Índice
Nos dias de hoje, quem não aparece, não se torna conhecido ou não é lembrado. Além disso, se formos colocar na ponta do lápis toda a concorrência no ambiente digital, fica cada dia mais difícil se destacar e aparecer para seu atual e potencial cliente.
Antes da propagação do digital, a publicidade era famosa entres os meios de comunicação offline, como TV, rádio, jornais e revistas. Mas com o avanço da internet, melhoria dos sinais e acesso na palma de nossas mãos, o mundo está migrando para o universo online, nos mais variados formatos, seja: vídeos, podcasts, textos, animações, jogos etc.
Com todas essas modificações, fomos obrigados a pensar em novas maneiras de ser visto, ganhar destaque e ser encontrado nos novos meios de comunicação.
Existem diversas estratégias orgânicas, porém demandam tempo e, por isso, os resultados não são imediatos. Uma alternativa é a mídia paga, através dela você consegue atingir seus objetivos de negócio online mais rapidamente.
Continue a leitura e confira mais detalhes sobre mídia paga!
Primeiramente, o que é mídia paga?
A mídia paga é utilizada pelos empreendedores que desejam aumentar o alcance do seu negócio, atingir objetivos e conquistar resultados em um tempo menor.
A estratégia de mídia paga consiste no impulsionamento de materiais diversos, ofertas e posts, por exemplo, em plataformas e formatos variados, como: banner, texto, link, imagem e entre outros.
Além disso, o anunciante pode escolher em qual plataforma irá transmitir o seu anúncio, determinar o período, o valor investido, qual público irá atingir, analisar os resultados obtidos (número de visualizações ou alcance).
Ressaltamos que os resultados são proporcionais ao valor investido, mas existem outros fatores que influenciam, como: a boa segmentação e a escolha certa de palavras-chave.
A rapidez do mundo online, também permite a correção e troca de legendas e criativos sempre que necessário.
Ou seja, os anúncios são flexíveis, variando conforme as necessidades da estratégia e do orçamento disponível.
Tipos de mídia paga
Os principais tipos de mídia paga são:
Motores de busca
Essas plataformas facilitam diariamente nossas vidas, pois trabalham com uma base de dados, indexando todo o conteúdo e ranqueando baseado em contexto e relevância para o usuário.
O anúncio é disponibilizado em texto e pode ser expandido para sites parceiros que reproduzem banners, imagens, textos e vídeos.
O principal objetivo da estratégia de mídia paga nos motores de buscas é posicionar o seu conteúdo no topo dos resultados, afinal, são esses que têm mais possibilidades de cliques.
Essa ação é baseada na escolha certa de palavras-chave, otimização do conteúdo e saber em qual momento exibir determinado conteúdo para o usuário.
Atualmente, o principal tipo de mídia paga em motores de busca é o Google Adwords.
Redes sociais
Anúncios em redes sociais estão sendo cada vez mais usados, pois a grande vantagem dessa estratégia é que é possível aplicar filtros, segmentações e categorizar as campanhas de acordo com a persona e os resultados que deseja alcançar.
O principal objetivo da mídia paga em redes sociais é aumentar o alcance do conteúdo, para uma base segmentada e com alto engajamento e interesse em seus produtos e serviços, essa é a vantagem dessa modalidade graças aos dados gerados a partir dos perfis e comportamento dos usuários.
A combinação de anúncios em diferentes redes sociais pode ampliar seu alcance também.
Portais
São modelos pré-definidos e com estruturas prontas que você contrata por um período de tempo. Os portais são constituídos por nichos, desse modo, já possuem um público-alvo mais seleto para determinados assuntos
Você pode escolher anunciar na página principal, banners, início ou final de um artigo, em pop ups e entre outras opções. Permitindo o direcionamento do seu anúncio de acordo com a sua estratégia e o objetivo.
Relatórios e controle de acessos podem variar de acordo com o portal parceiro, do mais complexo ao mais raso.
Principais motivos para investir em mídia paga
1. Gerar mais tráfego;
2. Alcançar os resultados desejados com mais rapidez;
3. Identificar e segmentar seu público;
4. Flexibilidade no valor investido;
5. Fácil mensuração de resultados.
Falando um pouco mais sobre a facilidade para medir resultados (h3)
As ferramentas de análise da mídia paga permitem relatórios bem completos, essas informações ajudam a otimizar seus conteúdos e anúncios.
Através delas é possível analisar:
- Quantas pessoas viram o seu anúncio;
- Quantas pessoas clicaram no seu anúncio;
- Se gerou tráfego para seu site ou blog;
- Fornecer dados demográficos;
- As suas metas configuradas;
- Desempenho, gastos e insights.
Analisar todos esses dados e resultados irão ajudar a trabalhar seus próximos passos dentro da estratégia de marketing digital, além de identificar o que está gerando bons resultados ou não.
Principais dúvidas sobre mídia paga:
Muito diferente do que a maioria pensa, o investimento em mídia paga é flexível, sem contrato fixo. Os valores iniciais podem ser menores de 10 reais, programando limites diários ou exibição por um certo período de tempo.
Tudo vai depender do seu objetivo e ações dentro da sua estratégia de marketing. Lembre-se que você não precisa investir em todas as plataformas de mídia paga.
Faça investimentos estratégicos e, em alguns casos, pontuais, para que não ultrapasse o orçamento e otimize o planejamento de gastos do seu negócio.
E aí, gostou do conteúdo sobre mídia paga?
Utilizar as estratégias de marketing de conteúdo e a mídia paga potencializará os resultados da sua empresa, pois aumentará o alcance e resultados de forma exponencialmente.
A mídia paga fomenta um alto tráfego segmentado trazendo reconhecimento e gerando autoridade para a marca.
Quanto mais pessoas visualizarem, comentarem e compartilharem suas publicações nas redes sociais, sejam elas pagas ou não, elas estarão contribuindo para a visualização do seu conteúdo.
Se ainda restou alguma dúvida, marque aquele cafezinho com o pessoal da agência.
Acompanhe também a Inout em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn) para ficar sempre antenado nas novidades do marketing digital.
Esperamos que tenha gostado da leitura.
Bora colocar em prática as estratégias de mídia paga e ampliar o alcance da sua marca?
Até o próximo post!