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Quando você pesquisa algum produto no Google, ele imediatamente apresenta diversos resultados, em formato de texto e até imagens com preços. Você já notou isso?
Na realidade, essas imagens que vêm acompanhadas do preço, são os produtos cadastrados no Google Shopping. Essa vitrine online faz toda a diferença para o seu negócio.
Se isso tudo é novidade para você e está um pouco perdido(a), não se preocupe. No conteúdo de hoje, iremos apresentar o que é de fato o Google Shopping e como ele favorece o seu E-commerce. Se engaje nessa leitura e vamos lá!
O que é de fato Google Shopping?
Não tem jeito, para você vender seus produtos e serviços no ambiente online, você precisa aparecer para seus clientes, aonde quer que eles estejam. E nada melhor que o Google para isso, com certeza mais de 90% da internet acessa esse buscador diariamente.
Além disso, diversas pesquisas já apontaram que os brasileiros sempre usam o Google antes de realizar uma nova compra.
Por isso, anunciar seus produtos e serviços no Google Shopping é a maneira mais eficaz de apresentá-los diretamente em um espaço onde o provável comprador está.
Com certeza, você já foi impactado ao pesquisar um produto no Google, por uma sequência de itens semelhantes, com diversas imagens, diferentes preços e de sites variados. Isso tudo só é possível graças ao Google Shopping.
Ele atua como um dos comparadores de preços mais populares que existem no mundo de hoje, devido a sua praticidade e agilidade para quem busca o produto ideal, com o melhor custo-benefício. Ou seja, expõe o mesmo item ou semelhante, de diversas marcas e lojas, como uma vitrine virtual.
Para o consumidor, essa experiência de busca e compra ficou muito melhor com o surgimento do Google Shopping, pois na primeira página da busca, ele já encontra o que precisa e de uma forma extremamente organizada.
Por isso, as lojas tiveram que se movimentar e se adequar ao novo modelo de serviço, para conquistar um bom posicionamento e chamar a atenção dos clientes que possivelmente serão convertidos em cliques no site.
As funções do Google Shopping são semelhantes ao Buscapé e Zoom, que também são ferramentas já existentes para a comparação de preços.
Porém, a vantagem do Google Shopping é já estar integrado diretamente com o buscador do Google. Portanto, os itens lá pesquisados, se forem cadastrados irão instantaneamente aparecer como resultados na parte superior da página.
Além disso, o Google Shopping possui um espaço próprio que também funciona como uma plataforma de vendas. Na qual, você pode encontrar todos os produtos cadastrados e fazer buscas mais específicas de acordo com seus desejos.
Vamos testar essa ferramenta na prática agora mesmo?
Abra uma nova guia, pra você continuar nossa leitura depois, entre no site do Google e pesquise por “notebooks”.
Irão aparecer diversos resultados da busca, como de costume, porém, no canto direito da tela, se você observar, terão diversas opções desse item, com fotos, preços, lojas, marcas e entre outros detalhes.
Os produtos que são exibidos nesse espaço, foram patrocinados pelas marcas e sites de vendas através do Google Shopping.
Se você desejar ver outras opções além das primeiras já exibidas ali, basta clicar no botão “Ver mais no Google” e a página será redirecionada para a plataforma do Google Shopping.
Essa ferramenta ainda não pode ser considerada um marketplace, pois não é possível finalizar a compra nesta plataforma. Para esta ação, quando as pessoas clicam no produto, são redirecionadas para o seu site.
O Google Shopping é uma conexão entre consumidores e lojistas, na qual são exibidos produtos de inúmeras marcas, lojas e até alguns marketplaces.
Quer saber como colocar o seu produto nesse espaço? Confira a seguir… é bem simples!
Saiba como anunciar no Google Shopping
O primeiro passo para anunciar seus produtos no Google Shopping e garantir um espaço privilegiado no buscador é a criação de uma conta no Google Merchant Center. Depois realizar uma integração com o Google Ads, para isso, basta clicar em “vinculação de contas” e adicionar.
Vale lembrar que é necessário utilizar o mesmo e-mail, para que as duas contas estejam integradas.
Depois de finalizar o cadastro, você precisará criar um arquivo XML com todos os dados dos produtos que você deseja expor no Google Shopping, e enviá-lo para o Google Merchant Center.
No Google Adwords, você terá acesso a todas as configurações das campanhas vinculadas aos seus produtos, de acordo com os preços e o orçamento disponíveis para investir.
A diferença entre os anúncios feitos no Google Shopping e no Google Ads é que no primeiro eles serão exibidos no topo da página, baseado nas informações do cadastro e no segundo, de acordo com a palavra-chave.
Informações que você deve incluir no cadastro dos seus produtos e serviços a serem exibidos no Google Shopping: nome, categoria, preço e quantidade.
Vale ressaltar que quanto mais detalhes você fornecer, maior a chance da compra ser efetuada.Além de dar mais destaque para o seu produto, pois quanto mais informações, maiores são as chances do seu produto aparecer como as primeiras opções das pesquisas feitas.
Para finalizar, é preciso criar uma campanha no Google Ads e colocar “Shopping” como objetivo. Dessa maneira, as contas estarão integradas.
Confira algumas dicas do “E-commerce na Prática”:
– Descreva detalhadamente cada produto anunciado;
– Nomeie todos os produtos corretamente;
– Informe o site, colocando sempre links para ele;
– Insira URL nas imagens;
– Categorize cada produto;
– Disponibilize diferentes opções de pagamento;
– Informe preços promocionais;
– Informe datas limites de exibição dos produtos.
Confira as vantagens de anunciar seus produtos no Google Shopping
Gerar mais tráfego e conversões para seu E-commerce
O Google Shopping é a solução para aumentar as conversões em vendas do seu negócio.
Todo mundo sabe que o Google é o site de busca mais popular no mundo todo. São bilhões de acessos diários e, uma fidelidade e visibilidade tão grande, que a maioria dos usuários configura seus computadores para utilizá-lo automaticamente.
Impossível comparar aos outros marketplaces existentes. Aliás, alguns dos grandes do Brasil, como Mercado Livre, brigam para expor os seus produtos entre os selecionados do Google Shopping.
Essa audiência gigante é muito importante para qualquer negócio digital. Afinal, sem tráfego, consequentemente, não há compradores e receita.
Como o Google Shopping exibe os produtos para as pessoas que estão buscando pelo tema, a taxa de conversão tende a ser visível.
Integração com sites parceiros
Se você já possui catálogo de produtos em alguma plataforma parceira do Google, você pode fazer a integração entre eles de forma bem simples.
E dessa maneira, você economiza tempo, pois consegue inserir o seu catálogo no Google Shopping sem precisar cadastrar os produtos um a um.
Conheça alguns parceiros, de acordo com o site “E-commerce na Prática”: Shopify, WooCommerce, VTEX e Magento.
Rede de Display do Google
Antes mesmo dos usuários pesquisarem o produto, você consegue interagir com eles enquanto usam os smartphones. Com a rede de Display do Google, ele é impactado com os anúncios em qualquer página ou aplicativo que eles estiverem usando.
Exibir produtos de acordo com o histórico de navegação
Toda vez que o usuário acessa o Google Shopping, ele é impactado por determinados produtos baseados em seu histórico de navegação e buscas no Google.
Isso ajuda os lojistas a terem seus produtos vistos por consumidores mais engajados, uma vez que recentemente pesquisaram por algo relacionado àquele universo.
Anúncios
Youtube:
De acordo com o site do Google Shopping, mais de 40% dos compradores em todo o mundo afirmam ter adquirido produtos que descobriram por meio de vídeos no YouTube.
Dessa forma, dezenas de micros e médios empreendedores já estão utilizando a plataforma para alavancar a venda dos produtos e serviços do seu negócio.
Digamos que você está assistindo a um vídeo que ensina a fazer determinada customização em uma peça. Na mesma página do Youtube, serão exibidos produtos relacionados ao universo da moda. Se o usuário decidir comprar algum deles, poderá fazer isso sem nenhum redirecionamento.
Gmail:
Esta é uma das mais novas atualizações do Google Shopping.
O Gmail, serviço gratuito de webmail do Google, exerce um papel fundamental no processo de compra online.
Desde o dia 4 de março de 2020, a sua campanha desenvolvida no Google Shopping poderá aparecer no Gmail.
Mais um canal de comunicação para o seu negócio impactar outros públicos e agilizar o processo de compra dos produtos e serviços.
Relatórios de performance
Quem anuncia no Google Shopping tem acesso aos relatórios de análise de desempenho e performance. Com métricas essenciais para entender quais marcas, produtos, categorias e características técnicas estão recebendo mais cliques e vendendo mais. Também é possível comparar os seus produtos com os da concorrência.
A partir de relatórios bem detalhados, é possível traçar uma estratégia mais específica para otimizar o investimento, direcionando-o para os produtos que mais convertem. Ou seja, geram mais vendas.
Confira tudo que você precisa saber para anunciar nas redes sociais!
Se você está em busca de uma ferramenta eficaz para dar visibilidade aos seus produtos, o Google Shopping poderá te ajudar, ainda mais com as constantes atualização e ampliação.
Porém, através das redes sociais você impacta diariamente o seu público de forma mais orgânica. Saiba mais sobre esse tema, acessando outro conteúdo do nosso blog, clicando neste link.
É preciso criar anúncios qualificados específicos para cada plataforma alcançar o maior número de pessoas e chamar a atenção de cada uma delas, para acessarem o site do seu negócio, se tornarem novos clientes e fãs da marca.
Gostou do conteúdo?
Depois de ler todo o conteúdo de hoje, você já sabe como impulsionar o seu E-commerce de maneira eficiente, através do Google Shopping.
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Esperamos que tenha gostado da leitura e até o próximo post!