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Passo a passo para montar uma estratégia de marketing empresarial

Por Inout Digital / 14 de janeiro de 2022 4 de fevereiro de 2022

Índice

  • Montando uma estratégia de marketing empresarial
    • Primeiro passo: conheça seu público
    • Segundo passo: realize a segmentação da sua audiência
    • Terceiro passo: defina seus objetivos e metas
    • Quarto passo: realizar uma análise competitiva de mercado
    • Quinto passo: investir em tráfego pago
    • Sexto passo: apostar no tráfego orgânico
    • Sétimo passo: criar o seu próprio funil de vendas
Passo a passo para montar uma estratégia de marketing empresarial

Para que o marketing empresarial funcione corretamente, você precisa estudar o seu mercado, definir e colocar em prática algumas estratégias e elementos.

A criação de conteúdo é o principal pilar do marketing, afinal, a longo prazo ele trabalhará sozinho por você.

Pensando em todas essas vantagens, escrevemos um conteúdo completo sobre o tema, para que você possa colocar o marketing empresarial a partir de hoje mesmo!

Continue a leitura e confira.

Montando uma estratégia de marketing empresarial

Confira o passo a passo que escrevemos para te ajudar a montar uma estratégia de marketing empresarial de sucesso, exclusiva e totalmente personalizada para as reais necessidades do seu negócio:

Primeiro passo: conheça seu público

Para que o marketing empresarial traga resultados positivos, é essencial conhecer a sua audiência. Obter essas informações vai tornar seu trabalho mais simples, além disso, você conseguirá atender o público de uma maneira muito mais eficiente, de acordo com as dores e anseios dele.

Ou seja, comece definindo com quem você vai conversar. Com isso, fica fácil identificar e definir a melhor forma de se comunicar e ser compreendido.

No digital, é possível corrigir falhas rapidamente, poupando bastante esforço, tempo e dinheiro.

  • Crie uma persona, a representação do cliente ideal, para o seu negócio 

Ficou confuso em relação a persona e público-alvo? Confira a diferença: 

Público-alvo é uma parte abrangente das pessoas para quem você vende os seus produtos ou serviços. Já uma persona é a representação específica feita da maneira mais personalizada e humanizada possível. Não precisa se limitar a construir apenas uma persona. 

Para criar uma persona, você precisa definir algumas características, como nome, idade, faixa salarial, localização, relação familiar, interesses, desejos, hobbies, objetivos e medos.

Defini-la possibilita um melhor posicionamento da sua empresa em relação ao público do seu nicho de atuação.

Segundo passo: realize a segmentação da sua audiência

Esse passo vai trazer ótimos resultados para sua estratégia de marketing empresarial.

Existem alguns dados importantes que você tem que colher para essa segmentação, confira:

  • Dados geográficos que mostram onde o seu público mora. Você pode dividi-lo por bairro, cidade, estado ou país, por exemplo.
  • Dados demográficos mostram características únicas da sua audiência, como sexo, classe social, tamanho da família, idade, religião, profissão, nacionalidade, grau de instrução, entre outros.
  • Dados psicográficos segmentam de acordo com a personalidade, valores e estilo de vida.
  • Dados comportamentais mostram como o seu público se relaciona com o seu conteúdo ou com o seu produto/serviço.

Terceiro passo: defina seus objetivos e metas

Essa definição é totalmente individual, você precisa definir todos os seus objetivos e metas realistas (de curto, médio e de longo prazo) que deseja atingir com sua marca.

Com tudo isso pré-estabelecido, vai ficar muito fácil de entender como o seu negócio está indo e o que pode ser aprimorado com o passar do tempo. 

Todas as suas metas precisam estar alinhadas com cada estágio da jornada de compra, por exemplo:

  • Leads que estão no topo do funil: visita ao seu site, afinal, nesse momento eles estão colhendo informações sobre a sua marca e os seus concorrentes.
  • A meta para os leads que estão no meio do funil pode ser o cadastro em uma pesquisa ou realizar o download de algum produto gratuito.

Quarto passo: realizar uma análise competitiva de mercado

Esse passo é essencial para a sobrevivência e o crescimento de qualquer empresa, pois o mercado está em constante transformação. Então, é necessário que você saiba sempre o que está acontecendo antes de tomar qualquer tipo de decisão.

Existem dois principais benefícios em se realizar uma análise de mercado, confira:

  • O aumento do  conhecimento em relação ao nicho de atuação;
  • Melhoria do embasamento para a tomada de decisões futuras.

Além disso, você pode fazer os ajustes necessários para tornar o seu negócio mais competitivo em relação a tendências, identificando oportunidades de negócio e saindo na frente dos seus concorrentes.

Suas decisões, a partir deste momento, serão baseadas em fatos, estudos, dados concretos e informações que vão apresentar maior chance de sucesso.

Quinto passo: investir em tráfego pago

Quando impulsiona um conteúdo, você está entregando para um determinado público provavelmente que possui interesse em seus produtos e serviços.

Para obter sucesso no marketing empresarial, a sua estratégia de tráfego pago deve:

  • Produzir somente conteúdos relevantes, claros e objetivos;
  • Colocar o marketing de conteúdo como a pilar;
  • Fazer tudo de maneira certa, inclusive as metas pequenas;
  • Escolher CTAs que possuem maior probabilidade de conversão;
  • Utilizar as técnicas de SEO para otimizar as páginas;
  • Focar no público certo;
  • Utilizar as palavras-chave que o seu público costuma procurar na internet.

O Google Ads é um poderoso aliado, pois aumenta a sua visibilidade e atrai apenas pessoas qualificadas e realmente interessadas no que você tem a oferecer.

E o melhor jeito de conseguir montar um anúncio bem sucedido nesta plataforma é dizendo ao seu público que o anúncio foi “feito exclusivamente para ele”. 

Confira mais detalhes de como criar um anúncio no Google Adwords:

Basta ter um e-mail do Google, o Gmail, se cadastrar e começar.

Um anúncio do Ads é dividido em quatro partes, preencha corretamente cada uma delas.

URL final: é o endereço para onde o seu público será enviado após o clique no anúncio;

Título: primeira linha que aparece no seu anúncio;

Caminho: link mais curto que aparece em verde;

Descrição: conjunto de linhas de texto que aparecem embaixo do título até 80 caracteres.

Depois disso, é só acompanhar os resultados que as suas campanhas estão tendo.

Sexto passo: apostar no tráfego orgânico

O tráfego orgânico nada mais é do que uma maneira de atrair visitantes de forma gratuita através de técnicas de SEO. Ou seja, ser procurado pelo seu cliente e não o contrário.

Os buscadores são as ferramentas mais usadas por usuários que desejam encontrar algo.

Por conta disso, o tráfego orgânico é muito importante, afinal representa a maior parte do tráfego de um site, além do aumento gradativo de visitantes.

O Google possibilita que empresas fiquem bem posicionadas através de duas análises dos artigos do seu blog:

  1. Própria análise do Google: das palavras-chave do texto, do tempo de carregamento e da autoridade.
  2. Análise dos visitantes do Google: o tempo de visita dos usuários, o número de cliques, se a página possui os comentários, a quantidade de views dos vídeos, conteúdos anexados, entre outros.

Quanto mais conteúdos relevantes e de qualidade o seu site tiver, mais importante ele será para os visitantes.

Este é um trabalho bastante demorado e que não traz resultados imediatos, mas vale muito a pena a médio e longo prazo.

Sétimo passo: criar o seu próprio funil de vendas

Ele é o responsável por conduzir os seus clientes pelo processo de compra.E é dividido em três partes: 

  • Topo do funil: conhecida como parte da consciência, na qual o seu objetivo é transformar esse visitante em comprador, você precisa fazer com que ele saiba que possui alguma necessidade para que se interesse pelo negócio e avance no seu funil.
  • Meio do funil: nesse momento o usuário busca uma solução, ou seja, ele já tem a intenção de comprar, mas não tem certeza se deve. Você precisa ser ainda mais informativo, em falar muito sobre a empresa, a fim de capturar o máximo de dados possíveis dos seus leads.
  • Fundo do funil: neste momento o lead qualificado vai avaliar o produto ou serviço oferecido pela sua marca, então é importante que você fale abertamente sobre sua solução. Tire todas as dúvidas do usuário, mostre o outros clientes que a adquiriram e facilite ao máximo o processo de compra.

E aí, gostou do conteúdo sobre o passo a passo para montar uma estratégia de marketing empresarial? (h2)

Depois de ler todo o conteúdo, você já sabe como montar uma estratégia de marketing empresarial de sucesso. 

Essas ações devem ser adotadas por todas as empresas que desejam se destacar dos concorrentes. Se precisar do auxílio de profissionais capacitados em Marketing Digital,conte com a Inout. Agende uma visita e saiba mais sobre os nossos serviços!

Para estar sempre antenado nas novidades sobre o digital, além de assuntos relevantes sobre marketing, convidamos você a acompanhar as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) e blog.

Esperamos que tenha gostado da leitura.

Ah, não vá embora sem deixar sua opinião nos comentários, dividindo suas expectativas, dúvidas e experiências com a gente.

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