Índice
Recentemente, o Instagram lançou uma nova ferramenta: o Collabs — ou, no bom português, os posts colaborativos, nos quais é possível definir coautor para fotos e vídeos para Feed e Reels a fim de expandir o alcance da publicação na rede social.
A publicação é exibida nas duas contas ao mesmo tempo e todas as interações no post são contabilizadas igualmente em cada perfil. Ou seja, as curtidas, compartilhamentos, comentários e outras reações são inteiramente compartilhados pelos autores.
O novo recurso oferece um potencial enorme para os criadores de conteúdo, mas também pode ser aproveitado por usuários comuns. Além de ser bem simples e acessível.
Continue a leitura para descobrir mais detalhes de como usar a novidade e fazer posts collabs no Instagram.
Posts collabs: a nova ferramenta do Instagram
Através dos posts collabs (“colaborar” em tradução livre), os usuários do Instagram terão a oportunidade de definir um coautor para a publicação, com a finalidade de aumentar o seu alcance, ou seja, ampliar o número de seguidores que verão aquele conteúdo.
Esse recurso está disponível para posts de fotos e vídeos para Feed ou Reels.
O coautor será definido na hora da publicação, basta acessar “Marcar pessoas”, identificá-lo como “Convidar colaborador” e pesquisar pelo usuário, que receberá um convite para dividir a autoria do post em questão.
Vale lembrar que a coparticipação só acontece depois que o responsável pela outra conta aceita o convite.
Inicialmente, apenas perfis públicos poderão participar desta novidade, não temos ainda uma data prevista de quando esse recurso chegará a todos os usuários.
Collabs: saiba como fazer post colaborativo no Instagram
Ainda não utilizou a ferramenta collabs para potencializar seu alcance? Confira o passo a passo que preparamos para facilitar o uso dessa inovação:
– Primeiro passo: acesse o Instagram pelo aplicativo do celular e abra a tela para criar uma nova publicação.
– Segundo passo: defina um formato para o post. Lembre-se que o collabs pode ser utilizado no Feed e no Reels. Agora, selecione uma mídia da sua galeria ou crie um novo conteúdo. Depois, clique em “Avançar”.
– Terceiro passo: se quiser, utilize os filtros, edite a imagem e, mais uma vez, selecione o comando.
– Quarto passo: na próxima tela, dê um toque na aba “Marcar pessoas”.
– Quinto passo: selecione “Convidar colaborador” na lateral direita da tela, logo abaixo da prévia do post.
– Sexto passo: no campo de busca, procure pelo usuário do Instagram desejado e selecione-o nos resultados.
– Sétimo passo: feito isso, o @ selecionado ficará registrado no campo “Colaborador”. Para avançar, basta clicar em “Concluir”.
– Oitavo e último passo: insira uma descrição chamativa e configure o restante do post como preferir. Quando finalizar e desejar finalmente publicar o conteúdo, basta tocar em “Compartilhar” no canto superior direito da tela. Ao fazer isso, o conteúdo será exibido na sua conta e o usuário marcado receberá um convite para aceitar a participação como coautor.
Collabs: saiba como aceitar o convite para um post colaborativo no Instagram
Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre como fazer posts collabs no Instagram, descubra como aceitar o convite como coautor:
– Primeiro passo: os convites para posts collabs são exibidos na aba de notificações. Caso seja marcado como colaborador em uma publicação, para acessar, clique no símbolo de coração localizado no topo da página inicial.
– Segundo passo: busque pela notificação “(Usuário) marcou você em uma publicação” e clique para aceitar ou não o convite.
– Terceiro passo: clique no botão “Analisar”, localizado logo abaixo do conteúdo da publicação, para visualizar as opções.
– Quarto e último passo: para finalizar, basta aceitar ou recusar o convite. Caso sua resposta seja positiva, a publicação será “replicada” no seu perfil, assim como todas as interações dos usuários com o conteúdo.
Pronto… agora você sabe como utilizar e conhecer todos os passos dos posts collabs, essa nova ferramenta que o Instagram disponibilizou recentemente e já está a todo vapor!
Utilize esse recurso para aumentar o alcance da sua marca e da sua empresa!
Gostou do conteúdo sobre posts collabs?
Depois de ler todo o conteúdo, você conferiu todos os detalhes dos posts collabs, o novo recurso do Instagram que chegou para te ajudar a vender cada vez mais e ter sucesso em seu negócio.
Se precisar do auxílio de profissionais capacitados em Marketing Digital,conte com a Inout. Agende uma visita e saiba mais sobre os nossos serviços!
Para estar sempre antenado nas novidades sobre o digital, além de assuntos relevantes sobre marketing, convidamos você a acompanhar as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) e blog.
Esperamos que tenha gostado da leitura.
Ah, não vá embora sem deixar sua opinião nos comentários, dividindo suas expectativas, dúvidas e experiências com a gente.