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Existem diversas maneiras de realizar uma estratégia de Marketing Digital, conheça no nosso conteúdo de hoje quais são as possibilidades e escolha a que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.
O crescente poder e da infraestrutura da internet, nos proporciona um universo de possibilidades dentro do digital. Para confirmar essa teoria, basta pensar no leque de conteúdos que temos disponíveis na palma de nossas mãos hoje em dia, a maioria deles de qualidade e de forma gratuita.
Quando realizamos uma busca no Google, existem grandes chances de recebermos uma resposta satisfatória. E a solução do seu problema estar contida em um site na internet é simples e fantástico ao mesmo tempo, não é mesmo?!
Desse modo, sites que contém várias respostas e de qualidade têm mais chances de atrair a atenção do usuário e, consequentemente, conquistar mais clientes, aumentar o alcance e engajamento da marca e entender cada vez mais sobre o comportamento dos consumidores.
Atualmente, muitos negócios estão migrando para o universo das estratégias de Marketing Digital. Essa ação aumenta a concorrência na web, para sua marca se destacar, o segredo está no método, para alcançar os objetivos desejados é preciso encontrar a melhor maneira para isso.
Continue a leitura e confira o que existe de mais atual no mundo digital em termos de estratégias de marketing, iremos te ajudar a tomar a decisão correta para o seu negócio dentre as infinitas possibilidades que existem nos dias de hoje.
A seguir, apresentaremos detalhes de algumas estratégias de marketing digital que irão garantir o sucesso da sua marca, se liga:
Estratégias de Inbound Marketing
Também conhecido como estratégia de marketing digital de atração, que tem como objetivo que seu negócio seja encontrado pelas pessoas.
Nessas estratégias, as marcas procuram entender as dores e necessidades dos potenciais clientes, para estabelecer um canal de comunicação, estreitar o relacionamento com esses usuários e oferecer uma solução para os seus anseios e desejos.
Atualmente, a internet está repleta de ferramentas disponíveis para fazer pesquisas, descobrir os reais interesses do público e publicar materiais que os ajudem.
Praticando essas ações com certa frequência, você desenvolve a audiência da sua marca e constrói um relacionamento com seus clientes. Ou seja, você conversa com seu público e não apenas envia mensagens.
Dessa maneira, suas publicações passam a serem buscadas cada vez mais. Sendo possível compreender os interesses mais específicos do público (e se destacar entre os concorrentes).
A principal forma de atrair as pessoas é criando conteúdo, ou seja, oferecendo informações relevantes, que solucionam problemas reais e são de amplo acesso. Essa estratégia é conhecida como Marketing de Conteúdo, confira mais detalhes a seguir:
Estratégias de Marketing de Conteúdo
Os seus potenciais clientes buscam diariamente soluções na internet, e na maioria das vezes, utilizam os motores de buscas para isso.
O Marketing de Conteúdo tem como principal objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento correto da jornada de compra para oferecer as melhores soluções para o seu lead. Se deseja saber detalhes sobre leads e sua importância para a estratégia de marketing digital, acesse nosso conteúdo sobre o tema, através deste link.
Ou seja, Marketing de Conteúdo é a estratégia de publicar conteúdos relevantes e valiosos, a fim de atrair, converter e encantar uma audiência. Vale lembrar que, se bem-feita, pode ajudar a triplicar os acessos online em um curto período de tempo. Além de trazer reconhecimento de marca, criar autoridade e educar o mercado.
Para que todas essas vantagens se concretizem, você deve espalhar seu conteúdo em áreas da internet que sejam realmente atrativas para a sua persona, através de blog, site da empresa e perfis em redes sociais.
Contudo, existem formas de diversificar o seu alcance com os diferentes canais de conteúdo disponíveis para a execução das estratégias de marketing digital. Confira a seguir algumas maneiras de fazer isso:
Blog
Definimos o blog como uma das casas do Marketing de Conteúdo, pois é um canal exclusivo sobre sua empresa e de comunicação com o seu público, sem as interferências e distrações que outros meios podem ter. Ou seja, você pode publicar o que, como e a hora que quiser.
Além de serem muito fáceis de editar e administrar, possibilitando tocar as estratégias de marketing digital de maneira prática, econômica e rápida. É uma excelente ferramenta de otimização de conteúdos para garantir um bom rankeamento nos mecanismos de busca, como o Google. Melhorando a visibilidade do seu negócio e ampliando o poder de atração das pessoas certas.
Outros canais: Medium e o LinkedIn Pulse funcionam como blogs, porém com as desvantagens de não serem domínios próprios e terem menos poder de rankeamento, mas são fáceis e acessíveis.
Site institucional
O site institucional aumenta a credibilidade do seu negócio, pois demonstra segurança e confiança para aqueles que buscam pelos seus produtos e serviços na internet. E se torna mais um canal só seu onde os usuários podem te encontrar e ajudar a conquistar boas posições nos mecanismos de busca.
É fundamental que as suas estratégias de marketing digital direcionem as pessoas para um canal onde possam solicitar os seus produtos ou serviços, tirando as principais dúvidas.
Redes sociais
As plataformas que mais proporcionam interação entre pessoas e marcas, criadas com o objetivo de comunicação, influência e diálogo.
Ou seja, ter um perfil ou uma página nas principais redes sociais onde o seu público se encontra é indispensável para a promoção do seu conteúdo e que as pessoas conheçam mais de perto a sua marca.
É fundamental os consumidores se identificarem com os valores e ideais das marcas. E as redes sociais são um excelente canal para que esse engajamento aconteça e, ao mesmo tempo, gere tráfego e conversões.
Evidentemente, é preciso uma estratégia, confira alguns pontos que vão te ajudar nesse momento:
Como definir uma estratégia de marketing digital para redes sociais
Uma estratégia efetiva de redes sociais deve gerar tráfego para o seu domínio, comunicar e divulgar a marca, através de alguns passos simples:
- Primeiro passo: estabeleça objetivos e metas;
- Segundo passo: encontre as redes corretas;
- Terceiro passo: crie um perfil ou uma página;
- Quarto passo: analise os concorrentes;
- Quinto passo: defina um plano e um calendário editorial;
- Sexto e último passo: analise, otimize e aprenda com os resultados.
E-mail marketing
Enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos obtidos, utilizado como fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com fãs e potenciais clientes.
É o canal de mensagens direto com o usuário, sendo possível segmentá-lo. Construir uma lista de e-mails é o primeiro passo para uma boa estratégia.
Tipos de e-mails: informacionais, de nutrição, educacionais, transacionais e newsletter.
Técnicas SEO
É a estratégia de marketing digital para ser encontrado em mecanismos de busca de forma orgânica, sem pagar anúncios. SEO ou Search Engine Optimization é o que chamamos de otimização para mecanismos de busca.
Otimizar suas páginas significa deixá-las compreensíveis tanto para as pessoas quanto para os robôs dos mecanismos de busca. E isso vai depender da sua performance em uma combinação de diversos fatores. Existem dois grupos, confira alguns detalhes a seguir:
- SEO On Page: otimização dentro das suas páginas, como título, meta-descrição, linkagem interna, uso de heading tags e entre outras opções. Ou seja, tudo o que melhora a experiência do usuário e também é detectado pelos bots dos motores de busca.
- SEO Off Page: fatores externos, por exemplo o tempo de carregamento do site, parâmetros de segurança, links recebidos e entre outros.
Search Engine Marketing (SEM)
Os motores de busca são úteis para estratégias de marketing digital que envolvam mídias orgânicas ou pagas. Ao fazer uma pesquisa, os mecanismos vão apresentar uma lista de links úteis e alguns anúncios.
Estão preocupados com a experiência do usuário e em atingir pessoas que realmente têm intenções comerciais.
Publicidade
Mídias adquiridas: originadas da interação com o público, representam o engajamento, por exemplo compartilhamentos, comentários, recomendações e menções;
Mídias possuídas: são aquelas que pertencem a alguém, propriedades online, por exemplo websites, blogs, perfis nas redes sociais;
Mídias pagas: é a propaganda, ou seja, promoção do seu conteúdo por meio de anúncios, como pay-per-click (PPC), displays ads, retargeting, influenciadores anúncios em redes sociais e promoção de conteúdos.
A combinação de mídias vai definir o melhor jeito de conquistar a sua audiência. Não desconsidere nenhuma delas.
Os resultados orgânicos são excelentes a longo prazo, mas não têm a mesma velocidade e opções do tráfego pago.
Marketing de afiliados
Você pode criar uma rede de blogs e sites que comercializem o seu produto em troca de uma comissão.
E vice versa também, se possui um site ou blog com bastante tráfego, você pode receber para facilitar ou gerar vendas para outro empreendedor.
Geralmente isso é feito por meio de um banner ou de conteúdos patrocinados.
Gestão de leads
Gestão de leads dentro das estratégias de marketing digital é rastrear e levar clientes e potencial desde o primeiro contato até a conversão e ao pós-venda.
Confira todas as etapas desse processo:
1ª geração de leads;
2ª geração de leads qualificados;
3ª qualificação de leads;
4ª nutrição de leads.
A medida que a sua base de leads cresce, seu processo de gestão precisa se tornar escalável, acompanhado de sistemas robustos, mecanismos complexos de rastreamento das atividades e padronização e segmentação, de acordo com os diferentes perfis de contatos presentes, de mensagens enviadas mesmo após as vendas. Pois o funil de vendas não termina no fechamento do negócio, mas sim no momento em que os clientes se tornam defensores da marca.
Quanto maior é o número de leads, mais complexa fica essa administração, para isso é preciso recorrer à tecnologia como softwares de automação são essenciais para garantir a performance.
Automação de marketing
Como mencionamos, é muito difícil gerir uma grande base de leads, através da tecnologia de automação de marketing é possível agilizar todas as necessidades, por exemplo criar fluxos de trabalho e de comunicação. Um mix de sistemas de armazenamento, análise de dados e engajamento dos contatos.
Dessa forma, é possível segmentá-los em relação ao perfil, comportamento e ações realizadas e, para cada um desses critérios, fornecer uma série de incentivos para a conversão e, por fim, ao encantá-lo.
Otimização de Conversão (CRO)
O objetivo da otimização da conversão (CRO – Convert Rate Optimization) é descobrir onde as conversões não estão sendo aproveitadas corretamente dentro de um blog ou site, através da análise minuciosa dos dados e realização de testes. Confira abaixo o passo a passo:
- Primeiro passo: levantar hipóteses;
- Segundo passo: analisar as métricas de conversão (número de leads; custo por lead; número de usuários e taxa de conversão para sales qualified leads) aliadas as métricas de receita (custo de aquisição de cliente; lifetime value; número de clientes e lucro);
- Terceiro passo: calcular a relevância;
- Quarto passo: criar testes diversos;
- Quinto passo: analisar os resultados.
Todos esses passos irão definir as tomadas de decisões dentro das estratégias de marketing digital.
Gostou do conteúdo sobre tudo o que compõe uma estratégia de Marketing Digital de impacto?
Agora que você já sabe o que existe de mais atual no mundo digital em termos de estratégias de marketing, já pode tomar a decisão correta para o seu negócio dentre as infinitas possibilidades que existem nos dias de hoje.
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Esperamos que tenha gostado da leitura.
Bora colocar cada uma dessas dicas de hoje em prática? Comece agora mesmo e aguarde os melhores resultados…
Até o próximo post!