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Saiba todos os primeiros passos para anunciar nas redes sociais.
Anunciar nas redes sociais significa investir dinheiro no impulsionamento do seu conteúdo, para que ele alcance um número maior de usuários. É um recurso completamente acessível que está disponível nas plataformas e permite encontrar os seguidores mais qualificados para os seus produtos e serviços, com maior probabilidade de conversão.
As plataformas de redes sociais estão limitando cada vez mais o alcance das publicações orgânicas, por isso está se tornando mais comum a prática de investir uma parcela do orçamento mensal no impulsionamento de anúncios.
Para quem está iniciando a sua jornada neste universo, esse é um ponto que pode gerar muitos questionamentos, já que cada rede social exige formato, linguagem e investimentos diferentes.
Porém, anunciar nas redes sociais é algo que pode ser aprendido com certa facilidade e acarretar resultados rápidos e eficientes para as estratégias de marketing digital do seu negócio.
Desse modo, no conteúdo de hoje do blog da Inout Digital, você irá conhecer todas as vantagens e desvantagens de anunciar nas redes sociais e tudo o que é necessário para fazer anúncios no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, Youtube e TikTok. Continue a leitura e coloque sua empresa no campo de visão dos usuários!
Termos que você precisa saber antes de começar a anunciar nas redes sociais:
Antes de explicar detalhadamente como anunciar nas redes sociais, iremos apresentar alguns termos que você precisa ter conhecimento, são eles:
Tráfego pago: soluções digitais que vão expor a sua marca através de anúncios pagos a terceiros nas mais diversas plataformas disponíveis;
Métricas: as medidas de desempenho quantificáveis que são utilizadas para analisar o resultado de uma ação ou estratégia;
CTA (call to action): é a chamada para os usuários realizarem uma ação;
Lead: é todo o leque de clientes em potencial para o seu negócio;
Persona: é a representação de um cliente ideal para o seu negócio;
Conversão: é quando alguém cumpre o objetivo principal da sua publicação;
ROI (return on investment ou retorno sobre investimento): é a forma de descobrir se o dinheiro investido no marketing digital está se revertendo em lucros ou não;
ROAS (return on advertising spend ou retorno sobre o investimento publicitário): através desta métrica você avalia o pagamento por clique nas campanhas online, ou seja, quanto você recebe por cada real gasto em publicidade;
KPI (key performance indicators ou indicadores chave de desempenho): são usados para medir e analisar profundamente os resultados e eficiência da estratégia de marketing digital;
CRO (Conversion Rate Optimization ou otimização da taxa de conversão): aperfeiçoamento da taxa de conversão de uma estratégia para converter mais usuários em clientes;
LTV (lifetime value ou valor vitalício do cliente): é a média do total que espera receber dos clientes enquanto utilizam seus produtos ou serviços;
CAC (custo de aquisição de clientes): é o resultado da soma dos investimentos feitos dividida pelo número de clientes conquistados no mesmo período;
SEO (search engine optimization ou otimização para motores de busca) são as técnicas que colaboram com o posicionamento do seu conteúdo nos sites de busca;
CPC (custo por clique): o preço definido por cada clique em seu anúncio, ou seja, o anunciante paga a cada vez que alguém clica no link;
COM (custo por mil impressões): é o preço definido para 1.000 visualizações, ou seja, a cada mil vezes que o anúncio é exibido, o anunciante paga;
CPA (custo por ação/aquisição): o anunciante paga o valor desejado por uma conversão, ou seja, somente quando o objetivo da sua campanha é atingido;
CTR (click through rate ou taxa de cliques): é a divisão do número de cliques pelo número de visualizações (ou impressões);
CPD (custo por disparo): o valor definido pelo anunciante para pagar por cada disparo;
CPV (custo por visualização): o valor definido pelo anunciante para pagar por uma visualização de um vídeo;
CPE (custo por engajamento): o valor definido pelo anunciante para pagar por uma interação no anúncio.
Como começar a anunciar em redes sociais?
Anunciar em redes sociais, nada mais é que separar uma pequena parcela da verba mensal para promover as suas publicações. Dessa forma, elas irão alcançar um número maior de usuários.
O objetivo pode ser distinto, ele será definido de acordo com o conteúdo produzido, o público que deseja atingir e a sua estratégia de marketing digital.
Confira alguns dos objetivos para anunciar em redes sociais: gerar mais visualizações, alcançar novos usuários, fomentar interações com o público-alvo, impactar um número maior de pessoas dentro do seu leque de seguidores, ampliar a quantidade de acessos ao seu conteúdo final, promover mais vendas e captar leads.
Cada plataforma possui características individuais e próprias, com lógicas e valores próprios. Com apenas duas exceções, o Instagram Ads e o Facebook Ads, que utilizam o mesmo sistema, por pertencerem à mesma empresa.
É através dessas plataformas que você poderá conhecer o universo dos anúncios e as possibilidades disponíveis para serem usadas em sua estratégia.
Vantagens de anunciar em redes sociais:
Ampliar, rapidamente, o número de seguidores; adquirir experiência com venda para novos nichos; concretizar os objetivos das suas estratégias de marketing digital e são opções acessíveis para quem deseja anunciar em redes sociais.
Os primeiros passos para anunciar em redes sociais
Conheça algumas peculiaridades das principais plataformas para começar a anunciar em redes sociais:
Instagram Ads
Como citado anteriormente, o Instagram pertence ao Facebook, portanto os anúncios são feitos na mesma plataforma: o gerenciador de negócios do Facebook.
Dessa forma, para começar a criar anúncios é necessário vincular seu perfil de Instagram a uma página de Facebook. Depois disso, você pode pôr sua estratégia em prática no Gerenciador de Anúncios e escolher diversos objetivos para a sua campanha.
A principal vantagem de anunciar no Instagram é a pluralidade de formatos que a plataforma oferece, como: carrosséis de imagens, stories com interação através de enquetes, vídeos, GIFs, imagens clicáveis para o público comprar seus produtos.
Além disso, também é possível incluir links em sua publicação, que encaminhem o usuário a um site externo, por exemplo, o seu e-commerce.
Facebook Ads
Se você sabe anunciar no Instagram, consequentemente, você também consegue criar uma campanha de anúncios para a sua marca no Facebook.
Para isso ser possível, basta você ter uma página nessa rede social e uma conta no Gerenciador de Anúncios.
A vantagem dessa união de plataformas, para as empresas que utilizam redes sociais para expor seus produtos e serviços, é a oportunidade de impulsionar uma publicação em qualquer uma delas e alcançar tanto os usuários do Facebook, quanto do Instagram.
E a própria plataforma otimiza os resultados, exibindo o anúncio com mais frequência na rede social onde ele está colhendo os melhores frutos.
LinkedIn Ads
O LinkedIn é diferenciado das demais redes sociais, focado em objetivos profissionais. É um espaço que reúne empresas e colaboradores qualificados em um só local, conectando-os e promovendo oportunidades.
Focado em negócios B2B, ou seja, business-to-business ou de empresa para empresa, onde duas empresas fazem negócios (de produtos ou serviços), como cliente e fornecedor.
Desse modo, anunciar em redes sociais como o LinkedIn é uma ideia boa, se você deseja se tornar um fornecedor para outras empresas, definir parcerias comerciais ou expor um produto que seja focado em determinadas categorias profissionais.
Anunciar no LinkedIn exige um investimento maior do que no Instagram e Facebook, por exemplo. O orçamento mínimo diário é de 20 reais, porém a plataforma possui uma audiência mais qualificada e propensa à conversão. Então é possível ter um ROI maior.
Para iniciar os anúncios você precisa ter uma página nessa rede social e não apenas um perfil. Em seguida, é só acessar as ferramentas administrativas e procurar pelo Gerenciador de Campanhas.
Twitter Ads
Anunciar no Twitter oferece opções únicas para patrocinados.
“First view”: a primeira coisa que o usuário irá ver ao acessar sua conta nesta rede social e irá atrair atenção para a sua marca.
Posts posicionados: entram no meio da timeline dos usuários, entre tweets de outros perfis, para promover sua conta e angariar novos seguidores.
Criar uma hashtag ou posts com enquetes: essa é uma boa ideia para criar conversas sobre um assunto específico, como os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio.
Formato de vídeo, imagem estática ou carrossel: para gerar conversão é necessário estar acompanhados de algum botão, para captação de novos leads e tráfego para o site.
Para começar a anunciar nesta plataforma, basta ter uma conta, ir até as configurações e clicar em “Twitter Ads”.
Youtube Ads
É muito simples anunciar no Youtube Ads, basta ter uma conta no Google, definir o vídeo que será veiculado e qual o público que você deseja impactar com o seu anúncio. Logo em seguida, definir as palavras-chaves e o orçamento que deseja investir naquele momento.
Os anúncios podem aparecer de diversas formas: antes de um vídeo, no meio ou em destaque na parte direita da tela, entre os vídeos sugeridos.
TikTok Ads
Antes de decidir anunciar no TikTok, você precisa entender se o seu público está presente nesta plataforma ou não, pois é uma rede social recente, com linguagem diferenciada, voltada ao entretenimento e dominada por usuários mais jovens.
Além disso, a plataforma possui uma linguagem própria. É importante que o seu conteúdo converse com os tipos de posts encontrados por lá.
Gostou do conteúdo?
Depois de ler todo o conteúdo de hoje, você já tem conhecimento de alguns termos comuns no marketing digital, além de saber como anunciar em redes sociais.
Acompanhe a Inout Digital em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) para ficar por dentro do universo do marketing.
Esperamos que tenha gostado da leitura e até o próximo post!