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Os usuários possuem contas em redes sociais com o objetivo de criar conexões e permanecer próximo de pessoas conhecidas. Porém, para as empresas essa perspectiva toma um rumo mais estratégico.
Estar presente nas redes sociais é praticamente uma obrigação para as marcas nos dias de hoje, pois a transformação digital se tornou uma potente realidade.
Desse modo, ter uma página ou um perfil em redes sociais é se fazer presente, por meio dos recursos possíveis, na vida dos usuários. Além da possibilidade de comunicar-se e manter um relacionamento com o seu público.
No conteúdo anterior apresentamos uma introdução sobre mídias sociais e profissionais que trabalham nessa área, continue a leitura de hoje para conhecer os benefícios e perigos das redes sociais para a sua empresa.
Além de algumas dicas de como fazer um marketing positivo para a sua marca, com estratégias exclusivas que trazem os melhores resultados para o seu negócio. Confira!
Quais os benefícios que as redes sociais trazem para o seu negócio?
Se a sua empresa possui uma presença ativa nas redes sociais, como Facebook e Instagram, há diversos benefícios para sua marca, produtos e serviços, confira a seguir os principais deles:
Desenvolver um forte posicionamento dentro do mercado
Dentro das redes sociais é fundamental expor seus produtos e serviços, mas também a missão, visão, valores e ideias da sua marca.
O posicionamento dentro da plataforma reflete como a empresa lida com o segmento de mercado que está inserido e com os seus consumidores.
Nas redes sociais é possível se posicionar de forma efetiva e é isso que os usuários esperam das empresas. E além disso, a grandiosidade das plataformas permitem que esse posicionamento seja feito de diversas maneiras.
Uma empresa forte e bem vista é aquela que possui um trabalho de posicionamento adequado e bem definido, de acordo com a identidade da marca, e que se estende à comunicação que tem com o público.
O posicionamento gera identificação, pois a empresa se aproxima do consumidor, e não passa a imagem de que é apenas uma instituição que está ali só para vender algo.
Exposição de forma segmentada
As redes sociais são acessadas diariamente por milhões de pessoas, gerando grande e importantíssima visibilidade para as empresas que participam dessas plataformas.
Estar presente é importante, ser notado é essencial, ainda mais pelas pessoas certas. Afinal, cada negócio possui um público-alvo específico e, através das redes sociais, é possível entrar em contato com ele de forma segmentada e manter um relacionamento mais próximo.
Segmentar os usuários é possível com um trabalho feito diariamente nas redes sociais, através da forma de se comunicar, do tom de voz, do posicionamento e de alguns outros fatores que podem ser aplicados.
Também é possível veicular anúncios segmentados por meio das ferramentas disponíveis nessas plataformas, ou seja, você fala da maneira certa com as pessoas que têm interesse em ouvir.
Criar conteúdos com o objetivo de engajar e fomentar interações
Criar conteúdos para redes sociais é uma necessidade. Empresas não conseguem se manter ativas nessas plataformas se não possuírem algo relevante para oferecer e entregar ao público.
É através das publicações que o negócio irá gerar interações e engajamento com o seu público: uma das maiores conquistas que as redes sociais proporcionam hoje em dia. Por isso, esses conteúdos devem ser incentivados.
Ter um bom número de seguidores é ótimo e gera credibilidade para qualquer empresa, porém não é a métrica mais importante a ser levada em consideração, se os usuários não interagem e não geram engajamento para a sua marca.
Publicações capazes de gerar comentários, curtidas e compartilhamentos são aquelas que realmente impactam os usuários. Esse é o caminho para conquistar engajamento, pois as pessoas que interagem nas redes sociais são clientes em potencial para o seu negócio.
A facilidade de manter e aprimorar o relacionamento com o público
O relacionamento com os usuários deve ser uma prioridade para as campanhas atuais. Não apenas focado em vender e praticar bons preços, mas também se aproximar do público.
As redes sociais são fundamentais para manter esse relacionamento, com a sua persona, de forma natural e cotidiana, devido às variadas possibilidades de postagens e conteúdos oferecidos.
E o consumidor terá tudo isso disponível em sua linha do tempo diariamente. Para que as estratégias de redes sociais sejam eficientes, a empresa deve: realizar publicações regulares, interagir com o público, utilizar como canal de atendimento e criar conteúdos que entreguem e agreguem valor ao público.
Quais os riscos que as redes sociais trazem para o seu negócio?
As redes sociais são um excelente recurso para as empresas, porém também trazem alguns riscos, que podem prejudicar tanto o pessoal quanto o profissional.
Confira alguns deles a seguir, as consequências que podem causar e como se manter afastado.
Disseminação de fake news
Notícia falsa é um problema que está presente em todas as redes sociais. Principalmente, após os notórios movimentos de disseminação de fake news durante o período eleitoral.
Essa ação tem como objetivo distorcer, mentir e deturpar a imagem de uma pessoa ou instituição. Todos os usuários de redes sociais estão sujeitos a elas.
Para quem está presente nas redes sociais evitar problemas com isso, o ideal é que as notícias falsas sejam ignoradas, não repassadas, além de promover um relacionamento cada vez mais verdadeiro e confiável com o seu público.
Vazamento de dados
Esse é um dos principais problemas que envolvem as redes sociais. Já ocorreu, algumas vezes na história das plataformas de mídias sociais, o vazamento de dados confidenciais dos usuários.
A investigação sobre o acesso indevido de informações de milhões de pessoas gerou um debate em todo o mundo. E hoje, toda e quaisquer empresas precisam ter mais cuidado quanto ao tratamento dos dados de cidadãos comuns.
Mesmo com a legislação (LGPD: Lei de Proteção de Dados, no Brasil) endurecendo as responsabilidades das plataformas, que regula o processamento e armazenamento de dados pessoais de terceiros, os usuários devem estar cientes dos riscos, pois pode ser decisivo para a implementação de estratégias de marketing digital.
A adequação em relação a legislação aumenta a confiabilidade nas empresas e rankeamento em mecanismos de pesquisa.
Como montar uma boa estratégia de marketing digital para as redes sociais:
Agora que você já sabe tudo sobre as mídias (no conteúdo anterior do nosso blog, acesse através deste link), quais os principais benefícios e riscos das redes sociais, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática, implementando as estratégias de marketing digital em seu negócio.
Continue a leitura para saber mais!
Como escolher as redes sociais para a sua empresa?
Confira alguns passos essenciais para você ser certeiro na escolha das redes sociais ideais para o seu negócio:
1. Conheça sua persona: que é o guia da sua estratégia, entendê-la é fundamental para criar conteúdos que sejam atrativos para ela;
2. Analise cada rede social disponível: para entender as funcionalidades de cada uma, quais os benefícios e as possibilidades de investimentos de acordo com seus objetivos;
3. Analise a sua concorrência: faça uma análise crítica da presença das outras marcas, para que você possa desenvolver um diferencial;
4. Defina seus limites: esteja presente em redes sociais que você possui os recursos necessários para possuir uma frequência de postagens.
Com certeza você precisa levar em consideração diversas outras variáveis na hora de definir quais redes sociais trarão mais resultados para a sua marca. Mas esses quatro passos são essenciais e vão te auxiliar bastante para não se arrepender mais tarde.
Conteúdo e redes sociais
Você precisa se organizar para manejar e distribuir seu conteúdo de forma estratégica em suas redes sociais, confira algumas dicas para te auxiliar nesse processo:
– Calendário editorial: escolha o formato que seja funcional para o seu negócio, pense novamente na sua persona, use e abuse da sua criatividade, faça mudanças se for necessário, republique seu conteúdo (em horários, dias e com chamadas diferentes) e faça um mapa de tópicos. Saiba que constância é mais importante que frequência.
O momento da publicação
A hora de publicar é tão importante quanto todo o planejamento. É a hora que todos os erros já devem estar corrigidos. O tom que você utilizar deve ser correspondente com as características e a conversa que sua marca mantém com o público.
Chamadas que convertem
Um CTA (call to action) é ideal para induzir seu consumidor a tomar uma ação para gerar conversões e aquisição de oportunidades.
Oportunidades de negócios
O social selling ganha cada vez mais força dentro do marketing digital. Funciona como uma maneira de gerenciar o relacionamento da sua marca com os consumidores, para que resulte em vendas.
Para incluir, das mais diferentes formas, os usuários nas etapas do funil de vendas, as próprias redes sociais estão avançando e instituindo iniciativas para que elas mesmas virem espaços de compra e vendas.
Como fazer anúncios nas redes sociais?
Todas as redes sociais possuem algoritmos, e alguns deles podem ser desleais com as empresas que utilizam essas plataformas. Os anúncios são uma ótima maneira de contorná-los e atingir um número maior de usuários. Dando ainda mais força para a sua marca.
Conheça agora mesmo os principais anúncios utilizados e boas estratégias de marketing digital:
Facebook Ads
Amplia as possibilidades e o alcance das publicações das páginas empresariais na rede social, pois contém funções avançadas de mensuração e segmentação dos anúncios.
Instagram Ads
Os anúncios para Instagram são importantes pela possibilidade da sua empresa se destacar entre tantas postagens, pois a plataforma possui cada vez mais usuários.
Youtube Ads
Podem ser irritantes, mas aumentam a visibilidade da sua marca. Afinal, se não gerassem resultados, nem existiriam mais. Além disso, não atrapalham a experiência dos usuários.
LinkedIn Ads
Eles podem aparecer de formas diferentes no feed dos usuários, como: publicações normais com tag de patrocinado, sugeridos nas laterais ou no topo da página.
Twitter Ads
Entre as mais diversas funcionalidades, garantem mais visibilidade, seguidores e durabilidade do conteúdo da sua marca. Os mais comuns são os tweets patrocinados que simplesmente aparecem no meio do nosso feed e os trending topics.
Você deve realizar o monitoramento das suas redes sociais
O trabalho não acaba quando as campanhas vão ao ar. Ainda é preciso estar atento a tudo que acontece em suas redes sociais, como: comentários, menções, avaliações e mensagens.
Acompanhe as métricas das suas redes sociais
Se liga nas métricas que mostram a evolução da sua campanha em redes sociais e o sucesso da estratégia de marketing digital:
– Alcance;
– Tráfego;
– Engajamento e
– Crescimento/evolução.
Tome cuidado com as métricas da vaidade, aquelas que te deixam extremamente feliz, mas não colabora com as tomadas de decisões e não fornece insights sobre ações futuras. Você deve se orgulhar dos resultados e acompanhá-las, mas não gastar tanto tempo e ficar preso nisso, para focar no que é realmente importante.
Ferramentas que ajudam no monitoramento das suas redes sociais:
Para ajudar o social media com todas as tarefas que envolvem o planejamento e monitoramento das redes sociais existem algumas ferramentas, como: mLabs, Reportei, TweetDeck, Hootsuite, Buffer, Hubspot, Socialbakers e entre outras.
Confira nosso conteúdo sobre as mídias socais e a profissão social media através deste link.
BÔNUS: Glossário indispensável para redes sociais
Confira os principais termos, segundo a Rockcontent.com:
• algoritmo: regras automatizadas para rankear e encontrar conteúdos;
• analytics: estudo da análise de métricas geradas;
• ad: qualquer anúncio veiculado;
• branding: gestão de marca e aplicação de sua identidade;
• campanha: conjunto de anúncios;
• conversão: toda vez que um usuário realiza uma ação projetada pela estratégia;
• CPC: métrica que mede o valor a ser pago por cada clique em um anúncio;
• engajamento: nível de envolvimento do público;
• impressões: visualizações;
• impulsionamento: investir dinheiro para que uma publicação tenha mais alcance;
• likes: curtidas;
• live streaming: transmissões ao vivo;
• meme: conteúdo visual que viraliza, aplicado em diversos contextos para gerar interações com o público;
• métricas: estatísticas referentes ao desempenho;
• Net Promoter Score (NPS): mensura o nível de satisfação do cliente;
• orgânico: qualquer ação sem investimento para impulsionar;
• ROI: percentual de retorno obtido por cada real gasto;
• SEO: conjunto de técnicas de otimização de conteúdo para rankear nos primeiros resultados do Google;
• timeline: linha do tempo de postagem;
• User Generated Content (UGC): estratégia que utiliza o conteúdo criado pelo usuário para promover uma campanha ou a marca.
Gostou do conteúdo?
Depois de ler todo o conteúdo de hoje, você está por dentro do universo das redes sociais, quais são os benefícios e os riscos, além de como utilizá-las a favor do seu negócio.
Fique ligado em todas as redes sociais da Inout para acompanhar tudo sobre marketing digital.
No próximo conteúdo do blog nos aprofundaremos no tema: anúncios em redes sociais.
Esperamos que tenha gostado da leitura e até o próximo post!