Índice
Redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros. Essas plataformas são utilizadas para comunicação com amigos, compartilhamento de notícias e também contato com empresas, além de compras online.
Por isso, é necessário para empreendedores ter uma presença forte nas redes. Porém, como fazer isso? Como inserir sua marca nas mídias sociais, gerar conteúdo de valor, atrair clientes e ter engajamento?
No post de hoje, ajudaremos você a melhorar o desempenho do seu negócio nas redes sociais, com 4 dicas muito importantes. Confira agora:
Conheça bem as características e interesses do seu público
Para desenvolver uma estratégia de Marketing, é necessário conhecer em detalhes o público-alvo da marca. No trabalho com redes sociais, esse cuidado é essencial, desde a escolha da plataforma a ser utilizada, até o tipo de conteúdo a ser postado.
Cada rede social tem as suas particularidades e demografia. Portanto, antes de aderir a qualquer nova plataforma do momento, é bom avaliar o quão útil é essa mídia para os clientes da sua empresa.
Por exemplo, uma nova rede social voltada para adolescentes, mesmo que esteja na moda, não é a melhor opção caso o seu público tenha entre 40-50 anos.
Conhecer os hábitos de seu público é importante para decidir os melhores horários, linguagem, formato e conteúdo para posts que gerem engajamento. Pense nas redes sociais da sua empresa como se fosse a loja física. Assim, é preciso criar um ambiente de acordo com os interesses de clientes e clientes em potencial.
Plataformas como o Facebook disponibilizam estatísticas sobre o perfil dos usuários que curtem e compartilham seu conteúdo. É possível se basear nessas informações para atrair outras pessoas com características e interesses semelhantes, criando anúncios direcionados.
Crie conteúdos específicos para cada rede social
Para sua empresa ter uma presença forte na Internet, é bom aderir a mais de uma rede social. Porém, as postagens feitas em cada uma dessas plataformas precisam ser diferenciadas. Por exemplo, textos mais longos são bem-vindos no LinkedIn, mas não fazem sentido no Instagram, uma rede mais visual, ou Twitter, ideal para comunicação rápida e imediata.
Cada mídia social tem um objetivo diferente de utilização e é essencial que você se lembre disso no Marketing do seu negócio. Uma ótima estratégia é buscar a integração entre as redes: chamar atenção para um assunto no Twitter, direcionando para um vídeo no YouTube ou post no Facebook, por exemplo.
Interaja com o público, sempre que possível
Um dos principais atrativos das redes sociais é a rápida comunicação entre os usuários. Nas contas oficiais de empresas, clientes podem interagir nos posts, chats ou mensagens privadas, para resolver problemas, sanar dúvidas, fazer elogios e reclamações.
Por isso, é bom que a empresa tenha profissionais encarregados a atender essas pessoas com frequência. Manter uma comunicação clara, respeitosa e rápida com clientes demonstra a preocupação da marca, a satisfação dos consumidores e qualidade de atendimento.
É interessante, também, criar conteúdo que proporcione a interação, como postagens de perguntas e respostas, concursos culturais, sorteios etc. Adote uma linguagem condizente com o seu público-alvo, mostrando cuidado e conhecimento.
Mensure os resultados
Para saber se o posicionamento do seu negócio nas redes sociais está adequado, o ideal é ficar de olho nas métricas. Plataformas fornecem informações sobre acessos, engajamento, alcance etc.
Estipule metas (semanais, mensais, semestrais etc.) para sua marca e verifique se os resultados estão de acordo com o planejado. Com essas informações, é possível tomar decisões mais acertadas para o Marketing da empresa no futuro.
Se a sua marca faz vendas online, compare o número de leads gerados a partir das redes sociais e o engajamento das postagens. Assim, você pode verificar se os seguidores de suas páginas também se tornaram clientes da marca, e pensar e estratégias para melhorar esses resultados.
Caso você gostado destas dicas e pretende aplicá-las nas mídias sociais da sua marca, conheça os serviços da Inout Digital. Somos uma agência de Marketing Digital, com atuação em Piracicaba, e experiência em atendimento de micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Prestamos serviços voltados à mídia paga em Facebook e Google Ads, além de desenvolvimento de estratégias para Facebook, Instagram, LinkedIn, websites e Inbound Marketing. Entre em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp, clicando no link: .