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mobile marketing, tenho mesmo que usar?

Por Inout Digital / 2 de maio de 2018 1 de agosto de 2019

Índice

  • Mobile Marketing, tenho mesmo que usar?
    • Mas afinal de contas, o que é Mobile Marketing?
    • Vantagens do Mobile Marketing
      • Segmentação
      • SMS marketing
      • Sites responsivos
      • QR Code
    • Conclusão

Mobile Marketing, tenho mesmo que usar?

O mundo mudou muito nos últimos anos, não é mesmo? No começo da década de 90 poucas pessoas tinham acesso à celulares por conta da dificuldade de adquirir um aparelho e dos custo altíssimos para manter uma conta. Depois de tantos anos é difícil você andar pelas ruas e não notar alguém que esteja usando um aparelho celular, caminhando, esperando um ônibus, ouvindo música ou até mesmo assistindo vídeos. Nos dias de hoje as pessoas fazem uso dos aparelhos não somente para diversão, mas para muitas outras coisas, como por exemplo: consumir notícias, localização, compras de eletrodomésticos. Esse é início de uma era chamada Mobile Marketing.

A mudança ocorreu não apenas na evolução dos aparelhos em termos de tecnologia, mas também no comportamento do consumidor, na forma como ele se relaciona com a mobilidade. Não haveria evolução de tecnologia se o consumidor não mudasse a forma de buscar a informação, nem tão pouco haveria mudança do consumidor se não o houvesse evolução da tecnologia.

A mobilidade tem sido o maior crescimento da história, deixando para trás o crescimento da própria internet, em todos os sentidos. Ser um bom empresário implica em não ficar fora dessa revolução para não se tornar obsoleto. É de extrema e fundamental importância você estar atento a essas mudanças, pois uma hora ou outra, por vontade própria ou obrigado será necessário trabalhar sua marca dentro do mundo mobile. Adaptar-se à ele não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade.

Os números realmente são de causar espanto e despertar aqueles que ainda não fazem uso do Mobile Marketing. Atualmente mais de 72 milhões de brasileiros usam diariamente seus smartphones para acessar a internet, 46% dos internautas brasileiros realizaram pagamentos por aplicativos de celular.  e 70% dos brasileiros não saem de casa sem seus smartphones. Uma pesquisa apontou que os 3 itens mais importantes, aqueles que as pessoas jamais se esquecem de verificar se realmente estão com eles, são: celular, carteira e chaves. Incrível né?!

 

 

Mas afinal de contas, o que é Mobile Marketing?

Percebendo a mudança de comportamento do consumidor, as empresas logo se adaptaram para buscar uma aproximação maior com sua audiência dentro dos aparelhos móveis, celulares, smartphones ou tablets. Sendo assim, Mobile Marketing nada mais é que um conjunto de estratégias realizadas por meio de um desses aparelhos para causar um impacto no consumidor, buscando a interação com a marca e gerar influência.

 

Vantagens do Mobile Marketing

Segmentação

Segmentação dos anúncios através de geolocalização. Uma das maiores e melhores características no mundo digital é direcionar campanhas de marketing para pessoas que estão próximas ao seu estabelecimento. Porém somente com campanhas de mobile marketing você consegue exibir o seu anúncio para aparelhos móveis que estejam próximos do seu negócio. Assim você atrai usuários com potencial de se transformar em clientes.

SMS marketing

Apesar de parecer um pouco ultrapassado, as campanhas de SMS são extremamente funcionais para comunicados promocionais, cobranças, relacionamento, enfim… São muitas as possibilidades para serem exploradas. A vantagem das campanhas de SMS está em sua taxa de abertura, que na maioria das vezes beiram os 98%, absurdamente maior em comparação com a de E-mail Marketing que tem em média 20%. Para cada objetivo de marketing uma estratégia diferente, veja bem, aqui a ideia não é menosprezar o E-mail Marketing, até porquê o fim não é o mesmo, ok?

Sites responsivos

O crescimento do uso de smartphones ou tablets nos trás a obrigação de atualizar o seu site. De que adianta o seu consumidor buscar o seu serviço no Google, encontrar sua empresa mas quando abre o seu site não consegue nem se quer visualizar os conteúdos? Isso trás uma baita experiência negativa. Sites responsivos são uma espécie de camaleão das telas, se é que podemos chamar assim… Ele vai se adaptar de acordo com o tamanho da tela do usuário. Assim você entrega uma ótima experiência ao seu potencial cliente e ainda ganha muitos pontos com o Google.

QR Code

Um código de barras onde o usuário utiliza a câmera do smartphone para fazer a leitura e ser direcionado para uma página de destino. Muito usado nas campanhas de Trans Mídia. Por exemplo: você faz uma panfletagem da sua empresa em determinado lugar e insere um QR Code onde a pessoa pode adquirir mais informações a respeito de determinada promoção ou produto. Com isso você acaba fazendo uma interação entre as mídias e aumentando a visibilidade da sua marca no digital.

Conclusão

Você deve pensar sempre em proporcionar a melhor experiência para o consumidor. No mobile não é diferente, pois, se você fizer uso equivocado acabará errando na entrega de valor para o consumidor. Portanto pense muito antes de utilizar qualquer uma das estratégias apresentadas acima. Defina muito bem aquilo que você vai apresentar e através de qual meio irá executar. Por fim, você como empresário, tenha sempre em mente, utilizar o Mobile Marketing, deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade.
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