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Persona é quem a sua marca quer alcançar, educar, entender, converter e se comunicar. Toda estratégia de marketing digital é direcionada aos clientes.
Mas para ser ações mais certeiras e não direcionadas a um grupo tão grande e variado de pessoas, as marcas adotam um personagem semi fictício que representa os clientes ideais desta empresa, elaborado com base em dados reais sobre esse público.
Ou seja, é para a persona de cada negócio que as estratégias de marketing e vendas são criadas e direcionadas.
A criação deste personagem tem facilitado as empresas, dentro do planejamento de estratégias mais alinhadas ao perfil, aos interesses e à jornada dos clientes que cada uma deseja atingir.
Se você também deseja otimizar os conteúdos e campanhas e usar essa ferramenta em seu negócio, esse conteúdo foi feito para você.
Continue a leitura e se surpreenda!
O que é persona?
Antes de ensinar detalhadamente como criar uma persona para o seu negócio, vamos explicar rapidamente o que significa este termo.
Primeiramente, o conceito foi criado pelo designer e programador de softwares, Alan Cooper, em 1983, ao desenvolver um sistema de gerenciamento de projetos.
Como dissemos anteriormente, persona é um personagem semi fictício, baseado em dados e representa comportamentos reais daquela pessoa que é considerada o cliente ideal para uma marca ou empresa.
O objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga orientar a criação de estratégias de marketing digital alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas.
Para criar esse perfil é preciso pesquisar detalhadamente, para que seja baseado em dados reais e não apenas suposições.
Para que serve uma persona?
Elas podem ser usadas no marketing digital, inclusive com a ajuda do público-alvo, para definir os seguintes pontos das estratégias:
- Aprofundar o conhecimento sobre o público;
- Entender o valor do seu produto ou serviço para o público;
- Definir os canais de comunicação com o público;
- Definir pautas do Marketing de Conteúdo;
- Definir a melhor linguagem e tom de voz;
- Otimizar a experiência do usuário no site.
Tipos de personas
Existem algumas opções dentro dessa ideia e cada uma tem um propósito diferente:
- Buyer persona: um perfil semi fictício que representa o seu comprador ideal.
- Audience persona: representa quem visita as suas páginas nas redes sociais, lê as publicações do seu blog e assiste aos seus vídeos.
- Proto persona: um direcionamento inicial, criado por meio de um brainstorming da equipe, para começar a estruturar a criação de perfis mais completos.
- Brand persona: humanização da marca, por exemplo, a Magalu, a assistente virtual da rede de lojas Magazine Luiza, que se comunica com todos os clientes e mercado.
Para escolher o tipo de persona mais apropriado para o seu negócio não existe uma fórmula, tudo depende dos seus objetivos. Por isso, tenha-os muito bem definidos para realizar ações mais certeiras.
Diferença entre público-alvo e persona
Público-alvo: definição ampla, não fala sobre hábitos, não se refere a alguém específico, é sobre um grupo de pessoas que podem ter interesse no produto ou serviço oferecido pelo seu negócio.
Persona: definição específica, personagem fictício, detalhes sobre hábitos, trabalhos, interesses, dores e problemas, ou seja, o consumidor ideal.
O público-alvo pressupõe uma mira que a marca deseja apenas atingir, enquanto a persona considera que há uma pessoa do outro lado que tem grandes chances de converter, virar cliente e fã da marca.
Essas duas ferramentas são utilizadas em conjunto no marketing atual.
Como criar uma persona?
A criação da persona é um processo. E para que cumpra seu papel dentro do marketing, ela deve ser elaborada baseada no resultado de uma pesquisa prévia e análise dos dados coletados.
Basicamente, ela deve ser construída após estes cinco passos:
- Coletar os dados de clientes;
- Realizar perguntas a esses clientes;
- Analisar os dados coletados;
- Estruturar a persona;
- Compartilhar a persona durante brainstorming com a equipe.
Dúvidas na hora de criar uma persona
É possível que apareçam algumas dúvidas em relação a esse processo de criação e até mesmo às condições específicas do seu negócio.
Confira a seguir as mais comuns:
É possível criar mais de uma persona para a mesma empresa?
Não há problema algum nisso. A maioria das empresas, aliás, tem mais de uma persona. Porém não exagere, para que não perca o foco das suas estratégias e conteúdos.
Tenha mais de uma persona apenas se você notar que a diferença entre elas seja determinante para suas ações.
Como criar a persona para empresas B2B?
Nesse caso, os clientes são as empresas, porém a persona sempre vai ser uma pessoa, por isso é importante identificar quem toma as decisões, busca soluções e utiliza os seus produtos e serviços: o analista, o gerente, o diretor ou o dono do negócio?
É com esses perfis que a sua pesquisa deve ser feita.
Entenda quem exerce o papel de decisor, influenciador e comprador para descobrir como direcionar as estratégias de marketing e vendas.
Como criar uma persona para uma empresa que ainda não possui clientes?
Nesses casos, existem outros métodos de pesquisa para conhecer melhor o público que interage com a sua marca e quem, possivelmente, seria um cliente ideal em potencial. Para que isso seja possível, realize:
- Pesquisas de mercado (com pessoas que se encaixem no seu público-alvo);
- Pesquisas com a sua base de contatos;
- Análise dos maiores concorrentes do segmento;
- Análises do Google Analytics (de um site ou blog já existente).
Uma combinação entre essas análises e pesquisas permite extrair dados confiáveis para construir a sua persona e também complementar a coleta, caso você já tenha e seja necessário.
Como direcionar as estratégias e conteúdos para a persona?
A persona deve estar presente no planejamento de qualquer estratégia de marketing. Na hora de definir os objetivos, as metas, os indicadores de uma campanha, preços de um produto ou serviço, o layout do site, quais conteúdos são mais importantes para ela, como ela navegaria pelas páginas, a segmentação de público nas campanhas pagas e a criar uma mensagem mais atrativa e persuasiva, que realmente se comunique com ela.
É importante sempre se colocar no lugar da persona e pensar o que seria coerente para ela. Inclusive as diferentes dúvidas, dores, necessidades e desafios.
Para cada etapa, há diferentes formatos de conteúdo que são mais atrativos.
Gostou do conteúdo com diversos detalhes sobre persona?
Depois de ler esse conteúdo, você já sabe alguns detalhes sobre personas, quais os tipos existentes, para que servem, como criá-las e como utilizá-las dentro do marketing.
Quando o público passa a ser representado por uma pessoa, é mais fácil entendê-lo e perceber como a marca pode oferecer algum valor à sua vida. As personas são consideradas um instrumento de empatia para o marketing.
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