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Os parâmetros UTM do Google Analytics rastreiam a origem do tráfego, ou seja, se ele se originou especificamente de um post no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Youtube, de um tweet, de uma imagem ou de um e-mail disparado para a sua base de contatos.
Depois de realizar esses monitoramentos, fica mais fácil fazer testes diferentes que proporcionem decisões assertivas dentro da sua estratégia de marketing digital.
Essa ferramenta é muito útil, mas nem sempre é utilizada pelos profissionais de marketing por conta da dificuldade.
Para facilitar a sua vida, preparamos esse conteúdo para mostrar o que são os parâmetros UTM do Google Analytics e para o que eles servem.
O que são os parâmetros UTM do Google Analytics?
Os parâmetros UTM, do Google Analytics, são cordas de texto unidas às suas URLs que rastreiam todos os cliques que acontecem ali, a fim de apresentar resultados específicos em relação à origem do tráfego.
Ou seja, os parâmetros UTM possibilitam analisar como o tráfego chegou até você.
Conhecer o comportamento exato e o caminho que público traça para chegar até você, diante dos mais diversos canais digitais, é essencial para atingi-lo e fazê-los conhecer a sua marca.
Descubra a importância dos parâmetros UTM
Nas estratégias de marketing digital, os resultados têm muito mais valor quando podem ser mensurados e compreendidos, pois dessa maneira você pode entender quais anúncios ou links estão gerando mais cliques em seu site, conversões e vendas. Além da possibilidade de definir a maneira correta de investir.
Com os parâmetros UTM é possível identificar quais das campanhas criadas performam melhor, dessa forma você pode realocar ou direcionar o investimento naquela está trazendo os melhores resultados para o seu negócio.
Afinal, porque continuar pagando por anúncios que não trazem resultados? Bora descobrir no que vale a pena investir!
Confira tudo o que você pode rastrear por meio dos parâmetros UTM:
- Redes sociais: os parâmetros UTM mostram quais conteúdos são mais efetivos em cada plataforma, para que você possa entender qual delas é mais utilizada pelo seu público-alvo;
- E-mail: os parâmetros UTM mostram se as pessoas têm clicado mais na parte superior ou inferior das mensagens, faça ações diferentes para descobrir qual funciona melhor. Utilize UTMs diferentes para saber qual teve mais cliques;
- Anúncios: como foi dito anteriormente, os parâmetros UTM mostram quais anúncios merecem investimento em marketing;
- Outros meios: basicamente, tudo o que envolva uma URL que leve o usuário até o site do seu negócio pode ser monitorado por meio dos parâmetros UTM do Google Analytics. Até mesmo imagens, com seu link, podem ser usadas como fonte de monitoramento.
Observação
Toda vez que um usuário clica no link com parâmetro UTM, o Google Analytics identifica como uma nova visita, mesmo que ele navegue várias vezes pelo seu site.
Confira alguns detalhes dos parâmetros UTM:
Segundo a Rockcontent, um parâmetro UTM tem o seguinte formato:
Acesse o Construtor de URLs do Google para criar links personalizados e preencha o formulário do Google Analytics com cada um dos campos do parâmetro UTM.
Origem da campanha
Trata-se da plataforma pela qual o tráfego é originado, apontando o nome dos canais e o que o Google recomenda, essa identificação é feita através do trecho de URL “utm_source=channel”.
Origem ou mídia da campanha
Dessa forma, é possível identificar como o tráfego está chegando a você.
Basta ir em: Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia, para conferir todas as atividades dos parâmetros UTM de acordo com cada fonte, como:
- Redes sociais;
- E-mail;
- CPC;
- Display;
- Afiliados;
- E-book;
- QR Code;
- E assim por diante.
Conteúdo da campanha
As campanhas de conteúdo podem ser aplicadas também no marketing. Usando diferentes links, inserindo o parâmetro UTM e conferindo qual tem melhor resultado.
Nome da campanha
Função de identificar a sua campanha. Para visualizá-lo no Google Analytics, clique em Acquisition > Campaign > All Campaigns, assim também poderá conferir e concluir quais têm tido maior sucesso e que merecem maior atenção nas próximas ações.
Termo de campanha
Este campo é usado para rastrear as palavras-chave que são usadas nas campanhas do Google Ads.
E aí, gostou do conteúdo sobre os parâmetros UTM?
Agora você já sabe o que são parâmetros UTM, para o que eles servem e como podem beneficiar as estratégias de marketing digital do seu negócio.
E se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.
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Esperamos que tenha apreciado a leitura.
Bora entregar metrificar seus resultados?
Nos vemos em breve…