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Na era da internet, as inovações ocorrem de maneira rápida e contínua. Todos os dias, surgem novidades para atender ao usuário. Por isso, ao investir em estratégias de marketing digital devemos estar sempre atentos às tendências.
Para facilitar a compreensão, preparamos um conteúdo exclusivo com todas as 16 novidades do marketing digital que podem favorecer a sua marca.
Que tal conferir as tendências para saber como alguma delas pode lhe ser útil? Bora!
Confira as tendências de marketing digital já consolidadas
Marketing de conteúdo
Dentro das estratégias de marketing digital, o mix de conteúdo é um grande diferencial: artigos, e-books, infográficos, vídeos, apresentações de slides, dentre outros são alguns dos formatos que mais agradam os consumidores na web.
Marketing de conteúdo continua sendo uma das principais e mais eficientes “iscas” para atrair o público-alvo. É por meio dessas estratégias que a empresa mostra a sua autoridade em determinado tema e esclarece maiores detalhes sobre os seus produtos e serviços.
Mobile marketing
No Brasil, 79% de todo o tráfego é originado de tablets, notebooks e, principalmente, smartphones. A previsão é de que a cada dia esses números se tornem ainda mais impressionantes.
Fica claro que empresas que investirem em sites responsivos para mobile e aplicativos fomentarão as suas estratégias de marketing digital.
Vídeo marketing
A inclusão de conteúdo audiovisual nas estratégias de marketing digital é uma das tendências que mais cresce neste ano.
Vídeos em landing pages aumentam em até 80% as taxas de conversão, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques.
Páginas institucionais em redes sociais também podem favorecer sua marca. Lembre-se de sempre desenvolver sua estratégia levando em consideração os canais que sua audiência está presente.
Coleta de dados
Esses dados ajudam a prever e analisar o posicionamento de mercado. Os mais utilizados são aqueles relacionados aos consumidores, que dão à empresa a oportunidade de personalizar, segmentar, priorizar e se adaptar às mudanças de consumo.
A coleta dessas informações torna o relacionamento entre a empresa e o cliente uma via de mão dupla.
Automação
A automação de processos é um dos fatores que mais contribuem para a produtividade e rentabilidade dos negócios.
Ferramentas de monitoramento, envio de e-mail marketing e CRM continuam se apresentando como poderosas aliadas dentro das estratégias de marketing digital.
Confira as tendências de marketing digital que ainda estão se consolidando (h2)
Pesquisa por voz
É inegável a praticidade proporcionada por uma pesquisa por voz. Com apenas algumas palavras que revelam o seu desejo, o usuário encontra com facilidade qualquer tipo de informação relacionada ao tema buscado.
Muito mais do que trocas de mensagens instantâneas, o WhatsApp é uma ferramenta que auxilia as estratégias de marketing digital das empresas, afinal, possui bilhões de usuários ativos.
Muitos empreendedores já utilizam e vêem resultados positivos nas campanhas de publicidade online, por meio do WhatsApp Business.
IGTV
Através dessa ferramenta é possível postar vídeos de 60 minutos na vertical com resolução 4K. A inserção de CTAs e links também poderão ser feitas nos conteúdos para aumentar a interação dos usuários com a marca.
Bots
O crescimento do mercado de bots é impressionante. Em algumas situações são tão eficientes no atendimento ao cliente quanto um consultor humano. Sua capacidade envolve fazer orçamentos e vender produtos ou serviços com extrema rapidez.
A principal vantagem é a integração da automação com a personalização do relacionamento com o público-alvo.
AMP
Com o objetivo de tornar a navegação em smartphones ou tablets mais segura e rápida, foi desenvolvida pelo Google uma tecnologia chamada “AMP – Accelerated Mobile Pages” (páginas aceleradas para dispositivos móveis).
As empresas que investem em páginas responsivas e se preocupam com a experiência do usuário tendem a alcançar boas posições nas páginas de buscas.
Ou seja, é uma tendência do marketing digital que acompanhará o comportamento “móvel” do ser humano.
Podcasts
Seja através de uma entrevista, debate ou aula, os podcasts têm sido um canal importante para consumo de conteúdo dentro das rotinas corridas.
Imagens
As imagens estão ganhando cada vez mais relevância nos resultados do Google.
Então, otimizar as imagens com SEO image melhora o posicionamento do seu conteúdo e provavelmente trará ótimos resultados.
É fundamental também estar presente em canais focados em imagens, como Pinterest e Instagram.
Telegram
O Telegram é uma ferramenta semelhante ao Whatsapp, porém com funcionalidades mais desenvolvidas e sem limite de usuário nos grupos.
É a oportunidade de você criar uma comunidade, com leads engajados e com taxa de entrega do conteúdo de praticamente 100%.
Neste ano, o Instagram tem se tornado a mídia social número um quando se trata de engajamento dos usuários.
Desse modo, uma estratégia de marketing digital alinhada vai trazer ótimos resultados.
LGPD
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada em 2018 e veio para ficar no Brasil em 2020.
O ano de 2022 será de adaptação para a grande maioria dos profissionais.
Marketing de Indicação
É a estratégia de marketing que transforma os próprios clientes em um canal de vendas, através da indicação do produto ou serviço para sua rede de contatos.
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