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Quanto investir em marketing digital no meu negócio? De acordo com algumas pesquisas e profissionais do ramo, o investimento deve ser de 7% a 12% do faturamento da empresa na área.
Porém muitos fatores externos podem interferir no faturamento da empresa, e essa porcentagem pode sofrer algumas variações, iremos indicar quais podem representar um bom valor para esse investimento exclusivamente para o seu negócio.
Ao investir em marketing seu principal objetivo é ter retorno em vendas, por isso o termo correto é investimento e não gasto.
Essa decisão tem sido fundamental para o crescimento, tanto de pequenas e médias empresas, quanto de marcas já consagradas
O investimento em marketing digital no Brasil vem crescendo a cada mês, mas é algo que ainda assusta alguns empresários, por desconhecerem as opções disponíveis e como levar este desafio à frente ou por conta de experiências mal sucedidas no passado.
Seja qual for o seu caso, vamos mostrar neste conteúdo completo que o investimento em marketing digital para sua empresa pode dar resultados concretos, por exemplo:
- Atração de novos clientes;
- Elevação de vendas;
- Ampla exposição da marca.
Claro que o tipo de investimento e o objetivo variam de caso para caso, mas vamos te ajudar a conduzir todo este processo e também apresentar dicas de como controlar o retorno sobre este investimento. Continue a leitura e confira!
Por que as empresas devem investir em marketing digital?
Antes de mostrar quanto cada empresa deve investir em marketing digital, iremos apresentar detalhes de como esse investimento pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio nos dias de hoje, diante da presença de tantas tecnologias e maneiras de vender.
Estar presente no ambiente digital é fundamental, mas também não podemos dizer que esta é a única forma de divulgação da sua marca, inclusive pregamos justamente a integração entre as duas vertentes: online e offline.
Quem está presente no mercado digital, dificilmente é esquecido.
Vale a pena investir em marketing digital?
Indiscutivelmente a resposta para essa questão é sim, já que estamos em um momento em que todos estão conectados, e seja qual for o seu tipo de negócio os resultados e métricas podem ser mensurados em tempo real.
Além de terem menor custo, maior alcance e possibilidade de alta segmentação do público-alvo (são mais certeiras, pois atingem pessoas que possuem um certo interesse na marca, o que chamamos de clientes em potencial).
Como investir em marketing digital?
O investimento em marketing digital segue dois caminhos diferentes:
A primeira opção é a contratação de uma agência de marketing digital terceirizada, que possa atender da melhor forma possível às demandas do seu investimento, apresente resultados reais, com relatórios de acompanhamento e métricas de retorno.
A segunda opção, que tem sido a solução para diversas pequenas empresas, é fazer seu próprio marketing online, através da contratação de profissionais qualificados para isso.
Quanto investir em marketing para o meu negócio?
Como foi dito anteriormente, o percentual de 7% a 12% do faturamento é uma medida bastante usada em algumas empresas para definir o investimento em marketing.
Pois representa um pontapé inicial para quem está em busca da resposta sobre quanto uma empresa deve investir em marketing para de fato alcançar os objetivos estratégicos desejados.
Investimento em marketing nas plataformas: online x offline
As plataformas offline, também conhecidas como tradicionais, são mais caras do que as digitais.
Mas vale lembrar que o marketing digital já atrai grande parte do investimento.
Quanto investir em marketing digital para o meu negócio?
Chegamos na parte mais interessante deste conteúdo. Como foi dito anteriormente, de acordo com relatórios reconhecidos pelo mercado do segmento, como o Forrester Research e da eMarketer, empresas já consolidadas podem investir em marketing digital de 6 a 12% do faturamento.
Já as empresas menos conhecidas podem se preparar para um investimento um pouco maior: de aproximadamente 12% a 20% do faturamento.
Empresas B2B tem investido aproximadamente 8% de seu faturamento. Enquanto B2C alocam cerca de 9% no setor.
Se você tem dúvidas de como seria trabalhar o marketing digital da maneira certa, confira algumas dicas que irão te ajudar nesse momento:
- Não foque no marketing de massa;
- Segmente as suas ações para o público que realmente interessa;
- Faça um acompanhamento minucioso das métricas e resultados de cada ação ou campanha veiculada.
Para obter os melhores resultados, o primeiro passo é ter um bom planejamento estratégico, com objetivos bem definidos para curto, médio e longo prazo. Essa etapa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio quando se trata de marketing digital.
Planejamento: como investir em marketing?
Confira o check-list iniciante que você deve considerar o investimento:
- Criação da logomarca;
- Desenvolvimento do site;
- Desenvolvimento de materiais gráficos, por exemplo: cartão de visita (online e offline).
Ações contínuas:
- Criação da plataforma de vendas;
- Conteúdos com técnicas de SEO;
- Gestão de redes sociais;
- Criação de anúncios;
- Gestão de e-mail marketing;
- Gestão de marketing de conteúdo.
Algumas datas comemorativas podem ser relevantes para a sua empresa, faça uma pesquisa e inclua as que foram necessárias em seu cronograma.
Realize o planejamento estratégico na hora de investir em marketing digital para o seu negócio
- Público-alvo que deseja atingir com as suas ações e estratégias;
- Tendências atuais do mercado que seu negócio está inserido. Dentro do marketing digital, as empresas têm facilidade de mudar para estarem sempre modernas, atuais e antenadas de acordo com o segmento. Além disso, essa agilidade em modificações tem um custo menor nas plataformas online;
- Retorno sobre cada investimento para otimizar o valor investido e priorizar ações que trazem os melhores resultados para o9 seu negócio;
- Análise dos concorrentes para criar ações que gerem destaque e estejam de acordo com o que o segmento anda fazendo;
- Plataformas de marketing disponíveis e relevantes para o público que você deseja alcançar para alavancar a sua marca.
Onde devo anunciar o meu negócio dentro do universo digital?
- Nos sites de buscas (Google e outros), através das técnicas de otimização de conteúdos SEO;
- Nos sites de buscas (Google e outros), através de anúncios e links patrocinados;
- Nas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube e etc);
- Além de investir em Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing como também é conhecido.
Se deseja baixar o Guia Completo sobre “Quanto investir no marketing do meu negócio?”, acesse esse link, preencha o formulário e receba o material gratuitamente em seu e-mail! Salve e compartilhe com os amigos empreendedores.
Gostou do conteúdo sobre quanto investir em marketing no seu negócio?
A Inout Digital é focada em marketing de performance e pode ajudar a maximizar os resultados dos seus investimentos e levar o seu negócio ao topo.
Se ainda restou alguma dúvida ou deseja contratar uma agência para alavancar a sua marca dentro do universo online, agende uma visita acompanhada de um cafezinho.
Para estar sempre antenado a esta e outras informações sobre o investimento no digital, além de assuntos relevantes sobre marketing, convidamos você a acompanhar também as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn).
Esperamos que tenha gostado da leitura.
Bora colocar alguma dessas dicas de hoje em prática? Comece agora mesmo e aguarde os melhores resultados…
Nos vemos em breve…