Índice
Mobile Marketing, tenho mesmo que usar?
O mundo mudou muito nos últimos anos, não é mesmo? No começo da década de 90 poucas pessoas tinham acesso à celulares por conta da dificuldade de adquirir um aparelho e dos custo altíssimos para manter uma conta. Depois de tantos anos é difícil você andar pelas ruas e não notar alguém que esteja usando um aparelho celular, caminhando, esperando um ônibus, ouvindo música ou até mesmo assistindo vídeos. Nos dias de hoje as pessoas fazem uso dos aparelhos não somente para diversão, mas para muitas outras coisas, como por exemplo: consumir notícias, localização, compras de eletrodomésticos. Esse é início de uma era chamada Mobile Marketing.
A mudança ocorreu não apenas na evolução dos aparelhos em termos de tecnologia, mas também no comportamento do consumidor, na forma como ele se relaciona com a mobilidade. Não haveria evolução de tecnologia se o consumidor não mudasse a forma de buscar a informação, nem tão pouco haveria mudança do consumidor se não o houvesse evolução da tecnologia.
A mobilidade tem sido o maior crescimento da história, deixando para trás o crescimento da própria internet, em todos os sentidos. Ser um bom empresário implica em não ficar fora dessa revolução para não se tornar obsoleto. É de extrema e fundamental importância você estar atento a essas mudanças, pois uma hora ou outra, por vontade própria ou obrigado será necessário trabalhar sua marca dentro do mundo mobile. Adaptar-se à ele não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade.
Os números realmente são de causar espanto e despertar aqueles que ainda não fazem uso do Mobile Marketing. Atualmente mais de 72 milhões de brasileiros usam diariamente seus smartphones para acessar a internet, 46% dos internautas brasileiros realizaram pagamentos por aplicativos de celular. e 70% dos brasileiros não saem de casa sem seus smartphones. Uma pesquisa apontou que os 3 itens mais importantes, aqueles que as pessoas jamais se esquecem de verificar se realmente estão com eles, são: celular, carteira e chaves. Incrível né?!
Mas afinal de contas, o que é Mobile Marketing?
Percebendo a mudança de comportamento do consumidor, as empresas logo se adaptaram para buscar uma aproximação maior com sua audiência dentro dos aparelhos móveis, celulares, smartphones ou tablets. Sendo assim, Mobile Marketing nada mais é que um conjunto de estratégias realizadas por meio de um desses aparelhos para causar um impacto no consumidor, buscando a interação com a marca e gerar influência.