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A importância da jornada de compra para a estratégia de Marketing Digital

23 de junho de 2021

Índice

  • Jornada de compra
    • A jornada de compra é dividida em 4 etapas:
  • Qual o impacto da jornada de compra?
    • Identificar o momento exato da venda
    • Estreitar o relacionamento com os consumidores
    • Proporcionar vendas consultivas
    • Gerar aumento da produtividade
    • Otimizar a gestão
  • E aí, gostou do conteúdo sobre a importância da jornada de compra para a estratégia de marketing digital?

Jornada de compra é o que usamos no marketing digital para definir em qual estágio o potencial cliente está ao longo do processo de compra. É composta por 4 etapas: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.

Com o surgimento do inbound marketing, as empresas mudaram o modo de divulgar e vender os seus produtos e serviços. Tornando o processo menos invasivo e mais voltado para aqueles consumidores que realmente possuem interesse nas soluções da marca: a chamada jornada de compra.

Quando o empreendedor deseja investir no ambiente digital, é importante desenvolver um planejamento abrangente, que leve em consideração as ações de divulgação, atração e vendas.

Para que não desperdice tempo e trabalho, é fundamental conhecer o seu público-alvo: necessidades, desejos e hábitos de consumo. Essas informações vão orientar o seu planejamento e todas as ações de marketing e vendas.

Quer entender um pouco mais sobre tudo isso? Então confira os próximos parágrafos!

Jornada de compra

Se deseja conhecer mais detalhes sobre a jornada de compra e o funil de vendas, acesse nosso conteúdo sobre esse tema, através deste link.

A jornada de compra é dividida em 4 etapas:

  • Primeira etapa – aprendizado:

Nesse momento, o cliente ainda não sabe ou não tem certeza se possui uma dor ou problema a ser resolvido. Ou seja, ele ainda não tem certeza da necessidade de adquirir um produto ou de um serviço.

  • Segunda etapa – reconhecimento:

Nesse momento, o usuário faz uma pesquisa e tem acesso a informações que o ajudam a reconhecer a existência de um problema ou de uma necessidade.

  • Terceira etapa – consideração:

Nesse momento, logo após o consumidor notar que tem um problema, ele segue pesquisando soluções e começa a considerar qual opção se encaixa mais em sua necessidade.

  • Quarta etapa – decisão:

Nesse momento, após analisar todas as opções disponíveis no mercado e a compra pode acontecer. 

O processo de venda exige paciência e boas estratégias no desenvolvimento de ações para cada uma dessas etapas. Pois são esses conteúdos que guiarão os consumidores em potencial pelos diferentes momentos da venda.

Qual o impacto da jornada de compra?

A jornada de compra impacta de forma positiva as vendas das empresas que trabalham com essa estratégia, pois gera uma quantidade importante de informações sobre os clientes. Direcionando as campanhas e todo o trabalho desenvolvido dentro do ambiente digital. Além de estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor.

Continue a leitura e confira como esse processo pode fomentar vantagens estratégicas para o setor de vendas de um negócio: 

Identificar o momento exato da venda

Como dissemos anteriormente, os consumidores estão em variados momentos de compra, tendo relação direta com o seu comportamento de consumo.

Se o usuário que ainda está na fase de aprendizado, recebe a oferta de um produto, será mais difícil de realizar a venda, além de perder um possível cliente e desperdiçar tempo e trabalho.

Por isso, compreender a jornada de compra é essencial para dinamizar e melhorar as vendas da empresa, pois se acontecem no momento de decisão, as chances de sucesso aumentam consideravelmente. 

Estreitar o relacionamento com os consumidores

Para que isso seja possível, você precisa obter o máximo de informações possíveis do público que deseja atingir, ou seja:

  • Quem é o seu público-alvo;
  • Os seus desejos;
  • Os seus comportamentos;
  • As suas necessidades;
  • Os seus interesses;
  • O que ele não encontra no mercado do segmento e o seu produto ou serviço pode oferecer;
  • O seu hábito de consumo.

Todas essas informações aproximam a empresa das pessoas e permitem o desenvolvimento de uma série de estratégias e ações que reforçam esse relacionamento.

Conhecer o público que deseja vender, desenvolver a persona, facilita a conquista de novos clientes, além de fidelizar os usuários que já consomem na sua empresa.

Proporcionar vendas consultivas

A personalização do relacionamento com os clientes, também humaniza o lado comercial do seu negócio, gerando algumas vantagens estratégicas para a marca.

Inserir a jornada de compra em seu sistema de marketing e vendas permite criar um modelo consultivo, ou seja, os usuários buscam informações e as empresas oferecem conteúdos relevantes e soluções plausíveis.

Esse modelo favorece a atuação do vendedor, que fornece dados sobre produtos e serviços, tira as dúvidas e consegue trabalhar de maneira direta e objetiva a venda na hora certa, quando o cliente se encontra no momento da tomada de decisão.

Gerar aumento da produtividade

Como dissemos no tópico anterior, se você conhece o seu público e os hábitos de consumo dele, também sabe em qual momento da jornada de compra o usuário se encontra, sabe exatamente qual é a sua demanda e necessidade.

Tudo isso, facilita e agiliza o trabalho do vendedor, pois é possível saber com quem está na hora de negociar ou não, resultado em um número maior de vendas e melhores resultados. 

Otimizar a gestão

Seguir essa fórmula de modelo comercial favorece a análise de cada etapa do processo de vendas do seu negócio, identificando possíveis erros e propondo ajustes de maneira ágil e eficiente, sem que haja quedas bruscas no lucro.

Essa agilidade na gestão faz com que a equipe seja mais assertiva e focada. Resultando no aumento das chances de se concretizar um negócio.

E aí, gostou do conteúdo sobre a importância da jornada de compra para a estratégia de marketing digital?

Você utiliza as estratégias de jornada de compra em seu negócio? Qual é a sua experiência com esse modelo de vendas? Deixe sua opinião nos comentários, é muito importante pra gente saber como fomenta os lucros em sua empresa!

E se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.

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Esperamos que tenha gostado da leitura.

Bora colocar em prática as estratégias de jornada de compra para não correr o risco de espantar nenhum cliente por antecipação?

Nos vemos em breve!

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