Índice
No cenário pós pandemia, o mercado de produtos digitais está cada vez mais aquecido.
Esses materiais se destacam pela facilidade de acesso, qualidade e baixo investimento necessário. Além disso, fazem parte de estratégias de marketing que tem como principal objetivo gerar autoridade e atrair clientes para a sua marca.
Se deseja conferir exatamente o que são, quais os principais formatos e como vender produtos digitais, continue a leitura desse conteúdo exclusivo que preparamos para vocês!
Bora lá!?
Primeiramente, o que são produtos digitais
Os produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são materiais comercializados na internet, que podem ou não ter uma versão offline. São flexíveis, através deles você pode abordar os mais variados temas e podem ser utilizados na estratégia de marketing.
Os e-books, webinars, newsletters e entre outros, tem como objetivo informar e agregar valor sobre o assunto tratado. Uma ótima alternativa para agregar autoridade e atrair possíveis novos clientes para a sua marca.
Descubra os 6 formatos de produtos digitais mais usados no mercado atualmente
Existem diversos formatos dentro do segmento de produtos digitais que você pode divulgar a sua marca, confira os principais:
E-books
Os livros digitais ganharam o coração dos leitores que não querem se preocupar com espaço para guardar e que gostam de ler em qualquer lugar há qualquer momento. Além disso, por não envolver o processo de impressão, o custo é menor.
Webinars
Webinars (ou webinários) são seminários e palestras que acontecem na internet, através de plataformas como Youtube e Twitch, por exemplo. Podem ser gravados ou transmitidos ao vivo.
Geralmente possuem um conteúdo mais curto, é uma boa estratégia para divulgar outros produtos ou servir de introdução para um curso.
Cursos online
Por falar em curso, vale ressaltar que nos dias de hoje os cursos online, gravados (os usuários escolhem assistir os vídeos na hora que puderem e quiserem) ou ao vivo (são dinâmicos e interativos, ótimos espaços para tirar dúvidas e proporcionar networking entre os alunos), são um ótimo método de ensino à distância.
Esses produtos digitais são focados em conhecimentos práticos específicos para melhorar o currículo e expandir os conhecimentos nas áreas relacionadas à carreira.
Experiências
São as experiências de hobbies e entretenimento no universo online. Nesse caso, vale de tudo: oficinas de pintura, culinária típica, workshop de fotografia, história da arte local e muito mais.
Este é um serviço que diminui ainda mais as barreiras geográficas e culturais no mundo.
Podcasts
Os podcasts, que transmitem informações somente através de áudio, ganharam uma legião de fãs nos últimos tempos. Afinal, é possível se atualizar sobre qualquer assunto enquanto realiza outras atividades.
Sem tempo definido, criam uma conexão com o público com um apresentador fixo, que recebe os convidados e entrevistados.
Newsletters
Já a newsletter é um tipo de infoproduto no qual o usuário recebe o conteúdo por e-mail, após se cadastrar em uma lista já sabendo que esta comunicação chegará periodicamente em sua caixa de entrada.
Assim como todos os outros anteriores, a newsletter pode abordar os mais diversos assuntos, como tecnologia, marketing, psicologia, entre outros. A grande vantagem, neste caso, é a possibilidade de criar um relacionamento próximo com o seu leitor.
Para isso, tenha um tom de voz único e que traduza a personalidade do seu negócio. Assim, será muito mais fácil conquistar a simpatia, a credibilidade e assiduidade do seu público-alvo. Uma ferramenta que pode ajudar neste processo é a criação de uma persona — ou seja, a representação de um cliente ideal — que será o foco dos seus produtos digitais.
Como escolher a plataforma para vender produtos digitais?
Para hospedar e vender seus produtos digitais é fundamental escolher uma boa escolha da plataforma de e-commerce, na qual você irá criar a sua loja virtual.
5 dicas para impulsionar as vendas dos seus produtos digitais:
Se você se interessou pelo mercado de produtos digitais, mas não sabe por onde começar, não se preocupe! Listamos os pontos essenciais para você. Confira:
- Escolha um segmento: é fundamental pensar qual tipo de conteúdo você quer passar por meio dos seus produtos digitais, além de entender se você domina o tema e se possui relação relevante com a sua marca.
- Defina o seu público: conheça em detalhes as preferências de quem vai consumir os seus materiais.
- Faça uma análise da concorrência: conheça a fundo também quem oferece produtos semelhantes aos seus.
- Encontre o melhor formato: são várias possibilidades disponíveis, escolha aquelas que ampliam as suas possibilidades de vendas.
- Precifique corretamente: leve em consideração todos os seus custos para a produção do material, profissionais e até impostos e taxas dos meios de pagamentos digitais.
5 canais para divulgar os seus produtos digitais:
A divulgação também é um ponto fundamental de uma estratégia de venda de produtos digitais. Conheça os principais canais que irão te auxiliar nesse passo:
- Programa de afiliados: outras pessoas irão promover seus infoprodutos. Dessa forma, cada um é responsável pelo desenvolvimento das suas próprias estratégias de divulgação.
- E-mail marketing: o usuário disponibiliza seu endereço eletrônico, ou seja, ele está disposto a receber os comunicados e todas as novidades sobre o seu negócio.
- Aplicativos de mensagens instantâneas: muitas pessoas os utilizam para se atualizar e buscar novos conteúdos. É possível criar grupos fechados, divulgar seus produtos digitais e tornar a comunicação com seu possível cliente ainda mais próxima.
- Redes sociais: são fundamentais na venda de produtos digitais, seja através de comunicações orgânicas e/ou patrocinadas. Por meio dessas plataformas, você atinge milhares de usuários e atrai novos clientes para conhecer a sua marca.
- Blog: utilizando banners, CTAs, marketing de conteúdo e as técnicas de SEO, este é um excelente canal para alcançar um bom posicionamento orgânico nos mecanismos de busca.
Gostou do conteúdo: tudo o que você precisa saber sobre produtos digitais?
Depois de ler todo o conteúdo, você descobriu tudo o que precisa saber sobre produtos digitais.
Se precisar do auxílio de profissionais capacitados em Marketing Digital, conte com a Inout. Agende uma visita e saiba mais sobre os nossos serviços!
Para estar sempre antenado nas novidades sobre o digital, além de assuntos relevantes sobre marketing, convidamos você a acompanhar as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) e blog.
Esperamos que tenha gostado da leitura.
Ah, não vá embora sem deixar sua opinião sobre o tema nos comentários, dividindo suas expectativas, dúvidas e experiências com a gente.Com todas essas dicas não dá mais para perder tempo, não é mesmo? Faça suas pesquisas e comece já a vender produtos digitais!