fbpx Ir para o conteúdo
Inout Digital
  • home.
  • sobre.
  • serviços.
  • trampos.
  • blog.
  • depoimentos.
  • contato.
    • Tudo o que você precisa saber sobre Google Imagem
    • Mídia paga: 6 razões para investir
    • marketing digital: 6 razões para investir

O que são os parâmetros UTM e para que servem?

Por Inout Digital / 14 de julho de 2021 27 de agosto de 2021

Índice

  • O que são os parâmetros UTM do Google Analytics?
  • Descubra a importância dos parâmetros UTM
  • Confira tudo o que você pode rastrear por meio dos parâmetros UTM:
    • Observação
  • Confira alguns detalhes dos parâmetros UTM:
    • Origem da campanha
    • Origem ou mídia da campanha
    • Conteúdo da campanha
    • Nome da campanha
    • Termo de campanha
  • E aí, gostou do conteúdo sobre os parâmetros UTM?

Os parâmetros UTM do Google Analytics rastreiam a origem do tráfego, ou seja, se ele se originou especificamente de um post no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Youtube, de um tweet, de uma imagem ou de um e-mail disparado para a sua base de contatos.

Depois de realizar esses monitoramentos, fica mais fácil fazer testes diferentes que proporcionem decisões assertivas dentro da sua estratégia de marketing digital.

Essa ferramenta é muito útil, mas nem sempre é utilizada pelos profissionais de marketing por conta da dificuldade.

Para facilitar a sua vida, preparamos esse conteúdo para mostrar o que são os parâmetros UTM do Google Analytics e para o que eles servem.

O que são os parâmetros UTM do Google Analytics?

Os parâmetros UTM, do Google Analytics, são cordas de texto unidas às suas URLs que rastreiam todos os cliques que acontecem ali, a fim de apresentar resultados específicos em relação à origem do tráfego.

Ou seja, os parâmetros UTM possibilitam analisar como o tráfego chegou até você.

Conhecer o comportamento exato e o caminho que público traça para chegar até você, diante dos mais diversos canais digitais, é essencial para atingi-lo e fazê-los conhecer a sua marca. 

Descubra a importância dos parâmetros UTM

Nas estratégias de marketing digital, os resultados têm muito mais valor quando podem ser mensurados e compreendidos, pois dessa maneira você pode entender quais anúncios ou links estão gerando mais cliques em seu site, conversões e vendas. Além da possibilidade de definir a maneira correta de investir.

Com os parâmetros UTM é possível identificar quais das campanhas criadas performam melhor, dessa forma você pode realocar ou direcionar o investimento naquela está trazendo os melhores resultados para o seu negócio.

Afinal, porque continuar pagando por anúncios que não trazem resultados? Bora descobrir no que vale a pena investir!

Confira tudo o que você pode rastrear por meio dos parâmetros UTM:

  • Redes sociais: os parâmetros UTM mostram quais conteúdos são mais efetivos em cada plataforma, para que você possa entender qual delas é mais utilizada pelo seu público-alvo;
  • E-mail: os parâmetros UTM mostram se as pessoas têm clicado mais na parte superior ou inferior das mensagens, faça ações diferentes para descobrir qual funciona melhor. Utilize UTMs diferentes para saber qual teve mais cliques;
  • Anúncios: como foi dito anteriormente, os parâmetros UTM mostram quais anúncios merecem investimento em marketing;
  • Outros meios: basicamente, tudo o que envolva uma URL que leve o usuário até o site do seu negócio pode ser monitorado por meio dos parâmetros UTM do Google Analytics. Até mesmo imagens, com seu link, podem ser usadas como fonte de monitoramento.

Observação

Toda vez que um usuário clica no link com parâmetro UTM, o Google Analytics identifica como uma nova visita, mesmo que ele navegue várias vezes pelo seu site.

Confira alguns detalhes dos parâmetros UTM:

Segundo a Rockcontent, um parâmetro UTM tem o seguinte formato:

https://www.example.com/?utm_source=adsite&utm_medium=origem&utm_campaign=campanhadoanuncio&utm_term=palavra-chavedoanuncio

Acesse o Construtor de URLs do Google para criar links personalizados e preencha o formulário do Google Analytics com cada um dos campos do parâmetro UTM.

Origem da campanha

Trata-se da plataforma pela qual o tráfego é originado, apontando o nome dos canais e o que o Google recomenda, essa identificação é feita através do trecho de URL “utm_source=channel”.

Origem ou mídia da campanha

Dessa forma, é possível identificar como o tráfego está chegando a você.

Basta ir em: Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia, para conferir todas as atividades dos parâmetros UTM de acordo com cada fonte, como:

  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • CPC;
  • Display;
  • Afiliados;
  • E-book;
  • QR Code;
  • E assim por diante.

Conteúdo da campanha

As campanhas de conteúdo podem ser aplicadas também no marketing. Usando diferentes links, inserindo o parâmetro UTM e conferindo qual tem melhor resultado.

Nome da campanha

Função de identificar a sua campanha. Para visualizá-lo no Google Analytics, clique em Acquisition > Campaign > All Campaigns, assim também poderá conferir e concluir quais têm tido maior sucesso e que merecem maior atenção nas próximas ações.

Termo de campanha

Este campo é usado para rastrear as palavras-chave que são usadas nas campanhas do Google Ads. 

E aí, gostou do conteúdo sobre os parâmetros UTM?

Agora você já sabe o que são parâmetros UTM, para o que eles servem e como podem beneficiar as estratégias de marketing digital do seu negócio.

E se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.

Acompanhe também a Inout em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) para ficar sempre antenado nas novidades sobre Inbound Marketing.

Esperamos que tenha apreciado a leitura.

Bora entregar metrificar seus resultados? 

Nos vemos em breve…

Navegação de Post
← Post anterior
Post seguinte →

o que você procura?

últimos posts

  • 7 dicas para lucrar com o marketing de afiliados
  • Marketing de afiliados: tudo o que você precisa saber!
  • As tendências do marketing digital
  • Produtos digitais: tudo o que você precisa saber
  • Descubra os detalhes do marketing indireto

fale conosco

agência especializada.

agência parceira.

venha tomar um café.

Rua São João, 84
(19) 3058-0590
contato@inoutdigital.com.br

A Inout Digital utiliza cookies para oferecer um serviço melhor e mais personalizado,

pois essa tecnologia coleta informações sobre como interage com o nosso site e nos permite lembrar de você.

Você pode saber mais sobre cookies aqui settings.

Rolar para cima
Suprido por  GDPR Cookie Compliance
Termos de Uso

Prezado(a) cliente,
A Inout Digital utiliza cookies para oferecer um serviço melhor e mais personalizado, pois essa tecnologia coleta informações sobre como interage com o nosso site e nos permite lembrar de você.
Precisamos das informações (e-mail e telefone) que você nos fornece para entrar em contato com relação a nosso produtos e serviços e, quando solicitar, enviar promoções exclusivas da Inout Digital.
Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Basta clicar no link de opt out no rodapé de cada e-mail enviado. Ou então entrar em contato conosco.

Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você acessar nosso site. Um cookie simples será usado em seu navegador para lembrar sobre sua preferência de não ser rastreado.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE & USO de COOKIES

Respeito, qualidade, compromisso e comodidade! É por isso que a Inout Digital esclarece todo o mecanismo do processo de segurança e privacidade que você encontra em nosso site.
Nós usamos cookies para melhorar a funcionalidade e o uso do nosso site, para personalizar sua experiência. Além de contribuir para nossas análises de marketing e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias.

O QUE SÃO COOKIES?
Os cookies são pequenas unidades de dados armazenadas por seu navegador em seu terminal, para salvar determinadas informações. Quando acessar o nosso site a partir do mesmo terminal, a informação armazenada nos cookies será novamente enviada para nosso site (“cookies originais”) ou para outro site ao qual os cookies pertencem (“cookies de terceiros”).
Os cookies na internet são ferramentas essenciais da navegação online. Eles não apenas lembram quais sites você visitou, mas também as informações de formulários, de modo a tornar a navegação e preenchimento de dados mais rápidos e eficientes.
Através da informação que é salva e devolvida, o respectivo site reconhece que já o acessou e visitou usando o navegador em seu terminal. Usamos esta informação para desenvolver e exibir o site de forma otimizada, de acordo com suas preferências. Assim, apenas os próprios cookies são identificados em seu terminal. Além disso, seus dados pessoais apenas serão guardados mediante o seu consentimento expresso ou se tal for estritamente necessário para que possa usar os serviços oferecidos a e acessados por você.
Esses byes geralmente possuem formato de texto e não ocupam praticamente nenhum espaço no disco rígido do computador. Não há limite para quais informações os cookies podem armazenar.

Confidencialidade e Segurança
Temos o compromisso com nosso cliente de zelar pela excelência em nossos serviços prestados e, principalmente, para com a segurança dos seus dados pessoais cadastrados. Por isso, atuamos com tecnologias avançadas e contamos com a competência de diversos profissionais que prezam pela segurança de todo o nosso sistema, proporcionando a você uma excelente experiência. Atuamos com rigorosas políticas de privacidade em todos os nossos processos, garantindo que seus dados cadastrais jamais sejam vendidos, trocados ou divulgados a terceiros.

A Inout Digital utiliza os cookies e as informações de sua navegação para traçar o seu perfil e, assim, oferecer-lhe serviços cada vez mais personalizados e úteis. Estamos trabalhando em constante melhoria para aperfeiçoar nossos serviços, conteúdo e navegação. Vale lembrar que os dados armazenados são de uso exclusivo da Inout Digital. Assim, você tem a garantia de que seus dados serão mantidos no mais absoluto sigilo. Se você já é cadastrado no site e não deseja receber nossas comunicações exclusivas para clientes, enviadas para o seu e-mail, basta clicar no link de opt out no rodapé do e-mail marketing ou responder solicitando a remoção.
Em caso de dúvidas e sugestões em relação a nossa política de privacidade, por favor entre em contato conosco!

Equipe Inout Digital.

Cookies estritamente necessários

Cookies estritamente necessários - Esses cookies são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos, como acessar áreas seguras do site. Os cookies que permitem que as lojas da web mantenham seus itens no carrinho enquanto você faz compras online são um exemplo de cookies estritamente necessários. Esses cookies geralmente são cookies de sessão primários. Embora não seja necessário obter consentimento para esses cookies, o que eles fazem e por que são necessários deve ser explicado ao usuário.

Se você desabilitar esta opção, não será possível salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você entrar no site você terá que aceitar os cookies.