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Novas informações estão disponíveis a todo momento, bem na palma de nossas mãos. Então o processo de tomada de decisão de compra não acontece mais no impulso. Se tornou um hábito, realizar muitas pesquisas e comparar com os concorrentes.
Dentro do ambiente digital a concorrência aumenta, pois existem diversas maneiras de ganhar visibilidade, além de ser cada vez mais acessível conquistá-la. Por isso, é de extrema importância conhecer técnicas para conseguir ranquear o site ou blog do seu negócio nas primeiras posições dos motores de busca.
Para isto existem técnicas de SEO (Search Engine Optimization, na tradução: otimização para mecanismos de busca), que tornam o conteúdo relevante dentro do mar de opções disponíveis nos motores de busca.
Os produtos e serviços que possuem potenciais consumidores na internet, precisam aparecer nas primeiras posições do ranking dos motores de busca, esse fator é determinante para o desempenho e sucesso da empresa.
O objetivo das técnicas de SEO é trabalhar organicamente, sem investimentos financeiros, focando em palavras chave selecionadas no conteúdo do site, para buscar o melhor rankeamento nos resultados do Google.
Continue a leitura e confira 5 técnicas de SEO infalíveis para conquistar o topo dos sites de busca!
A importância das técnicas de SEO
Com o grande volume de conteúdos disponíveis diariamente na internet, estar nas primeiras páginas dos motores de busca tornou-se o objetivo de muitas empresas. Pois hoje em dia, a grande maioria dos potenciais clientes estão presentes no ambiente digital.
As técnicas de SEO buscam otimizar e melhorar a visibilidade do site dentro dos motores de busca, além de:
- Aumentar o tráfego orgânico do site;
- Subir no ranqueamento;
- Aumentar a conversão de vendas;
- Gerar autoridade para a marca.
Como rankear o seu conteúdo nas melhores posições do Google através das técnicas de SEO:
Chegou o momento mais esperado para todos os empreendedores que buscam performance dentro do ambiente digital: aprender boas maneiras na prática de como otimizar o seu conteúdo.
Por mais que o assunto pareça complicado, veja como é possível melhorar os seus resultados seguindo apenas essas 5 dicas
Primeira dica: pesquise e selecione palavras-chave de relevância
Utilizar palavras-chave de relevância é uma das técnicas de otimização de conteúdo mais simples e fácil que você pode começar a colocar em prática ainda hoje.
Antes de criar qualquer conteúdo, é essencial analisar os termos mais buscados pelos usuários, tanto nos motores de busca, quanto nas redes sociais, pois quando a busca é mais específica, as possibilidades de conversão ou de venda são maiores.
As palavras-chaves podem ser separadas em duas categorias:
- Short tail (ou cauda curta): aquelas que têm maior tráfego e são mais disputadas em qualquer nicho do mercado;
- Long tail (ou cauda longa): aquelas que têm menor volume de tráfego, mas grande potencial para um empreendimento. São formadas por duas ou mais palavras.
Confira a seguir, algumas ferramentas que podem te auxiliar nesta pesquisa:
- Google Adwords;
- Ubersuggest;
- Semrush;
- AdWord & SEO Keyword Permutation Generator;
- Keyword In;
- Soovle;
- Wordtracker Scout;
- WordStream Free Keyword Tool;
- Keywords Everywhere.
Segunda dica: crie conteúdos relevantes, informativos e completos para o público
Vale ressaltar que existe uma quantidade enorme de sites de produtos e serviços competindo pelas primeiras posições no Google, por isso é fundamental ter uma estratégia de marketing de conteúdo baseada nas técnicas de SEO.
Os motores de busca analisam os conteúdos em diversos aspectos para classificá-los como relevantes, por exemplo textos com mais de 1000 ~1500 palavras, são considerados mais completos, pois tem mais informações, sendo possível abordar todos os aspectos de um tema. Mas de nada adianta ser longo, mas vazio, repetitivo ou desconexo.
Faça diversas pesquisas, é válido utilizar estatísticas e estudos para comprovar o que está sendo dito.
Outra ação simples que irá ajudar bastante é a inserção de imagens, infográficos e e-books (conteúdos ricos).
Diversificando o conteúdo, você cria autoridade para a marca e proporciona uma melhor experiência ao leitor.
Terceira dica: realize a otimização
Confira algumas técnicas de SEO que não podem faltar em seu negócio para que ajuda os motores de busca entendam o que está falando, e que você entende do assunto:
Técnicas de SEO on-page:
– Formate o conteúdo: avalie a responsividade da sua página, redija parágrafos com 3 a 4 linhas para que seja possível a leitura em todos os aparelhos eletrônicos e não se torne cansativa a ponto do usuário desistir.
– Capriche no título: a palavra-chave escolhida deverá aparecer no título de seu conteúdo, que deve ter de 50 a 68 caracteres. Ele deve ajudar o usuário a encontrar o que procura de maneira rápida e eficaz (refletindo exatamente o conteúdo do material). Utilizar a tag <title> </title> é essencial.
– Insira corretamente a palavra-chave: o ideal é que ela apareça no primeiro parágrafo do seu texto, na conclusão, em um intertítulo e na url. Lembre-se de utilizar sinônimos e evite repetições no conteúdo.
– Utilize tags H1, H2 e H3: elas representam a formatação de tamanho e da fonte, para facilitar a leitura do usuário. As tags H1 devem ser usadas em títulos primários, e correspondem ao tipo de fonte e tamanho, respectivamente, Arial 20. As tags H2 são, normalmente, utilizadas em subtítulos no decorrer do texto, correspondendo ao Arial 16. As tags H3, devem ser usadas caso tenha algum subtítulo dentro do H2, e assim por diante.
– Coloque “Alt Text” nas imagens: ou seja, uma descrição para dizer que ali existe um conteúdo e explicar do que se trata, pois, a foto não é “vista” e fica como um espaço em branco para os motores de busca.
– Capriche na meta-description: é o texto que aparece na busca do Google, junto com o título, quando alguém realiza uma pesquisa. Ou seja, um resumo preciso do que o texto aborda, com aproximadamente 156 caracteres. O recomendado é colocar as informações principais nos primeiros 50, para garantir que o leitor identifique rapidamente o conteúdo abordado.
Técnicas de SEO off-page:
– Crie “Guest Posts”: conteúdos escritos por você para blog ou site de outras empresas, que possuem um link da sua página e vice-versa.
– Otimize a URL: link que direciona para a sua página. Quando ele é simplificado (curto com dois ou quatro termos) e tem a palavra-chave, os mecanismos de busca o encontram e o entendem com facilidade.
Quarta dica: invista em link building
Esta técnica de SEO é baseada em links que geram mais relevância para a sua página nos motores de busca.
Mas lembre-se de usar essa técnica moderadamente e somente com páginas de extrema relevância para o conteúdo procurado.
Existem duas formas de praticá-la:
– Links internos que direcionam a uma outra página dentro do mesmo domínio e eles ajudam a melhorar a autoridade de um site.
– Links externos que direcionam para outros sites. Essa tática serve para trocar informações com quem se interessa pelo seu conteúdo e criar alianças externas com empresas que trabalham no mesmo segmento (política da boa vizinhança).
Fique atento aos links quebrados
Ao inserir links em seu conteúdo, confira se as URLs realmente direcionam para as páginas que você deseja.
Evite ter links quebrados em seus conteúdos, pois esta não é uma boa técnica de SEO.
E lembre-se: caso esteja o link inserido esteja sobrepondo a sua página, altere para que ele abra em uma nova guia.
Saiba utilizar textos âncoras
Aquele texto visível de um link, quando a palavra é “clicável” dentro do conteúdo que a URL está inserida.
O texto e o link devem se complementar, essa técnica de SEO facilita o entendimento do leitor e também do Google.
Quinta dica: tenha um site com boa usabilidade e acessibilidade
O site do seu negócio precisa ter todas as informações prometidas, para atender e possivelmente superar as expectativas dos visitantes.
Um bom site precisa ser bem posicionado nos motores de busca e ter conteúdos interessantes, para isso, é necessário que o desenvolvedor do site e o profissional de SEO trabalhem juntos.
Uma dica é não o deixar carregado de cliques, pois isto desestimula a busca e, também, dificulta o rankeamento, pois sites de pesquisas consideram a indexação de páginas.
O indicado é que o usuário dê, no máximo, 3 cliques para chegar em seu objetivo ou conteúdo desejado.
E aí, gostou do conteúdo sobre técnicas de SEO para alcançar o melhor rankeamento no Google?
Neste conteúdo, você aprendeu as melhores técnicas de SEO para implementar ainda hoje no seu site. Algumas dicas são simples, mas fazem toda a diferença na hora de melhorar o rankeamento.
Vale lembrar que é importante ficar atento às atualizações do Google também, pois quem não as acompanha tende a perder tráfego e posições. Com o passar do tempo, os rastreadores são aperfeiçoados, visando criar a melhor experiência do usuário possível.
Se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.
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Esperamos que tenha gostado da leitura.
Bora colocar cada uma dessas dicas de hoje em prática? Comece agora mesmo e em breve estará no topo…
Até o próximo post!