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Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. O inconsciente tem muita responsabilidade nesses momentos.
Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas, essas equipes usam isso há muito tempo para embasar as estratégias!
Eles miram em atitudes que são disparadas pelo inconsciente e fazem as pessoas tomarem decisões no “piloto automático”.
Então, vamos desvendar os gatilhos mentais neste conteúdo, pois eles podem fazer toda a diferença na hora de elaborar as estratégias do seu negócio.
Vamos lá? Acompanhe!
Primeiramente, vamos entender o que são gatilhos mentais
Gatilhos mentais são decisões que o cérebro toma no nível do inconsciente. São recursos da própria natureza humana para facilitar a tomada de decisões. É como se ele automatizasse algumas ações para se dedicar às escolhas mais complexas e evitar um esgotamento mental.
A todo momento, você está fazendo escolhas. Mas muitas dessas decisões do dia a dia passam despercebidas.
O excesso de escolhas pode levar à fadiga de decisão, porque temos um estoque finito de energia para lidar com isso, para poupar, o seu cérebro toma decisões sem que você perceba, pois não chega ao seu consciente. É isso que chamamos de gatilhos mentais.
Essas decisões são individuais, dependem das experiências de cada um, em relação a cultura, as relações sociais e até as necessidades mais básicas do ser humano. Por isso, muitos gatilhos mentais são comuns a uma sociedade.
Os gatilhos mentais nas estratégias de marketing e vendas
Bom, agora que já conhecemos um pouco mais sobre o que são os gatilhos mentais, vamos ver como utilizá-los a favor das suas estratégias de marketing e vendas.
Essas duas áreas estudam o comportamento do consumidor, para entender o que leva as pessoas a realizarem a compra e como acontece esse processo de decisão. Para criar as melhores abordagens.
O neuromarketing ajuda nisso. Para que você possa entender o que se passa no inconsciente, além de conhecer os gostos, preferências e principais dúvidas dos consumidores.
As equipes de marketing e vendas usam os gatilhos mentais que são comuns à nossa cultura como técnica de persuasão. Na nossa sociedade, por exemplo, o senso de exclusividade é um deles. Ou seja, as empresas podem explorá-lo em suas estratégias para despertar decisões de consumo.
Na hora de nutrir o relacionamento com o consumidor, o marketing oferece conteúdos exclusivos.
Já na hora da venda, os profissionais podem proporcionar um desconto exclusivo para fechar a venda com um potencial cliente.
Mas é preciso usar os gatilhos mentais com ética e responsabilidade. Para não exagerar, enganar e fazer com que os consumidores resistam a sua marca. Afinal, a intenção é proporcionar uma experiência positiva, sem associá-la a sentimentos ruins. Para que você otimize as estratégias, se aproxime do seu público e feche vendas mais rápido.
Confira 25 gatilhos mentais para aplicar nas estratégias de marketing e vendas da sua marca
Confira alguns gatilhos mentais que separamos para você se inspirar!
Mas lembre-se: é importantíssimo ter a persona definida para investir nos pontos corretos.
Acompanhe:
1. Prazer x Dor
Esses sentimentos embasam vários outros gatilhos mentais. É natural do ser humano tentar evitar a dor e buscar o prazer para enfrentar a vida, então a compra tem que trazer uma transformação para a vida das pessoas.
2. Amor e conexão
Amor e conexão estão entre as nossas necessidades básicas para nos sentirmos satisfeitos.
Esse gatilho é uma construção de conexões afetivas ao longo do tempo, pois não são sentimentos que acontecem de uma hora para outra.
3. Confiança
Confiança é a base dos relacionamentos, por isso é importante construir uma relação alicerçada em transparência. Os consumidores precisam confiar que vão receber o produto que compraram, que suas expectativas vão ser atendidas e que não vão se frustrar.
4. Significância
O ser humano gosta de se sentir significante. Por isso, as marcas devem tratar os clientes como eles são: seres humanos únicos.
5. Escassez
Um dos gatilhos mentais mais usados em marketing e vendas e está relacionado a um instinto de sobrevivência: precisamos garantir os itens básicos antes que eles acabem.
6. Urgência
Bem próximo do gatilho da escassez, porém está mais relacionada ao tempo. Então, é preciso correr para não perder o prazo!
7. Exclusividade
Estratégias que despertem a sensação de privilégio de ter acesso ao que os outros não têm.
8. Novidade
Novidades podem ser boas ou ruins. Mas o nosso cérebro cria a expectativa de que elas vão transformar a vida para melhor. O potencial de prazer nos faz gostar do que é novo.
9. Curiosidade
Um dos gatilhos mentais mais motivadores, pois surge na lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber.
10. Antecipação
Está muito próximo do gatilho da curiosidade, porque também quer instigar o público sobre algo que ainda vai acontecer, gerar expectativas e criar um cenário futuro do qual os consumidores queiram participar.
11. Prova social
Esse é o gatilho que mostra que somos seres sociais, vivemos em grupos e queremos nos sentir parte deles. Por isso, grande parte das decisões que tomamos são com base no que as pessoas pensam ou nas expectativas que têm sobre nós.
12. Autoridade
Mostra que damos mais credibilidade para quem é reconhecido como autoridade em um grupo.
13. Inimigo comum
A existência de um inimigo comum é capaz de fortalecer os laços de um grupo e unir as pessoas.
14. Polêmica
Polêmicas mobilizam as pessoas, primeiramente, ficamos por dentro de tudo o que está enrolando e depois escolhemos um lado para defender.
15. Reciprocidade
Mostra que o ser humano gosta de retribuir o que recebe.
16. Aversão à perda
O ser humano sente mais as perdas do que os ganhos, as derrotas do que as vitórias. Então, fazemos de tudo para evitar esse sentimento.
17. Humanização
Esse gatilho faz toda a diferença, pois temos mais empatia por pessoas do que por coisas. Elas transmitem sentimentos com os quais nos identificamos.
18. Coerência
A concordância entre o que falamos e o que fazemos é um sinal social positivo de maturidade e confiabilidade.
19. Benefícios
Na hora de comprar, o cliente está mais interessado nos benefícios que os produtos irão trazer para a sua vida.
20. Storytelling
Crie e apresente uma boa história, para conectar pessoas, provocar reações e compartilhar sentimentos.
21. Comunidade
Somos seres sociais, precisamos nos agrupar, pertencer a grupos e até mesmo compartilhar vivências. Tudo isso faz parte da nossa identidade como indivíduos.
22. Paradoxo da escolha
Esse gatilho pode disparar a ansiedade diante da sobrecarga de opções e paralisar as pessoas diante do seu catálogo de produtos ou serviços.
23. Simplicidade
Prefira os caminhos mais rápidos, pois simplificar, reduzir e organizar são as melhores formas de se comunicar com o público.
24. Referência
A maioria das decisões que tomamos são influenciadas por referências, por exemplo: experiências passadas ou comparações com fatores externos.
25. Propósito
As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz. As pessoas se conectam com propósitos, porque são eles que dão sentido à vida.
Definir o seu propósito é uma forma de se humanizar e gerar identificação com o seu público.
E aí, gostou do conteúdo sobre gatilhos mentais?
Agora você já sabe o que são e quais os principais gatilhos mentais, você pode usar para criar estratégias de marketing e vendas mais eficientes.
Quando pensar nas suas abordagens, lembre-se de alguns desses gatilhos, que vão direto no inconsciente do consumidor para facilitar as decisões de compra.
E se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.
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Esperamos que tenha apreciado a leitura.
Bora atingir o inconsciente dos consumidores de forma honesta?
Nos vemos semana que vem…