Índice
No marketing digital, as palavras de transição são um fator essencial não só para o português, mas para a otimização das técnicas de SEO.
Esse recurso de linguagem é o responsável por conectar ideias e frases. Além de tornar seu texto mais fácil de ler e proporcionar mais qualidade e articulação aos conteúdos.
Em pouco tempo você já deve ter notado a importância das palavras de transição, então bora continuar a leitura deste conteúdo e aprender como dominar essa técnica?
Vamos lá!
Primeiramente, o que são palavras de transição?
Palavras de transição é um dos recursos que mostra a relação entre as frases ou parágrafos e complementam a linha de raciocínio do leitor.
Ou seja, ajudam a criar uma ligação entre diferentes orações e ideias, guiando o usuário pelo texto de forma muito mais confortável e articulada.
Como o objetivo do SEO é que o usuário obtenha o melhor conteúdo, conhecê-las e entender como devem fazer parte da sua estratégia de inbound marketing é fundamental.
Como as palavras de transição ajudam no ranqueamento?
As palavras de transição trazem inúmeros benefícios, influenciando inclusive no ranqueamento dos sites de busca.
Mas calma, isso não significa que quanto mais utilizá-las, melhor será a sua posição no ranking. Tudo vai depender da qualidade e da clareza do seu texto. Quanto mais direto e legível for, melhor será a experiência dos seus usuários.
Vamos ver em detalhes quais alguns dos benefícios dessas palavras que tanto estamos falando:
- Escaneabilidade
Um texto escaneável é legível, fluido e fácil de compreender. Dentro do SEO, muitas coisas contribuem com essa estratégia.
Confira algumas dicas para tornar a mensagem mais inteligível e a leitura mais dinâmica, versátil e leve:
- Não deixe de fora as palavras de transição,
- Destaque as palavras relevantes em negrito ou itálico,
- Faça uso de imagens,
- Separe o artigo em blocos curtos de texto.
Sem abusar de nenhuma delas, todas essas ações em conjunto proporcionam uma experiência do usuário (UX – user experience) mais positiva.
- Métricas
As palavras de transição para SEO influenciam no tempo de permanência dos visitantes nas páginas, afinal se ele tem uma experiência positiva, permanece no site por mais tempo e, consequentemente, diminui a taxa de rejeição.
Lista de palavras de transição
Para acabar com todas as dúvidas de uma vez por todas e facilitar ainda mais a sua vida dentro do universo online, junto com o site Dinamize, preparamos uma lista com as principais palavras de transição que pode incluir em suas ações de marketing de conteúdo.
Lembre-se de escolher as palavras de acordo com o tom e o estilo do seu blog.
Introdução
- Antecipadamente;
- Antes de tudo;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- À primeira vista;
- Acima de tudo;
- De antemão;
- Desde já;
- Em primeiro lugar;
- Principalmente;
- Primordialmente;
- Sobretudo;
- Primeiramente.
Continuação
- Ainda mais;
- Ainda assim;
- Além disso;
- Apesar disso;
- Bem como;
- Contudo;
- Do mesmo modo;
- Em outras palavras;
- Juntamente com;
- Nesse sentido;
- Ou seja;
- Porém;
- Por exemplo;
- Todavia.
Tempo
- Agora;
- Anteriormente;
- Antes que;
- Apenas;
- Ao mesmo tempo;
- Ao passo que;
- Às vezes;
- Atualmente;
- Constantemente;
- Depois que;
- Desde que;
- Enquanto;
- Em seguida;
- Então;
- Eventualmente;
- Finalmente;
- Frequentemente;
- Imediatamente;
- Logo depois;
- Logo após;
- Nesse meio tempo;
- Nesse ínterim;
- Ocasionalmente;
- Por vezes;
- Posteriormente;
- Pouco antes;
- Pouco depois;
- Raramente;
- Sempre;
- Sempre que;
- Simultaneamente;
- Todas as vezes que.
Semelhança ou comparação
- Analogamente;
- Ao contrário;
- Assim como;
- Assim também;
- Bem como;
- Conforme;
- Da mesma forma;
- De acordo com;
- De maneira idêntica;
- Do contrário;
- Do mesmo modo;
- Em contrapartida;
- Igualmente;
- Por analogia;
- Por outro lado;
- Segundo;
- Semelhantemente;
- Similarmente;
- Sob o mesmo ponto de vista;
- Tal qual;
- Tanto quanto.
Conclusão
- Acima de tudo;
- Afinal;
- Assim;
- Como resultado;
- Definitivamente;
- Dessa forma;
- Desse modo;
- Em conclusão;
- Em síntese;
- Enfim;
- Logo;
- Em suma;
- Por fim;
- Portanto;
- Por último.
Gostou do conteúdo sobre as palavras de transição para otimização do SEO?
Ao longo do conteúdo, você conferiu algumas dicas sobre as palavras de transição que com certeza vão te auxiliar na otimização do SEO.
Leve em consideração as características do seu público e o contexto do seu texto, pois não adianta inserir centenas de palavras de transição só para agradar o buscador online se elas não estiverem posicionadas de maneira natural. Aliás, isso pode prejudicar a leitura do visitante e atrapalhar a experiência.
Se precisar do auxílio de profissionais capacitados em Marketing Digital nessa e em outras questões, conte com a Inout. Agende uma visita e saiba mais sobre os nossos serviços!
Para estar sempre antenado nas novidades sobre o digital, além de assuntos relevantes sobre marketing, convidamos você a acompanhar as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) e blog.
Não vá embora sem deixar sua opinião sobre o tema nos comentários, dividindo suas expectativas, dúvidas e experiências com a gente.
O tema de hoje pode parecer um terreno desafiador, mas afirmamos que o esforço vale a pena, afinal, a recompensa é ver seus leitores felizes.
Bora preparar agora mesmo artigos incríveis e aperfeiçoados para SEO?!