliente, você precisa fazer com que ele avance em seu funil de vendas!

O seu conteúdo deve sanar a maior parte das dúvidas dos seus compradores.

Por isso, as suas estratégias de marketing empresarial precisam ser muito bem definidas e executadas.

Gostou do conteúdo sobre marketing empresarial?

Depois de ler todo o conteúdo, você conferiu que é essencial ter uma estratégia de marketing empresarial bem definida, independente se atua no mercado B2B ou B2C. 

Deve ser adotado por todas as empresas que desejam se destacar dos concorrentes. Se precisar do auxílio de profissionais capacitados em Marketing Digital,conte com a Inout. Agende uma visita e saiba mais sobre os nossos serviços!

Para estar sempre antenado nas novidades sobre o digital, além de assuntos relevantes sobre marketing, convidamos você a acompanhar as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) e blog.

Esperamos que tenha gostado da leitura.

Ah, não vá embora sem deixar sua opinião nos comentários, dividindo suas expectativas, dúvidas e experiências com a gente.

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